Quanto tempo dura a bateria de um Tesla antes de começar a degradar?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Tesla e as demais fabricantes de carros elétricos sabem que um dos grandes medos de quem ainda não se deixou seduzir pelo segmento está relacionado à durabilidade das baterias — e não apenas da autonomia em si, que diz respeito a quanto um carro roda a cada recarga.
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Montadoras como a chinesa BYD, a estadunidense General Motors e a alemã Volkswagen costumam assegurar a qualidade das baterias de seus carros elétricos por um período que compreende entre 5 e 8 anos.
A Tesla, desbravadora deste nicho de mercado, estipula 8 anos como teto para garantir o bom funcionamento do “coração” do carro elétrico, embora não sejam poucos os testemunhos de que o conjunto já chegou a durar até uma década em perfeito estado.
Os números passados pelas empresas, é bom frisar, são relacionados à garantia do bom funcionamento das baterias, mas isso não impede que a degradação das células tenha início bem antes. Sabendo disso, vem a pergunta: afinal, quanto tempo dura a bateria de um carro da Tesla antes de começar a degradar?
Bateria do Tesla: nem o céu, nem o inferno
Um estudo da consultoria britânica Nimble Fins pegou dados colhidos pela Plug In America junto aos donos de carros Tesla fabricados entre 2013 e 2022. Com base em números passados por relatos dos próprios clientes, a empresa analisou a questão por dois ângulos diferentes: tempo de uso (em anos) e quilômetros rodados.
A constatação mostrou que a degradação das baterias começa bem antes do que muitos imaginam, mas que não é o “bicho de sete cabeças” que alguns tentam pintar, embora o custo de manutenção, se necessário, seja mesmo bastante “salgado” — como mostraremos ao fim da matéria.
Baterias perdem 1% ao ano
A bateria de um Tesla elétrico começa a degradar já durante o primeiro ano de uso. De acordo com os relatórios montados pela consultoria, a partir de dados coletados dos carros dos clientes da marca, a perda de capacidade é de cerca de 1% ao ano durante os primeiros 7 anos de uso.
Depois desse período, quando o fim da garantia está mais próximo, a situação começa a ficar complicada. Os dados apontam que a degradação das baterias dos carros da Tesla chega a 17,5% com 10 anos de uso, fazendo com que a autonomia original fique reduzida a 82,5%.
Apesar do salto maior, o relatório é bem didático ao afirmar que, em média, a duração da bateria de um Tesla é “bem confiável”, pois “mesmo as baterias de 10 anos ainda fornecem cerca de 80% do alcance original”.
Degradação por quilômetros rodados
O segundo prisma para analisar quanto tempo dura a bateria de um Tesla antes de começar a degradar não leva em conta os anos de uso, e sim os quilômetros rodados. Nesse caso, como dita a lógica, quanto mais o carro anda, maior é a degradação do componente.
O estudo feito pela NimbleFins mostrou que os carros da Tesla tendem a oferecer mais de 90% da capacidade da bateria mesmo após alcançarem o equivalente a 160,9 mil quilômetros. Em uma conta rápida, se o condutor rodar uma média de 12 mil quilômetros por ano, terá 90% de autonomia mesmo após 13 anos, ou 156 mil quilômetros rodando com o mesmo set de baterias.
A consultoria ainda afirma que até mesmo carros mais rodados, com mais de 321,8 mil quilômetros, seguiam com bons números, apresentando oscilações entre 81% e 87% do range original de fábrica.
Custo de manutenção da bateria do Tesla
Agora que você já sabe, em média, quanto tempo dura a bateria de um Tesla antes de começar a degradar, talvez também seja interessante ficar por dentro de quanto custa uma eventual manutenção (ou troca) do chamado “coração do carro elétrico”.
Como os carros da montadora de Elon Musk ainda não são comuns no Brasil, pois só são vendidos por aqui sob encomenda, em importadoras de automóveis, e a preços estratosféricos, vamos usar como base um país que é fã da Tesla: o Reino Unido.
Por lá, segundo levantamento feito pela Nimble Fins, uma substituição completa das baterias de um Tesla fica entre 8 mil e 10 mil libras esterlinas — entre R$ 49,13 mil e R$ 61,4 mil, na conversão direta. Salgado, se pensarmos que, por lá, um Tesla Model Y costuma custar algo em torno de 55 mil libras esterlinas (R$ 337,7 mil).
Fonte: Nimble Fins