Publicidade

Volkswagen revela SUV substituto do Gol, que chega em 2025

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Volkswagen/Divulgação
Volkswagen/Divulgação
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen revelou a primeira imagem daquele que deverá ser seu lançamento mais importante para o mercado brasileiro na atual fase. Tratado pela fabricante como um "SUV inédito", é apelidado internamente como Volkswagen A0, vai ser lançado em meados de 2025 e será o substituto espiritual do Gol.

Tamanho status vem do fato deste ser o primeiro modelo realmente novo a ser fabricado no Brasil como parte do plano atual de 16 lançamentos da VW até 2028. A produção de novos modelos é parte essencial do investimento de R$ 16 bilhões no Brasil, anunciado pela empresa para o período entre 2024 e 2028. Além do A0, outros três carros inéditos serão produzidos localmente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

É também a primeira estreia, de fato, da marca anunciada em 2024. Antes, tivemos duas renovações (T-Cross e Amarok, ambos na linha 2025) e uma reedição de série especial (Polo Rock in Rio). Para terminar de cumprir o plano, a VW terá ainda outras 9 renovações de linha.

Ainda falando de investimentos, R$ 13 bilhões serão alocados dentro do Estado de São Paulo, onde o novo SUV será produzido.

Estrela da VW Brasil

Esta grandeza de importância do A0 se reflete, inclusive, na forma escolhida pela fabricante para divulgá-lo. A primeira imagem e definições sobre o A0 foram dados na noite da quinta-feira (11) direto da Cidade do Rock, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro (RJ), local do Rock in Rio pelas próximas duas semanas.

A fabricante alemã, aliás, é uma das patrocinadoras do evento e vai usar o ambiente de shows para revelar o show-car do novo SUV. Ele estará guardado em uma cúpula de placas de LED, que permitirão enxergar apenas partes do carro a cada intervalo.

Faz parte também da divulgação do carro no festival a revelação de mais algumas imagens ao público, bem como uma gincana sobre o nome oficial do modelo. O Canaltech vai falar sobre isso logo abaixo.

Continua após a publicidade

O que é o novo SUV da Volkswagen?

O que foi apurado sobre o Volkswagen A0 até o momento é que ele vai ocupar o espaço que era exatamente do Gol até então: degrau de entrada da marca no país. Mas agora dentro do segmento mais aquecido do setor automotivo, o de SUVs.

Assim, ficará abaixo de Nivus e T-Cross. O código A0, inclusive, vem de sua base construtiva, a MQB A0, que é a mesma de Polo, Virtus e também dos outros dois SUVs mencionados.

Por conta disso, o novo utilitário vai ser fabricado em Taubaté (SP), na mesma unidade de onde sai o Polo.

Continua após a publicidade

De fato, a expectativa é que o novo SUV da Volkswagen se assemelhe a um Polo mais "alto" e mais "musculoso". Veja a imagem oficial, mas editada pelo Canaltech com mais brilho para perceber os detalhes. É praticamente um Polo GTS, mas com para-choque mais esportivo, incluindo grande tomada de ar central para o motor, falsas tomadas de ar para freios na lateral, skid-plate na forma da letra A para dar sensação de desempenho no fora-de-estrada, além de farós de LED exclusivos.

Espera-se mesmo nível de equipamentos que o Nivus, mas com menos porta-malas (que deverá ficar entre os 373 litros do hatch, mas abaixo dos 415 litros do SUV-cupê). É a mesma lógica, por exemplo, de Fiat Pulse e Fastback em relação ao hatchback Argo.

Escadinha da linha Polo

Continua após a publicidade

Fica mais fácil de entendermos a proposta e proporção do novo modelo levando em conta duas medidas da atual linha local da Volkswagen, toda ela fabricada sobre a base MQB (de plataforma modular de motor transversal) A0: comprimento (tamanho do carro) e espaço entre-eixos (que acaba determinando conforto para ocupantes).

Vamos listar o hatch Polo, o SUV-cupê Nivus, o sedã Virtus, o SUV T-Cross e, de quebra, a última versão vendida do Gol.

  • Gol Last Edition: 3,89 m de comprimento; 2,46 m de entre-eixos
  • Polo: 4,07 m; 2,56 m
  • Nivus: 4,26 m; 2,56 m
  • Virtus: 4,56 m; 2,65 m
  • T-Cross: 4,20 m; 2,65 m

Com isso, o Vokswagen A0 vai se encaixar exatamente no espaço entre Polo e Nivus, muito provavelmente com o mesmo entre-eixos (2,65 m), mas com comprimento intermediário entre ambos.

Continua após a publicidade

Volkswagen A0 tem preço?

Claro, como estamos apenas no começo do ciclo de revelação do novo SUV da VW, ainda não há qualquer faixa de preço oficial.

Mas é possível especular que o Volkswagen A0 deverá se posicionar acima do Polo Track (R$ 90.590), mas abaixo do Nivus (versões entre R$ 120 mil e R$ 153 mil), orbitando parte da faixa de valores do Polo (de R$ 94 mil a R$ 156 mil).

Em termos mecânicos, o SUV compacto vai abrir mão de usar motor aspirado 1.0 MSI, como o Polo faz em algumas versões de entrada, tendo apenas o 1.0 TSI turboflex, com 109/116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque. O câmbio também segue o hatch: manual de cinco marchas ou o Tiptronic de seis marchas.

Continua após a publicidade

"Volks" tem 5 letras

Obviamente, o nome do produto tem fator crucial nas vendas, uma vez que acaba sendo o primeiro chamariz para o consumidor. No caso do A0, há ainda o histórico de ter sido apontado, por muito tempo e muitos rumores, como uma reincarnação do Gol.

Fontes ligadas à Volkswagen, porém, apontam que o nome do antigo hatch está aposentado, de fato.

Continua após a publicidade

Um nome está certamente descartado: Taigun. Mostrado como carro-conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2012, este era um SUV compacto derivado do Fox, mas que tinha a mesma proposta do A0. Só que Taigun é uma palavra de 6 letras.

Oficialmente, a Volkswagen afirma que o nome do novo SUV terá "até cinco letras" e que fará uma "interação com o público", tanto nas redes sociais, quanto em gincana virtual durante o Rock In Rio.

A ideia da fabricante é que o público tente adivinhar o nome do modelo, mas sempre com "sugestões erradas", que serão divulgadas junto a novos detalhes do modelo.

É uma estratégia similar àquela do lançamento do Nivus, em julho de 2020, bem como da rival Fiat com o Pulse, que incluiu ação do reality show Big Brother Brasil em 2021.

Continua após a publicidade

Rumores dão conta de que o nome real está na fase final de definição, com algumas opções mais cogitadas, sendo que Gol não estaria na lista: Copa (que já foi versão do Gol alusiva à competição da Fifa); Copan (nome de importante prédio arquitetônico na cidade de São Paulo); Hera (deusa grega, mas também sinônimo de amado e amada); Taira, Tera e Therion (nomes com a letra T são desenvolvidos pelos centros de estilo e tecnologia globais da VW e estão disponíveis para SUVs, a exemplo de T-Cross, T-Roc, Tiguan, Talagon e Touareg).

Família de SUVs da Volkswagen

Falando em SUV, a VW também confirma que a chegada do A0 serve como mais uma peça no quebra-cabeça que formará a maior linha de utilitários esportivos do mercado.

Continua após a publicidade

De fato, a empresa quer surfar na popularidade de um segmento que já responde por quase metade de todas as vendas de automóveis no país — 48% segundo dados de concessionárias representadas pela Fenabrave.

Antes, a "família SUVW" da marca alemã já tinha T-Cross 2025, Nivus, Taos e Tiguan. Há ainda a expectativa de que um novo modelo híbrido ocupe este segmento, sendo produzido em São Bernardo do Campo.

O T-Cross é líder do segmento desde 2023 (72.440 unidades vendidas em 2023). O Nivus foi quinto colocado (52.103), mas vendendo mais que o rival Fiat Fastback.

Os modelos maiores, porém, não vão bem, com Taos (15.986) entregando de três a quatro vezes menos unidades que os rivais Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. E o Tiguan Allspace servindo apenas com modelo de nicho.

Continua após a publicidade

Já na base, o novo A0 vai encarar Pulse (que já bate os 25 mil carros emplacados em 2024), Renault Kardian (quase 10 mil unidades este ano), além do já revelado Citroën Basalt (SUV-cupê do C3) e do futuro SUV do Onix (que deve ser anunciado em 2025 e chegar em 2026).