Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen Taos x Jeep Compass x Toyota Corolla Cross: qual o melhor SUV médio?

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Outubro de 2022 às 10h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O mercado de SUVs médios é dominado pelo Jeep Compass desde o seu lançamento, em 2016. Passaram-se os anos e as montadoras fizeram bons esforços para lançar produtos realmente competitivos que podem brigar de igual para igual com o modelo da Stellantis.

Foram os casos do Toyota Corolla Cross e do Volkswagen Taos, lançados em 2021. À sua maneira, os carros possuem predicados que podem — e até conseguem — tomar possíveis compradores do Compass. Há, claro, limitações dos concorrentes e vantagens mercadológicas que ajudam o modelo da Jeep nas vendas, como o maior número de versões.

Continua após a publicidade

Porém, aqui, não se trata de uma análise de mercado, e sim dos produtos. Levaremos em conta as versões mais equipadas dos três SUVs médios mais vendidos do Brasil, mesmo que, no caso do Toyota, isso signifique utilizar a versão híbrida e, no caso do Compass, o que a empresa considera como o mais completo, a Série S com motor flex.

Para descobrir exatamente qual é o melhor SUV médio do Brasil entre os três, o Canaltech considerou cinco critérios. São eles:

  1. Design e Acabamento
  2. Conforto
  3. Desempenho
  4. Conectividade e Tecnologia
  5. Custo-Benefício

A pontuação será:

Continua após a publicidade
  • 1º lugar: 5 pontos
  • 2º lugar: 3 pontos
  • 3º lugar: 1 pontos

Design e Acabamento

Comecemos pelo design, pois o acabamento são favas contadas. Por aqui, há um grande equilíbrio, pois consideramos que os três são SUVs harmoniosos e com personalidade própria. Daremos um voto a mais para o VW Taos por conta das soluções em LED utilizadas na grade frontal, que fogem do lugar comum.

Já com relação ao acabamento, o Jeep Compass supera os rivais com enorme facilidade, deixando o Toyota Corolla Cross em segundo lugar. O SUV da Jeep esbanja luxo mesmo sendo um carro considerado "generalista", superior até a modelos considerados premium dentro do mercado.

Continua após a publicidade

O Toyota, por sua vez, até que vai bem no acabamento, mas tem falhas, como a enorme peça de plástico da região superior do painel, algo que não aparece na variante sedan. E por falar em plástico, o Taos usa e abusa desse material no painel, embora tenha encontrado uma solução bonita para parte dele com LEDs e uma faixa em tecido.

Nas portas, a qualidade é bem parecida entre os três modelos, bem como nos apoios centrais e consoles.

  • 1º lugar: Jeep Compass - 5 pontos
  • 2º lugar: Toyota Corolla Cross - 3 pontos
  • 3º lugar: Volkswagen Taos - 1 ponto
Continua após a publicidade

Conforto

Por aqui, vamos ter que usar a ficha técnica e nosso feeling nos testes. Em termos de espaço interno, não há qualquer discussão, o Volkswagen Taos foi o que mais impressionou, com seus excelentes 2,68m de entre-eixos e porta-malas de 498 litros. Sua vitória no quesito conforto fica mais do que adiantada.

Além disso, o SUV da Volkswagen é gostoso de guiar, por ter ótimo acerto de suspensão e dirigibilidade semelhante a de um SUV, muito por sua plataforma MQB, a mesma que dá origem a outros modelos da montadora, inclusive de outras marcas do grupo.

Mas o acerto de suspensão do Jeep Compass se mostrou o mais equilibrado entre os três. Com ajuste voltado para o conforto, mesmo a versão S tendo rodas de 19 polegadas, a vida dentro da cabine não foi comprometida. O entre-eixos é o menor dos três, mas o espaço interno é bom.

Continua após a publicidade

Já o Toyota Corolla Cross agrada tanto em dirigibilidade quanto em espaço, mas, na média, está atrás dos demais.

  • 1º lugar: Volkswagen Taos - 5 pontos
  • 2º lugar: Jeep Compass - 3 pontos
  • 3º lugar: Toyota Corolla Cross - 1 ponto

Desempenho

Continua após a publicidade

Aqui, um aviso: nem sempre a ficha técnica vai te dizer o que realmente é. Sim, o Jeep Compass foi o que teve melhor desempenho nos testes do Canaltech, sobretudo nas acelerações de 0 a 100 km/h em rodovias e no uso urbano, porém, mesmo com 35cv a mais do que o VW Taos, a vantagem foi mínima: apenas 0,3s.

O Jeep Compass é equipado com o novíssimo motor da Stellantis, o 1.3 turbo GSE de 185cv e 27,5 kgf/m de torque, quando abastecido com etanol. Com seu peso de 1.589kgs, ele cravou um 0 a 100km/h em apenas 9,2 segundos nos nossos testes.

Já o VW Taos, munido de um 1.4 turbo TSI de 150cv e 25,5 kgf/m de torque, também com etanol, pesa bem menos: 1.420kgs. O mesmo exercício foi feito em 9,5s. Ambos possuem o mesmo câmbio automático da marca Aisin, que tem seis marchas.

O Toyota Corolla Cross na versão híbrida tem um powertrain voltado para um melhor consumo de combustível, embora não seja lento no uso cotidiano. Seus 122cv são mais do que suficientes, mas não espere emoção na condução do SUV japonês.

Continua após a publicidade
  • 1º lugar: Jeep Compass - 5 pontos
  • 2º lugar: Volkswagen Taos - 3 pontos
  • 3º lugar: Toyota Corolla Cross - 1 ponto

Conectividade e Tecnologia

Por mais que sejam SUVs dos mais bem equipados do mercado quando pensamos em tecnologia, tanto Taos quanto Corolla Cross ficam atrás do Jeep Compass quando pensamos em conectividade e tecnologia. O modelo da Jeep é o único munido de 4G nativo e possui um ecossistema mais robusto de concierge, o Adventure Intelligence.

Continua após a publicidade

Com ele, ganhamos uma série de recursos de comandos remotos por meio do celular, como destravar as portas, acionar o motor, climatizar o carro, traçar perímetros de monitoramento e até mesmo acionar as autoridades em caso de roubo do veículo.

Além disso, ele vem com todo um pacote de segurança ativa que é o mais completo entre os três modelos. Os itens inclusos são: alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, piloto automático adaptativo, assistente de tráfego cruzado traseiro, assistente de estacionamento semiautônomo, sistema de manutenção em faixa, leitor de placas de trânsito, comutador de farol alto e sensor de fadiga.

Continua após a publicidade

O VW Taos tem uma das melhores centrais multimídia do mercado, a VW Play, e também bons recursos de segurança ativa, faltando apenas o sistema de manutenção em faixa. O Corolla Cross, por sua vez, fica devendo na qualidade de sua central multimídia, mas se equipara ao Compass nos itens de segurança.

  • 1º lugar: Jeep Compass - 5 pontos
  • 2º lugar: VW Taos e Toyota Corolla Cross - 3 pontos

Custo-benefício

Prometemos no início do comparativo que a análise não seria de mercado, mas sim dos produtos. Entretanto, por serem concorrentes diretos e os modelos mais bem equipados de suas respectivas marcas, temos que analisar muito bem os preços e ressaltar qual vale mais a pena com essa óptica.

Continua após a publicidade

O preço-base do VW Taos Highline é de R$ 207 mil, do Jeep Compass S R$ 234 mil e do Toyota Corolla Cross XRX Hybrid R$ 210 mil. Entre os três, somente o Jeep não possui mais opcionais, nem mesmo entre as cores, que não acrescem mais nada no valor, enquanto os demais podem ganhar teto panorâmico e cores perolizadas ou metálicas.

Mesmo assim, considerando todos os equipamentos de série, o Toyota Corolla Cross nessa versão topo de gama pode ser considerado o melhor custo-benefício. Além do bom preço e do pacote recheado de equipamentos, há o pós-venda da Toyota, reconhecidamente eficiente.

  • 1º lugar: Toyota Corolla Cross - 5 pontos
  • 2º lugar: Volkswagen Taos - 3 pontos
  • 3º lugar: Jeep Compass - 1 ponto

Qual o melhor SUV médio do Brasil?

  1. Jeep Compass: 19 pontos
  2. Volkswagen Taos: 15 pontos
  3. Toyota Corolla Cross: 13 pontos

A diferença nas vendas do Jeep Compass não reflete o equilíbrio que esses produtos possuem entre si. Tanto VW Taos quanto Toyota Corolla Cross em suas versões de topo são excelentes produtos e que agradaram em nossos testes. Mas ninguém lidera o mercado à toa, e a Stellantis, com a versão S do Compass, trouxe um SUV capaz de agradar os consumidores mais exigentes.

Mas queremos deixar você decidir: quem vence essa briga? Concorda com nosso comparativo?