Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Um objeto atingiu a Lua — e este astrônomo conseguiu filmar o impacto

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Março de 2023 às 12h28

Link copiado!

Mike Petrucci/Unsplash
Mike Petrucci/Unsplash

Um objeto atingiu a Lua no fim de fevereiro e, felizmente, o astrônomo Daichi Fuji conseguiu registrar o evento de sua própria casa em Hiratsuka, no Japão, usando apenas um equipamento de observação do nosso satélite natural. Ele divulgou as imagens em uma publicação no Twitter, que mostram uma breve emissão luminosa causada pelo impacto.

“Consegui capturar o maior flash de impacto lunar em meu histórico de observação!”, escreveu ele, no tuíte. Segundo ele, as imagens foram capturadas durante a noite de 23 de fevereiro e trazem um grande flash, que seguiu brilhante por mais de um segundo. “Como a Lua não tem atmosfera, meteoros e bolas de fogo não podem ser vistos, e no momento em que uma cratera é formada, ela brilha”, acrescentou.

Confira:

Continua após a publicidade

Em sua publicação, o astrônomo se referiu aos efeitos de meteoros, que são objetos que, quando atravessam a atmosfera da Terra ou de outro planeta, são aquecidos devido à fricção com o ar e deixam para trás um belo rastro brilhante. Já as "bolas de fogo" são corpos que ficam tão brilhantes quanto Vênus, o segundo objeto mais brilhante do céu noturno.

Com observações de acompanhamento, os astrônomos podem descobrir o tamanho da cratera formada pelo impacto registrado por Fuji. Com estes dados, é possível determinar o tamanho e velocidade do objeto que colidiu com a Lua, o que contribuirá também para a caracterização das rochas que atingem constantemente nosso satélite natural.

Vale lembrar ainda que a Lua é constantemente atingida por rochas espaciais que povoam o espaço próximo da Terra e que também se chocam com a atmosfera terrestre frequentemente.Um estudo publicado em 2020 estimou que aproximadamente 17.600 objetos com massa de pelo menos 50 gramas atingem nosso planeta a cada ano.

Continua após a publicidade

A maioria dos meteoros que atravessa a atmosfera da Terra se queima ou explode, e acabam passando despercebidos. Como a Lua não tem atmosfera, os meteoros se deslocam rapidamente por lá e causam fortes impactos. As colisões são geralmente causadas por objetos pequenos, mas, ocasionalmente, aqueles de maiores dimensões podem atingir nosso satélite natural.

Fonte: Via: Science Alert