Volkswagen revela SUV substituto do Gol, que chega em 2025
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |

A Volkswagen revelou a primeira imagem daquele que deverá ser seu lançamento mais importante para o mercado brasileiro na atual fase. Tratado pela fabricante como um "SUV inédito", é apelidado internamente como Volkswagen A0, vai ser lançado em meados de 2025 e será o substituto espiritual do Gol.
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Tamanho status vem do fato deste ser o primeiro modelo realmente novo a ser fabricado no Brasil como parte do plano atual de 16 lançamentos da VW até 2028. A produção de novos modelos é parte essencial do investimento de R$ 16 bilhões no Brasil, anunciado pela empresa para o período entre 2024 e 2028. Além do A0, outros três carros inéditos serão produzidos localmente.
É também a primeira estreia, de fato, da marca anunciada em 2024. Antes, tivemos duas renovações (T-Cross e Amarok, ambos na linha 2025) e uma reedição de série especial (Polo Rock in Rio). Para terminar de cumprir o plano, a VW terá ainda outras 9 renovações de linha.
Ainda falando de investimentos, R$ 13 bilhões serão alocados dentro do Estado de São Paulo, onde o novo SUV será produzido.
Estrela da VW Brasil
Esta grandeza de importância do A0 se reflete, inclusive, na forma escolhida pela fabricante para divulgá-lo. A primeira imagem e definições sobre o A0 foram dados na noite da quinta-feira (11) direto da Cidade do Rock, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro (RJ), local do Rock in Rio pelas próximas duas semanas.
A fabricante alemã, aliás, é uma das patrocinadoras do evento e vai usar o ambiente de shows para revelar o show-car do novo SUV. Ele estará guardado em uma cúpula de placas de LED, que permitirão enxergar apenas partes do carro a cada intervalo.
Faz parte também da divulgação do carro no festival a revelação de mais algumas imagens ao público, bem como uma gincana sobre o nome oficial do modelo. O Canaltech vai falar sobre isso logo abaixo.
O que é o novo SUV da Volkswagen?
O que foi apurado sobre o Volkswagen A0 até o momento é que ele vai ocupar o espaço que era exatamente do Gol até então: degrau de entrada da marca no país. Mas agora dentro do segmento mais aquecido do setor automotivo, o de SUVs.
Assim, ficará abaixo de Nivus e T-Cross. O código A0, inclusive, vem de sua base construtiva, a MQB A0, que é a mesma de Polo, Virtus e também dos outros dois SUVs mencionados.
Por conta disso, o novo utilitário vai ser fabricado em Taubaté (SP), na mesma unidade de onde sai o Polo.
De fato, a expectativa é que o novo SUV da Volkswagen se assemelhe a um Polo mais "alto" e mais "musculoso". Veja a imagem oficial, mas editada pelo Canaltech com mais brilho para perceber os detalhes. É praticamente um Polo GTS, mas com para-choque mais esportivo, incluindo grande tomada de ar central para o motor, falsas tomadas de ar para freios na lateral, skid-plate na forma da letra A para dar sensação de desempenho no fora-de-estrada, além de farós de LED exclusivos.
Espera-se mesmo nível de equipamentos que o Nivus, mas com menos porta-malas (que deverá ficar entre os 373 litros do hatch, mas abaixo dos 415 litros do SUV-cupê). É a mesma lógica, por exemplo, de Fiat Pulse e Fastback em relação ao hatchback Argo.
Escadinha da linha Polo
Fica mais fácil de entendermos a proposta e proporção do novo modelo levando em conta duas medidas da atual linha local da Volkswagen, toda ela fabricada sobre a base MQB (de plataforma modular de motor transversal) A0: comprimento (tamanho do carro) e espaço entre-eixos (que acaba determinando conforto para ocupantes).
Vamos listar o hatch Polo, o SUV-cupê Nivus, o sedã Virtus, o SUV T-Cross e, de quebra, a última versão vendida do Gol.
- Gol Last Edition: 3,89 m de comprimento; 2,46 m de entre-eixos
- Polo: 4,07 m; 2,56 m
- Nivus: 4,26 m; 2,56 m
- Virtus: 4,56 m; 2,65 m
- T-Cross: 4,20 m; 2,65 m
Com isso, o Vokswagen A0 vai se encaixar exatamente no espaço entre Polo e Nivus, muito provavelmente com o mesmo entre-eixos (2,65 m), mas com comprimento intermediário entre ambos.
Volkswagen A0 tem preço?
Claro, como estamos apenas no começo do ciclo de revelação do novo SUV da VW, ainda não há qualquer faixa de preço oficial.
Mas é possível especular que o Volkswagen A0 deverá se posicionar acima do Polo Track (R$ 90.590), mas abaixo do Nivus (versões entre R$ 120 mil e R$ 153 mil), orbitando parte da faixa de valores do Polo (de R$ 94 mil a R$ 156 mil).
Em termos mecânicos, o SUV compacto vai abrir mão de usar motor aspirado 1.0 MSI, como o Polo faz em algumas versões de entrada, tendo apenas o 1.0 TSI turboflex, com 109/116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque. O câmbio também segue o hatch: manual de cinco marchas ou o Tiptronic de seis marchas.
"Volks" tem 5 letras
Obviamente, o nome do produto tem fator crucial nas vendas, uma vez que acaba sendo o primeiro chamariz para o consumidor. No caso do A0, há ainda o histórico de ter sido apontado, por muito tempo e muitos rumores, como uma reincarnação do Gol.
Fontes ligadas à Volkswagen, porém, apontam que o nome do antigo hatch está aposentado, de fato.
Um nome está certamente descartado: Taigun. Mostrado como carro-conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2012, este era um SUV compacto derivado do Fox, mas que tinha a mesma proposta do A0. Só que Taigun é uma palavra de 6 letras.
Oficialmente, a Volkswagen afirma que o nome do novo SUV terá "até cinco letras" e que fará uma "interação com o público", tanto nas redes sociais, quanto em gincana virtual durante o Rock In Rio.
A ideia da fabricante é que o público tente adivinhar o nome do modelo, mas sempre com "sugestões erradas", que serão divulgadas junto a novos detalhes do modelo.
É uma estratégia similar àquela do lançamento do Nivus, em julho de 2020, bem como da rival Fiat com o Pulse, que incluiu ação do reality show Big Brother Brasil em 2021.
Rumores dão conta de que o nome real está na fase final de definição, com algumas opções mais cogitadas, sendo que Gol não estaria na lista: Copa (que já foi versão do Gol alusiva à competição da Fifa); Copan (nome de importante prédio arquitetônico na cidade de São Paulo); Hera (deusa grega, mas também sinônimo de amado e amada); Taira, Tera e Therion (nomes com a letra T são desenvolvidos pelos centros de estilo e tecnologia globais da VW e estão disponíveis para SUVs, a exemplo de T-Cross, T-Roc, Tiguan, Talagon e Touareg).
Família de SUVs da Volkswagen
Falando em SUV, a VW também confirma que a chegada do A0 serve como mais uma peça no quebra-cabeça que formará a maior linha de utilitários esportivos do mercado.
De fato, a empresa quer surfar na popularidade de um segmento que já responde por quase metade de todas as vendas de automóveis no país — 48% segundo dados de concessionárias representadas pela Fenabrave.
Antes, a "família SUVW" da marca alemã já tinha T-Cross 2025, Nivus, Taos e Tiguan. Há ainda a expectativa de que um novo modelo híbrido ocupe este segmento, sendo produzido em São Bernardo do Campo.
O T-Cross é líder do segmento desde 2023 (72.440 unidades vendidas em 2023). O Nivus foi quinto colocado (52.103), mas vendendo mais que o rival Fiat Fastback.
Os modelos maiores, porém, não vão bem, com Taos (15.986) entregando de três a quatro vezes menos unidades que os rivais Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. E o Tiguan Allspace servindo apenas com modelo de nicho.
Já na base, o novo A0 vai encarar Pulse (que já bate os 25 mil carros emplacados em 2024), Renault Kardian (quase 10 mil unidades este ano), além do já revelado Citroën Basalt (SUV-cupê do C3) e do futuro SUV do Onix (que deve ser anunciado em 2025 e chegar em 2026).