SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Os 10 carros elétricos com maior autonomia, segundo o Inmetro

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Fevereiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) revelou uma nova maneira de informar a autonomia dos carros elétricos. Anteriormente, as montadoras utilizavam o ciclo WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure ou Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos na tradução livre) para revelar esses dados, mas agora será bem diferente.

Segundo a entidade, agora as montadoras que vendem carros elétricos no Brasil precisam utilizar o novo padrão do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular). Com as novas regras, o método brasileiro se aproxima muito mais do que é utilizado nos Estados Unidos, o EPA (Environmental Protection Agency), considerando um percurso majoritariamente rodoviário e expresso em vez do urbano.

No WLTP, utilizado na Europa, as montadoras traçam o alcance do carro levando em conta trechos mais urbanos, com paradas em semáforos, e que é o que fazia mais sentido no mercado brasileiro. Nos testes de carros elétricos aqui no Canaltech, as medições nesse padrão eram bem parecidas, com a autonomia revelada quase sempre sendo a mesma do uso real.

Continua após a publicidade

Com a mudança, a lista dos carros elétricos com maior autonomia aqui no Brasil sofreu uma boa mexida. A queda média em cada modelo está em 30%.

Para situar melhor o leitor, antes da alteração, o modelo elétrico com maior autonomia em nosso mercado era o Mercedes-Benz EQE 300, com alcance de 645km no ciclo WLTP (agora está em 369km). Com as normas do PBEV, o primeiro lugar vai para o BMW iX 50, que de 630km caiu para 528km.

Continua após a publicidade

Veja a lista dos 10 carros elétricos com maior autonomia do Brasil, segundo dados oficiais do Inmetro:

  1. BMW iX50: 528km
  2. BMW i4 eDrive40: 422km
  3. Chevrolet Bolt EV: 390km
  4. BMW iX3 M Sport: 381km
  5. Mercedes-Benz AMG EQS: 373km
  6. Mercedes-Benz EQE 300: 369km
  7. Jaguar i-Pace: 362km
  8. BMW i4 M50: 335km
  9. BMW iX40: 327km
  10. Porsche Taycan GTS: 318km