Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Dúvida recorrente quando o assunto são carros elétricos, muita gente sempre se pergunta quanto tempo dura a bateria desses veículos. Mas, antes de a gente entrar de cabeça no assunto, primeiro devemos nos fazer uma outra pergunta: a intenção é descobrir quanto tempo dura cada carga — ou seja, quanto você pode rodar — ou em quanto tempo vou ter que desembolsar uma grana para trocar a bateria do carro?
Para não deixar nenhum dos questionamentos sem resposta, vamos “começar do começo”. O cálculo inicial sobre quanto tempo dura uma carga de bateria de um carro elétrico será feito em cima de três dos carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2021: o Volvo XC40 Recharge, o Chevrolet Bolt e o campeão em emplacamentos, Nissan Leaf.
A conta para chegar ao número final, ou seja, quantos kWh são gastos a cada quilômetro rodado, você já aprendeu a fazer conosco aqui no Canaltech, lembra? Basta utilizar a boa e velha regrinha de três: capacidade da bateria/x = autonomia do carro/100 (valor padrão usado pelas montadoras).
Vamos lá?
1. Volvo XC40 Recharge
Vamos descobrir agora quanto dura a bateria de um carro elétrico que fez bastante sucesso no Brasil em 2021: o Volvo XC40 Recharge. O modelo, que desde 2021 só é disponibilizado em sua versão 100% elétrica por aqui, emplacou 375 unidades entre janeiro e dezembro e reúne luxo, conforto e desempenho em um só veículo.
A bateria do XC40 é de 78 kWh e, segundo a marca, é capaz de dar ao SUV 418 quilômetros de autonomia. Jogando esses números na nossa regrinha de três, podemos afirmar que o Volvo XC40 Pure Electric consome 18,6 kWh a cada 100 quilômetros, ou 1,86 kWh por quilômetro.
2. Chevrolet Bolt
De acordo com a General Motors, o Chevrolet Bolt tem uma bateria de 66 kWh e autonomia de 416 km. Dessa forma, o consumo médio do Bolt por quilômetro rodado, usando a mesma fórmula, seria de 1,58 kwh.
Note que o consumo do Bolt é menor do que o do XC40, embora a autonomia indicada pelas montadoras seja semelhante. Isso ocorre por conta de vários fatores, que vão desde a capacidade da bateria até a potência do motor, que é bem diferente.
3. Nissan Leaf
Fechando o trio que utilizaremos como exemplo está o Nissan Leaf. O modelo japonês tem bateria de 40 kWh autonomia divulgada de 270 quilômetros em seu ciclo WLTP, padronizado pela União Europeia e adotado na maior parte dos países do mundo como referência, inclusive no Brasil.
Jogando os números do campeão de vendas do segmento de carros elétricos no Brasil na fórmula, chegamos ao resultado de 14,81 kWh a cada 100 quilômetros rodados, ou 1,48 kWh por quilômetro, o menor entre os três carros do comparativo.
Quando é hora de trocar a bateria?
Agora que respondemos à primeira pergunta, chegou a hora da segunda, que vale para todos os carros elétricos.
Afinal de contas, quanto tempo, em anos, dura a bateria dos carros elétricos? Como sabemos, a bateria é a parte mais cara de um veículo deste tipo e, por conta disso, uma troca constante do acessório, como às vezes ocorre em carros a combustão, tornaria o mercado inviável.
A garantia “padrão” das marcas de carros elétricos diz que a bateria é projetada para durar 8 anos e rodar algo entre 160 mil e 240 mil quilômetros, mas com ressalvas. Um estudo recente apontou que, em média, a autonomia de um veículo elétrico cai, em média, 2,3% por ano de uso.
Isso significa que um carro com autonomia de 300 quilômetros, como o E-JS1, da JAC Motors, terá perdido 18,4% de sua capacidade ao final dos oito anos de vida útil, passando a rodar cerca de 245 quilômetros por carga.
As novas tecnologias, no entanto, podem alterar o cenário atual e fazer com que este tempo considerado padrão se estenda. A Lexus, que faz parte do grupo Toyota, por exemplo, anunciou que o UX 300e será vendido com 10 anos de garantia para a bateria, que poderá aguentar até 1 milhão de quilômetros.
Já JB Straubel, que fundou a Tesla ao lado de Elon Musk, garante que a vida útil da bateria pode chegar a até 15 anos. Essa sim é uma boa notícia, não é mesmo?
Com informações: Motor24, Stand Virtual e Insta Carro