Comparativo | Qual o melhor carro compacto do Brasil?
Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 08 de Novembro de 2020 às 09h30
Por mais que os grandes queridinhos dos brasileiros hoje sejam os SUVs, o grosso das vendas do mercado por aqui fica por conta dos carros compactos. Há décadas são eles quem sustentam as montadoras e fazem com que, por conta do volume de vendas diretas e para pessoas físicas, as empresas consigam capitalizar e, claro, são a porta de entrada para o tão sonhado carrinho 0km.
- Análise | Fiat Argo HGT surpreende e traz tecnologia e refinamento aos compactos
- Análise | Ford Ka 2019 eleva padrão dos compactos com tecnologia e segurança
- Análise | Polo Beats anda muito, tem ótimo sistema de som, mas peca nos detalhes
Mas, se enganam aqueles que estes carros, outrora básicos e sem graça, não acompanharam a evolução da indústria automobilística. Hoje, até mesmo carros compactos e de entrada demandam um grande aparato tecnológico e precisam se enquadrar em um ambiente conectado e eficiente, com boas centrais multimídia, pacotes de segurança e motorização mais moderna.
O mercado brasileiro hoje possui uma bela gama de carros compactos, que acabaram evoluindo bem rapidamente, sobretudo depois que as montadoras abandonaram os antigos hatches médios, como o Hyundai i30, Volkswagen Golf, Fiat Bravo e Ford Focus. Hoje, os compactos cresceram e estão mais requintados, justamente para tentar fisgar um pouco desse público que, majoritariamente, passou a migrar para os SUVs.
- Análise | Novo HB20 tem visual polêmico, mas é o mais eficiente do segmento
- Análise | Renault Sandero R.S.: compacto mais arisco do Brasil não é para todos
- Análise | Onix 2021 tem no pacote tecnológico seu principal trunfo
- Análise | Volkswagen Gol automático é um dos carros mais honestos do Brasil
O Canaltech teve a oportunidade de avaliar os modelos mais vendidos do mercado em suas versões topo de linha, casos de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo, Ford Ka, Renault Sandero, Volkswagen Gol e Volkswagen Polo. A disputa para ver quem é o melhor dos compactos entre essas opções é bem acirrada, com cada um possuindo uma valência superior do que outro, mas sem que isso torne seu concorrente ruim.
Como em outros comparativos, adotaremos o seguinte critério:
- Vencedor - 3 pontos
- 2º colocado - 2 pontos
- 3º colocado - 1 ponto
Vamos ao comparativo!
1. Design e Acabamento
Com exceção ao Hyundai HB20, todos os outros concorrentes apresentam design sem maiores contestações. Isso acontece porque o modelo coreano recebeu inúmeras críticas sobre sua nova geração, principalmente pelo fato de que, na primeira, ele era um dos mais bonitos automóveis do mercado.
Mas, falando dos que mais se destacam nesse quesito, não há como negar que, na soma design acabamento, o que se sai melhor é o Fiat Argo. Este carro veio para substituir, de uma só vez, o Punto, o Palio e o Bravo, conseguindo se alocar bem e com boas vendas. Mas, o que lhe faz ser diferenciado perante seus rivais é mesmo seu acabamento interno.
Com materiais de muito boa qualidade, arremates precisos e sem rebarbas, o Argo, entre os compactos, é o que traz a melhor sensação quando adentramos à cabine.
Outro destaque nesse quesito é o Chevrolet Onix. A nova geração do carro mais vendido do Brasil ficou belíssima, mesmo com um interior muito simples. Já o Hyundai, apesar do exterior contestado, tem um interior bem moderno e harmonioso.
- Vencedor: Fiat Argo - 3 pontos
- 2º colocado: Chevrolet Onix - 2 pontos
- 3º Colocado: Hyundai HB20 - 1 ponto
2. Conforto
Aqui começam as polêmicas. Durante nossos testes, o que mais ficou claro é que as propostas dos automóveis, por mais que sejam concorrentes, são bem diferentes. Apesar das absurdas evoluções em Onix e HB20, o Fiat Argo e, principalmente, o Volkswagen Polo, parecem projetados para proporcionarem mais conforto, mesmo que seus rivais tenham nascido depois.
Além disso: fosse pela medida da distância entre eixos, o Renault Sandero seria o vencedor com sobras, mas não é apenas isso que pode ser levado em conta na hora do conforto. A suspensão e maciez ao rodar, bem como o isolamento acústico, são itens importantíssimos e, com isso, fica difícil não colocar o Volkswagen Polo na liderança, com o Fiat Argo logo atrás.
Ambos transmitem ter um conforto a mais do que seus concorrentes, com o modelo alemão levando pequena vantagem por ter a vida na segunda fileira de bancos um pouco melhor do que o italiano. Já o Renault, queridinho dos motoristas de aplicativo, fica em terceiro, mesmo em sua versão esportiva.
- Vencedor: Volkswagen Polo - 3 pontos
- 2º lugar: Fiat Argo - 2 pontos
- 3º lugar: Renault Sandero - 1 ponto
3. Desempenho
Na questão do desempenho, há que se considerar alguns fatores. Por mais que o mais potente (com exceção ao Renault R.S) seja o Fiat Argo, com 139cv, não quer dizer que ele seja o mais eficiente e divertido de guiar, sobretudo no dia a dia. Outro exemplo: o 0 a 100 do Volkswagen Polo é de 9,8 segundos, bem abaixo do Argo, que faz em 10,4, do Onix, que faz em 10,2 e que o HB20, que faz 10,7.
No entanto, apesar de todos esses números, o modelo que mais nos agradou no dia a dia, mostrando-se mais ágil e econômico, foi o Hyundai HB20 — e o segredo está no torque. Seus ótimos 17,5 kgf/m chegam já em 1500 rpm, ou seja, tão logo pisamos no acelerador, toda a força do carro está à nossa disposição. Quando os giros aumentam, os bons 120cv entram e deixam tudo ainda mais divertido. Já no consumo, o compacto coreano marca 8,6 km/l no etanol, o melhor entre todos os avaliados.
Outro destaque positivo desse segmento é o Chevrolet Onix. Seu 1.0 turbo de 116cv e 16,8 kgf/m de torque também deixam as coisas muito legais na cidade. Já o Polo, que também é turbinado, apresenta um comportamento equilibrado, mas que, no dia a dia, parece ser inferior a estes concorrentes.
- Vencedor: Hyundai HB20 - 3 pontos
- 2º lugar: Chevrolet Onix - 2 pontos
- 3º lugar: Volkswagen Polo - 1 ponto
4. Conectividade e Tecnologia
Neste ponto, não há muita discussão: Hyundai HB20 e Chevrolet Onix ganham de lavada. São modelos mais modernos e que trazem opções de equipamento que são vistas apenas em modelos mais avançados. Aqui, apesar de o modelo americano ser o único com Wi-Fi de série, para o nosso coeficiente, não há como tirar do HB20 a primeira posição. Explicamos.
O HB20, além de muito bem equipado em sua central multimídia, traz um pacote de segurança que (ainda) não é visto nos demais, principalmente o sistema de frenagem de emergência, alerta de colisão frontal e o sistema de monitoramento de faixa. Depois de sua geração anterior ir muito mal no quesito segurança, essa evolução absurda e com respaldo tecnológico o faz o melhor neste quesito.
O Onix, naturalmente, vem logo atrás, com seu belo pacote multimídia, que traz, além do Wi-Fi de série, o sistema de concierge On Star, sistema de estacionamento automático e espelhamento do Android Auto e Apple Car Play sem fio.
Por fim, o carro que completa o pódio é o Ford Ka. A central Multimídia Sync 3, além de completa e responsiva, traz um sistema de alerta de segurança em caso de acidentes que pode ser muito útil nessas situações.
- Vencedor: Hyundai HB20 - 3 pontos
- 2º lugar: Chevrolet Onix - 2 Pontos
- 3º lugar: Ford Ka - 1 ponto
5. Custo-benefício ou Coeficiente Canaltech
Diferentemente do que fizemos nos comparativos das Picapes e dos Sedãs Japoneses, para os compactos o custo-benefício pode ser traduzido para Coeficiente Canaltech. Este quesito determina qual é o automóvel que melhor alia seu preço ao que ele oferece, sobretudo no aspecto tecnológico. Mas, antes de mais nada, vamos colocar abaixo os preços dos modelos avaliados:
- Fiat Argo HGT 2021 - R$ 74.990
- Chevrolet Onix Premier 2021 - R$ 78.690
- Volkswagen Polo Beats 2021 - R$ 89.090
- Hyundai HB20 Diamond Plus - R$ 81.590
- Ford Ka Freestyle 2021 (a Titanium foi descontinuada) - R$ 68.490
- Volkswagen Gol 2021 Automático - R$ 64.150,00
- Renault Sandero Zen 2021 - R$ 71.190,00
Com esses valores em vista e o que já avaliamos dos produtos, fica difícil não escolher o Ford Ka como o melhor custo-benefício. A diferença de preço e as qualidades do produto o tornam uma opção de compra muito segura e interessante.
Já entre os concorrentes mais bem equipados, o que mais se destaca, como citamos acima, é o Hyundai HB20 em sua versão topo de linha, seguido do Chevrolet Onix.
- Vencedor: Ford Ka - 3 Pontos
- 2º lugar - Hyundai HB20 - 2 pontos
- 3º lugar - Chevrolet Onix - 1 ponto
- Menção Honrosa - VW Gol - 1 Ponto
Veredicto
- 1º Lugar - Hyundai HB20 - 9 Pontos
- 2º Lugar - Chevrolet Onix - 8 Pontos
- 3º Lugar - Fiat Argo - 5 pontos
- 4º Lugar - Volkswagen Polo - 4 Pontos/ Ford Ka - 4 Pontos
- 6º Lugar - Renault Sandero - 1 Ponto
- 7º Lugar - Volkswagen Gol - 1 Ponto
Apesar do design controverso, o Hyundai HB20 se mostrou como o mais equilibrado entre os carros compactos vendidos no mercado brasileiro. Pelo menos até as atualizações de Polo e Argo, esperadas para 2021, o coreano deve ser o melhor do segmento, seguido de perto pelo Chevrolet Onix.