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Review Renault Kardian | O melhor Renault já feito no Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Review Renault Kardian | O melhor Renault já feito no Brasil
Review Renault Kardian | O melhor Renault já feito no Brasil

O Renault Kardian tem tudo para ser um divisor de águas na história da montadora francesa no Brasil. O crossover lançado em março ainda não engatou nas vendas do jeito que a marca desejava, mas, por tudo o que oferece, parece ser apenas questão de tempo para entrar no top 10 dos SUVs mais vendidos do país e não sair mais da lista.

A reportagem do Canaltech passou alguns dias de posse do Kardian Premiere Edition, versão topo de linha do compacto, e colocou o SUV francês para rodar tanto na estrada quanto no trânsito urbano.

O comportamento do carro, dotado do novo motor 1.0 turbo de 3 cilindros TCe, que oferece até 125 cv de potência e 22,4 kgf/m de torque (quando abastecido com etanol) se mostrou bastante elogiável, independentemente da situação.

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A lista de equipamentos da variante mais cara também se mostrou suficiente para colocar o Kardian como boa opção diante de seus principais rivais, o Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse.

Confira o review completo e entenda porque o Renault Kardian pode, enfim, acabar com a má fama dos carros franceses no Brasil.

Conectividade, Tecnologia & Segurança

O pacote de conectividade, tecnologia e segurança do Renault Kardian é um dos pontos que colocam o B-SUV da Renault um degrau acima dos principais rivais, especialmente na versão topo de linha.

Ela sai de fábrica com 13 recursos avançados de assistência ao motorista em seu pacote ADAS, incluindo ACC, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de distância segura e câmera multiview. Além disso, tem no moderno câmbio EDC do tipo e-shifter uma atração à parte.

Na prática, o que mais chamou a atenção mesmo foi o recurso chamado de alerta de distância segura. Ele mostra, em tempo real, quanto você está distante do carro da frente em segundos (e não em metros, como é comum).

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Quando a distância para o veículo da frente é superior a 1 segundo, o número no painel de informações aparece em verde. À medida em que o condutor aumenta a velocidade e se aproxima mais do carro da frente, diminuindo o tempo para uma eventual frenagem de emergência, o número fica vermelho, em sinal de alerta para uma possível colisão.

O SUV compacto francês conta ainda com outras boas funcionalidades em seu pacote ADAS, tais como: ACC (controle de cruzeiro), alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e câmera multiview.

O único “senão” que pode ser apontado no campo tecnológico diz respeito à porta USB tradicional. Ela apresentou falhas em mais de uma oportunidade, e com pendrives diferentes. Embora quase ninguém mais utilize o hardware para ouvir música e prefira os aplicativos, quem é “das antigas” pode ficar na bronca ao encaixar o acessório e não conseguir acessar as pastas.

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Conforto e experiência de uso

A Renault gastou boa parte do investimento de R$ 2 bilhões no projeto do Kardian, que é produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, e exportado para outros países da América Latina. E, pelo que mostrou nos testes com o Canaltech, o Kardian foi um “dinheiro bem gasto”.

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O powertrain formado pelo novo motor TCe 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgf/m de torque, e pelo também inédito câmbio automatizado EDC (Efficient Dual Clutch) de 6 velocidades e dupla embreagem banhada a óleo, deu ao SUV compacto um comportamento dinâmico elogiável.

Mesmo se tratando de um carro alto, com 21 centímetros de distância em relação ao solo, o Kardian mostrou sempre um rodar bastante homogêneo, tanto em pistas com melhores condições quanto em terrenos acidentados.

A suspensão foi bem acertada pelos engenheiros para tornar o Kardian um carro equilibrado e seguro até mesmo em estradas de terra, com mínima rolagem da carroceria. Mesmo sob as condições mais críticas de terreno, o SUV permitiu o controle total da tocada, sem sustos.

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Em termos de consumo, o Kardian ficou abaixo das aferições oficiais do Inmetro e entregou médias entre 7,5 km/l e 8,8 km/l, sempre rodando com etanol. Segundo o PBEV, o SUV entrega 9 km/l em consumo urbano e chega aos 13 km/l quando abastecido com gasolina.

O lado negativo

O outro lado da moeda, ou melhor, da experiência a bordo do Kardian, ficou por conta dos ajustes ergonômicos. Pelo menos no meu caso, talvez pela estatura (1,87 metros), os bancos, embora confortáveis, não ofereceram os ajustes ideais para tornar a experiência nota 10.

A posição de dirigir é mais alta e bem bacana, mas os comandos de distância, altura e, principalmente, posição da lombar, não se encaixaram da forma que eu esperava. Embora não tenha sentido cansaço ao volante, ficou a impressão de que, em viagens mais longas, o corpo, especialmente o pescoço, pode sofrer mais do que deveria.

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Outro ponto que causou estranheza foi relacionado aos comandos de som. Apesar de ser um projeto novo e moderno, o Kardian continua ofertando os velhos (e feios) comandos-satélite instalados na coluna de direção. Eles destoam do ar moderno e futurista que a marca privilegiou ao desenhar o SUV e, simplesmente, não mereciam estar ali.

Design e Acabamento

O design externo do Renault Kardian chama a atenção. Não foram poucas as abordagens à reportagem buscando maiores informações a respeito do SUV compacto durante o tempo em que realizamos os testes por algumas cidades do interior de São Paulo.

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As linhas fogem do padrão que marcas rivais adotaram e alguns elementos o tornam único no segmento. Os que mais chamam a atenção são a grade dianteira, formada por losangos que causam um efeito 3D, as linhas esculpidas e musculosas da carroceria, o teto biton e a assinatura luminosa em LED e formato “C” na traseira.

Por dentro, os bancos com costura laranja no estofamento, as portas e painéis apresentam acabamento de excelente qualidade. O console elevado é outro ponto de destaque, assim como a já citada alavanca de câmbio e-shifter, posicionada no mesmo console do freio de estacionamento eletrônico.

A central multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem fio e o painel de instrumentos digital de 7 polegadas também entregam o que o usuário necessita sem maiores dificuldades. O ar-condicionado oferece ajuste de temperatura digital e é de fácil manuseio, e o visual fica completo com os recursos ambient lighting, 

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Concorrentes

Os principais concorrentes do Renault Kardian são o Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse, que marcam presença mensal na lista de SUVs mais vendidos do Brasil. Ambos, porém, correm sérios riscos de perder mercado quando o modelo francês cair “na boca do povo”.

Afinal, o Kardian é oferecido em três versões (Evolution, Techno e Premiere), com preços entre R$ 112,7 mil e R$ 132,7 mil. Os principais concorrentes do modelo francês, por sua vez, já têm preços que passam de R$ 135 mil (na linha do Fiat Pulse) e R$ 150 mil, no caso do Volkswagen Nivus — sem oferecer os mesmos pacotes tecnológicos presentes no Kardian.

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Renault Kardian: Vale a pena?

A conclusão após passar alguns dias de posse do Renault Kardian em nome do Canaltech é simples e direta: Sim. Vale a pena separar um pouco mais de R$ 130 mil e investir na versão Premiere, topo de linha do SUV compacto francês.

O Kardian tem ótimo desempenho, consumo de combustível compatível com o que o motor entrega, design atraente e muitos recursos tecnológicos. O melhor carro já produzido pela marca no Brasil é, sem dúvida, um game changer para a Renault. Podem experimentar e me cobrar depois.

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* A unidade do Renault Kardian utilizada para a confecção deste conteúdo foi gentilmente emprestada ao Canaltech pela Renault do Brasil.