Publicidade

Volvo EX30 chega em várias versões e com mais potência que o XC40

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Junho de 2023 às 16h16

Link copiado!

Divulgação/ Volvo Cars
Divulgação/ Volvo Cars

A Volvo finalmente revelou por completo, nesta quarta-feira (7), seu próximo carro elétrico: o Volvo EX30. Posicionado abaixo do XC40, esse SUV compacto é o segundo modelo da montadora sueca pensado desde o início como um veículo 100% elétrico (o primeiro foi o EX90), além de inaugurar uma nova fase tecnológica para a empresa.

Durante a apresentação, transmitida online diretamente de Milão, na Itália, a Volvo mostrou muitos detalhes sobre o EX30, como a concepção do SUV, o interior mais sustentável e com espaço mais bem aproveitado, as novas tecnologias e, claro, os motores, que estão surpreendentemente melhores do que os vistos no XC40 e no C40.

A Volvo já confirmou que o EX30 chegará ao Brasil em 2024.

Continua após a publicidade

Motor e bateria

Um dos maiores mistérios sobre o Volvo EX30 era o seu powetrain. A montadora desenvolveu um conjunto completamente novo para o seu SUV compacto e separou diferentes capacidades de bateria para os clientes. O mais curioso é que, mesmo menor, ele está mais potente do que seus irmãos maiores.

O carro será vendido em várias versões, com mudanças na potência e autonomia. A versão de entrada é equipada com apenas um motor elétrico de 275cv de potência e 34,9 kgf/m e bateria LFP de fosfato de ferro e lítio, que garante autonomia urbana de 475km e mista cidade/estrada de 344km, sempre no ciclo WLTP. O 0 a 100km/h nessa versão é de 5,7 segundos.

Continua após a publicidade

Há, também, uma versão de motor único com alcance estendido que utiliza uma bateria mais eficiente e leve composta de lítio, níquel, manganês e cobalto. Com essas células, o EX30 pode percorrer 662km no ciclo urbano e 480km no misto. O 0 a 100km/h, nesse caso, cai para 5,3s.

Já a versão topo de gama do EX30 usa a mesma bateria da versão de alcance longo, porém com dois motores elétricos que, somados, rendem 433cv e 55,3 kgf/m de torque. O alcance, surpreendentemente, muda pouco com relação à variante intermediária, possibilitando 635km de autonomia na cidade e 460km no ciclo misto. O 0 a 100km/h é espantoso: 3,6s.

Segundo a Volvo, dependendo da versão, há a possibilidade de carregamento rápido de até 153 kWh, o que permitiria atingir 80% da bateria em apenas 25 minutos.

Continua após a publicidade

Tecnologia e sustentabilidade

O Volvo EX30 é uma evolução quase que completa dos seus irmãos maiores XC40 e C40. O conceito de ser um carro luxuoso e sustentável está ainda mais evidente, sendo este, até o momento, o Volvo mais ecológico de todos os tempos — mas sem abrir mão do conforto e da segurança.

Conforme a Volvo havia antecipado ao Canaltech, o EX30 será um dos mais avançados carros do mercado em termos de equipamentos, com o novo conjunto de recursos de proteção aos passageiros chamado de Safe Space, que engloba além de novos sensores e alertas, o novo Pilot Assist, uma versão melhorada do que já vimos em outros modelos da empresa.

Continua após a publicidade

Com ela, além de praticamente dirigir por você, o Volvo EX30 pode estacionar em qualquer vaga, em qualquer direção, graças aos novos sistemas de detecção de espaço, informando, inclusive, a distância exata que cada obstáculo está. Além disso, há novos sensores que evitam acidentes com bicicletas e motos no abrir das portas.

No campo da sustentabilidade, o EX30 tem por toda a cabine materiais reciclados que formam o acabamento luxuoso do SUV compacto. Há a presença de plásticos reformados e tecidos feitos de plástico reciclado. Isso sem falar no aproveitamento do espaço, agora mais eficiente e proporcionado pela ausência de peças vistas em modelos a combustão.

Em termos de design, o SUV compacto segue o que já vimos no EX90, com linhas mais modernas e minimalistas e o conjunto óptico todo em LED com o desenho do martelo de Thor.

Continua após a publicidade

Conectividade segue em alta

O Volvo EX30 também evoluiu em conectividade e comodidades para os seus passageiros. O sistema operacional Android Automotive segue no veículo, mas com uma versão ainda melhor e mais adaptada às funções do carro. Além disso, o conceito de tela única foi implementado no SUV, colocando todas as informações na central multimídia gigante de 12,3 polegadas.

Com essa mudança conceitual do painel, foi possível instalar uma sound bar enorme da Harman-Kardon, parceira de longa data da montadora sueca. O sistema de som assinado é opcional e tem 9 falantes, 9 canais e 1040W de potência.

Continua após a publicidade

Em termos de conectividade, o EX30 segue com internet nativa, mas agora com conexão 5G. As atualizações over-the-air seguem habilitadas.

Volvo EX30: Preços e versões

A Volvo informou apenas o preço inicial do EX30, que é de US$ 34.950 (R$ 172.258 na cotação atual) nos EUA. As demais versões devem ter seus valores revelados em breve, bem como a chegada de uma nova versão de entrada que custará abaixo do preço já citado.

O EX30 está em pré-venda e as entregas começam em 2024. Sua chegada ao Brasil também será no ano que vem.

Continua após a publicidade