Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Toyota pode sofrer boicote nos Estados Unidos por ser contra a eletrificação

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Setembro de 2021 às 09h20

Link copiado!

Matheus Argentoni/Canaltech
Matheus Argentoni/Canaltech
Tudo sobre Toyota

A Toyota é conhecida por ser uma das montadoras pioneiras quando o assunto é automóveis eletrificados. O Prius, que já passou por testes aqui no Canaltech, foi o embrião do que hoje conhecemos como carros híbridos, pois consegue aliar perfeitamente os motores elétricos e a combustão em um produto extremamente competente e pouco poluente. Mas a gigante japonesa não enxerga que o caminho da indústria automotiva seja a eletrificação total.

Segundo o Electrek, a Toyota trabalha nos bastidores para impedir o avanço de leis de incentivo aos carros elétricos nos Estados Unidos. Ao saber disso, ambientalistas já iniciaram um processo de divulgação para um eventual boicote à montadora, que prefere trabalhar com modelos híbridos, sejam eles leves ou plug-in, ou até mesmo carros movidos a células de combustível — no caso, o hidrogênio, que também é zero emissão.

"O relógio climático está correndo e temos que começar a atingir os poluidores onde é importante — no dinheiro. Trabalhei em uma concessionária de veículos elétricos e posso dizer que esta é nossa melhor chance de mudança, ao lado da legislação federal. Os vendedores de carros detestam perder uma única venda e odeiam publicidade negativa. A Toyota merece [o boicote] tudo porque eles estão nos mantendo viciados em gasolina", disse Paul Scott, fundador do grupo de defesa de EVs Plug In America, ao Electrek.
Continua após a publicidade

Além do EVs Plug In America, outros 14 grupos assinaram um manifesto contra a Toyota. A montadora alega internamente que os esforços dos Estados Unidos estão mais em direção do agrado aos sindicatos do que propriamente à preocupação com a redução de emissões de poluentes. Se levarmos em conta que a empresa tem carros elétricos, híbridos e a hidrogênio em seu portfólio, faz sentido, mas atuar contra uma regulamentação de veículos 100% eletrificados pode soar mal no mercado.

Aqui no Brasil, a empresa adota uma estratégia diferente de outras montadoras. Atualmente, ela conta com quatro veículos eletrificados à venda, todos híbridos. São eles: Corolla Hybrid, Corolla Cross Hybrid, RAV4 Hybrid e o Prius, que está com sua comercialização suspensa até que a nova geração chegue. O detalhe desses automóveis é que, além de eletrificados, dois deles contam com a possibilidade de rodar com etanol, o que torna seu ciclo poluente o mais baixo da indústria.

De fato a Toyota não parece tão empolgada com a eletrificação quanto outras marcas, mas, com as sanções e ordens emitidas por governos nos Estados Unidos e Europa, a montadora não terá muita escolha. Vamos observar.

Continua após a publicidade

Fonte: Electrek