Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é uma superlua?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Outubro de 2021 às 19h10

Link copiado!

twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre “Lua Cheia perigeana”, mas provavelmente já ouviu falar em “superlua”. Pois saiba que ambos os termos se tratam da mesma coisa: uma Lua Cheia que ocorre quando nosso satélite natural está no perigeu, o ponto mais próximo da Terra ao longo de sua órbita ligeiramente elíptica.

Como surgiu o termo "superlua"?

O termo não foi cunhado por astrônomos, e sim por um astrólogo. Ao menos, é a Richard Nolle a quem se costuma atribuir a criação do termo “superlua”. Em 1979, ele descreveu o conceito da Lua Cheia perigeana em uma edição do Horóscopo Dell.

Continua após a publicidade

Bem, Nolle nunca forneceu muitos detalhes científicos sobre suas previsões de quando ocorreria uma superlua, mas entendemos o motivo. Aliás, ele disse que a proximidade da Lua cheia ou Lua nova com a Terra aumentaria a ocorrência de terremotos, tempestades e outros tipos de desastres naturais. Desnecessário dizer que a Lua nada tem a ver com nenhum evento cataclísmico, embora influencie as marés — mas ela faz isso o tempo inteiro, e não apenas no perigeu.

Mas exatamente o que é superlua?

O termo “pegou”, mas pode induzir ao erro, principalmente se o evento for noticiado pela mídia sem o devido cuidado. Para entender o que é realmente a superlua, basta lembrar que ela completa uma órbita elíptica ao redor da Terra a cada 27,3 dias. Assim, ela fica mais próxima ou mais distante de nós à medida que percorre esse trajeto.

Continua após a publicidade

Quando a Lua Cheia fica a pelo menos 363.300 km de distância de nós, já podemos dizer que há uma superlua no céu. Este momento é chamado de perigeu. Já quando a Lua fica na outra “ponta” da elipse, ela atinge seu apogeu — neste período, acontece a chamada "microlua", o oposto de superlua. No apogeu, ela pode ficar a até 404.400 km de distância de nós.

A superlua pode parecer até 15% maior e até 30% mais brilhante, quando comparada à microlua. Mas esses números podem variar bastante dependendo da época do ano, pois tanto o perigeu quanto o apogeu lunar também podem ter diferentes distâncias cada vez que ocorrem.

Algumas superluas foram estimadas em parecer 7% maiores e 15% mais brilhantes do que o habitual, enquanto a NASA calcula que a superlua pode chegar a ser 14% maior e 30% mais brilhante do que as luas cheias no apogeu.

Continua após a publicidade

Ainda é muito discutido se os efeitos da aproximação da Lua são de fato perceptíveis ao olho humano, e alguns cientistas dirão que, se você não for avisado de que está olhando para uma superlua no céu, provavelmente não notará diferença alguma em comparação com as demais luas cheias. Mas há quem jure “de pés juntos” que a Lua parece, sim, maior durante o perigeu. Será? É difícil chegar a uma resposta definitiva, até porque o olho humano pode nos enganar.

De qualquer forma, a superlua é um evento que chama muito a atenção das pessoas — afinal, o nosso satélite natural é sempre uma visão encantadora e não cansamos de admirá-lo. Quando se trata de uma superlua o interesse aumenta, e essa é uma boa oportunidade de atrair a atenção das pessoas para a astronomia.

Observar o céu e falar sobre ele pode se tornar um passatempo um tanto “viciante”, e podemos aprender muito apenas observando nossa Lua e as principais estrelas visíveis para nós.