5 motivos para comprar o Volvo XC40 Pure Electric

5 motivos para comprar o Volvo XC40 Pure Electric

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 20 de Março de 2022 às 09h30
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Lançado em setembro de 2021, o Volvo XC40 Pure Electric chegou para ser o primeiro carro 100% elétrico da montadora sueca. Desde nosso primeiro contato com ele, ficou muito claro que se trata de um produto espetacular, um carro completo e que está antenado com as novas diretrizes da indústria.

Um produto como o Volvo XC40 Pure Electric é munido de inúmeras qualidades. Seja por seu acabamento luxuoso ou seu desempenho de carro esportivo, ele deve agradar seus compradores com extrema facilidade, pois entrega tudo aquilo que promete.

Mesmo assim, o Canaltech listou os 5 motivos para você comprar o Volvo XC40 Pure Electric.

5. Desempenho

Carros elétricos em geral são bem divertidos de dirigir, muito em função da oferta imediata de torque, mas, no caso do XC40 Pure Electric, tudo isso é elevado a níveis absurdos. Estamos falando de um SUV que tem 408cv e 67,3 kgf/m de torque, que fazem com que o carro vá de 0 a 100 km/h em incríveis 4,9 segundos — mesmo pesando 2.184kgs.

Suas acelerações são tão fortes que, se você não avisar aos passageiros que vai pisar fundo, todos serão surpreendidos com um solavanco e um leve susto, seguido de um friozinho na barriga.

Apesar da aparência "tranquila", o Volvo XC40 Pure Electric é bem agressivo (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

4. Conforto e comodidade

Muito embora a Volvo trate o XC40 como um SUV compacto, ele tem dimensões semelhantes a modelos de porte médio do mercado convencional. O Volkswagen Taos, por exemplo, tem apenas 4cm a mais de comprimento do que o modelo sueco (4,46m contra 4,42m). Entretanto, a vida a bordo do XC40 Pure Electric é muito, mas muito confortável.

Isso acontece porque a Volvo utiliza bem a plataforma CMA e todo o espaço é muito bem aproveitado. A distância entre-eixos é de 2,70m (igual a do Toyota Corolla Sedan) e sua suspensão, independente nas quatro rodas, absorve bem os impactos sem ser necessariamente molenga.

Além disso, o porta-malas do SUV sueco tem 414 litros de capacidade, sem contar um pequeno compartimento na dianteira do SUV.

O espaço interno do Volvo XC40 é mais do que suficiente para uma família (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

3. Conectividade

O Volvo XC40 Pure Electric foi o primeiro carro do mundo a vir equipado com uma central multimídia com Android Automotive. Diferentemente do Android Auto, que funciona como um espelhamento, aqui temos funções do Google nativas no automóvel.

O Google Maps, por exemplo, é nativo e conversa com o cluster digital quando colocamos nosso trajeto nele. Além disso, é possível usar o Spotify e outros apps de música diretamente do carro, utilizando a conexão 4G nativa e ilimitada que a montadora oferece para seus clientes. Ou seja: você pode praticamente abandonar o celular dentro do carro.

O sistema também conta com Google Assistente e aceita alguns comandos de voz que antes não eram possíveis, como aumentar ou diminuir a temperatura do ar-condicionado, passar a música e muitos outros.

O Google Maps é nativo dentro do Volvo XC40 Pure Electric (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

2. Autonomia

Um dos dilemas de ter um carro elétrico é sua autonomia. No entanto, com o Volvo XC40 Pure Electric, isso não é, nem de longe, um problema. Com uma única carga, o SUV pode andar por até 418km, podendo ser um pouco mais ou um pouco menos dependendo das condições climáticas e de uso do motorista.

A boa autonomia do Volvo XC40 Pure Electric o torna convidativo entre os modelos elétricos (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

1. Segurança

Falar de um Volvo nos obriga a citar sua aptidão para a segurança, seja ela com apetrechos tecnológicos, seja com a construção do carro, reconhecidamente uma das que mais proteção oferece à vida de seus passageiros. No caso do XC40 Pure Electric, isso fica bem evidente.

O XC40 Pure Electric ostenta itens como o piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, seis airbags, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de mudança e permanência em faixa, cintos de segurança com pré-tensão, alerta de colisão traseiro, câmera de manobras 360º e o Pilot Assist.

A segurança segue sendo ponto fortíssimo no Volvo XC40 Pure Electric (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.