Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico? Cofundador da Tesla responde

Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico? Cofundador da Tesla responde

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 29 de Março de 2022 às 10h58
Saud Al-Olayan/Flickr

JB Straubel, que fundou a Tesla ao lado de Elon Musk, parece que resolveu revelar, finalmente, qual a resposta para uma das maiores dúvidas envolvendo de quem tem medo de comprar um carro elétrico: quanto tempo dura a bateria?

A resposta dada pelo executivo, aliás, é uma excepcional notícia para as pessoas que já têm, ou andam pensando em entrar no segmento que cresce dia após dia, até mesmo no Brasil. Afinal, até hoje, era praticamente consenso que a vida útil de uma bateria para carro elétrico teria, no máximo, oito anos de vida.

JB Straubel, no entanto, jogou essa máxima por terra e disse que, em sua visão, a bateria de um carro elétrico pode durar tanto que, pessoalmente, ele acha “menos provável que as pessoas coloquem uma bateria nova em um carro velho”:

“É uma coisa subjetiva, dependendo do objetivo das pessoas para o carro, mas acho que serão facilmente 15 anos na maioria dos casos. Acho que a duração da bateria provavelmente acompanhará a vida útil do veículo”, apostou.

Ex-executivo da Tesla projetou tempo real da vida útil da bateria de um carro elétrico (Imagem: Saud Al-Olayan/Flickr)

Ex-Tesla é expert em baterias de carros elétricos

A afirmação de JB Straubel pode revolucionar o mercado. Afinal, o executivo é uma das maiores referências quando o assunto é baterias de carros elétricos. Fruto de longos anos de experiência no desenvolvimento dos carros da Tesla, local em que permaneceu até 2019.

Atualmente, Straubel, que tem formação em engenharia, segue ligado ao setor em sua nova empresa, a Redwood Materials. Nela, o ex-executivo da Tesla participa do processo de reciclagem de baterias usadas de carros elétricos.

O engenheiro revelou que está reciclando anualmente entre 8 e 10 GWh, número suficiente para “centenas de milhares de carros”, e que está em tratativas com Ford e Volvo para também cuidar das baterias dos veículos da marca quando as baterias chegarem ao fim… após 15 anos de uso, provavelmente.

Fonte: Electrek

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.