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Preview Ford Maverick Hybrid | Consumo é principal atrativo da picape

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Maio de 2023 às 10h00

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
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A Ford apresentou nesta semana a nova Ford Maverick Hybrid, versão híbrida da sua picape intermediária. Lançada pelo mesmo preço da versão FX4, por R$ 244.890, essa caminhonete vem para tentar conquistar clientes que querem esse tipo de veículo, mas que consideram mais algumas coisas antes de comprá-lo, como o consumo e o nível de emissões.

Por sua faixa de preço, a Ford Maverick deve atrair clientes das versões a diesel da Fiat Toro, variantes de entrada de picapes médias e até de SUVs médios, como o Jeep Compass (nas versões diesel). Obviamente, existem diferenças claras entre a Maverick e esses produtos, mas, inegavelmente, seu grande mérito está no powertrain e a decisão de compra passa muito por esse detalhe.

O Canaltech viajou para o interior de São Paulo a convite da Ford e teve a oportunidade de passar algumas horas com a nova Maverick Hybrid para te contar como foi esse primeiro contato e dar alguns detalhes da experiência de uso.

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Ford Maverick Hybrid: Primeiras impressões

Logo no primeiro contato com a Ford Maverick Hybrid, percebemos algumas mudanças sutis em relação à versão FX4, lançada em 2022. O para-choque frontal ganhou uma nova peça preta e perdeu os ganchos de reboque, já que não há aptidão off-road (até pela tração 4x2). As rodas, por sua vez, são de 18 polegadas, enquanto as da variante FX4 são 17 polegadas.

No interior, no entanto, tudo segue igual. O mesmo acabamento, mesmos bancos, virtudes e falhas da versão FX4. O que muda, apenas, é o grafismo do cluster digital, que mostra, agora, o funcionamento do motor elétrico e como ele trabalha em confirmidade com o propulsor a combustão.

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Ao volante

A maior expectativa com relação à Ford Maverick Hybrid era relacionada ao seu powertrain, o mesmo que equipava o ótimo Ford Fusion Hybrid, só que com algumas melhorias. Na picape, o conjunto tem um propulsor 2.5 aspirado e a gasolina, com 165cv, aliado a outro elétrico de 128cv. O torque combinado é de 28,5 kgf/m e a potência combinada — e não somada — de 194cv. O câmbio, é bom lembrar, é um CVT especial para o uso em motores híbridos.

O funcionamento, na prática, lembra muito o de carros como o Toyota Corolla Cross, com o motor elétrico atuando em baixas velocidades, situações de pára e anda no trânsito ou em cruzeiro, na estrada. Entretanto, aqui há um desempenho mais do que satisfatório quando pisamos fundo. O torque imediato do motor elétrico compensa a ausência de um propulsor turbo, proporcionando arrandadas interessantes — principalmente no modo Esportivo.

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Nas retomadas, há força suficiente, mesmo que, na comparação direta com sua irmã 2.0 turbo, haja uma queda geral na performance. Mas é bom ressaltar: a proposta é dar ao consumidor uma opção melhor em termos de consumo. Nisso, a Maverick Hybrid brilha demais.

No trajeto de pouco mais de 100km, que mesclou cidade e estrada, nosso mostrador indicou a média de 17,1 km/l, melhor do que a própria Ford havia falado em uso misto, com algo na casa dos 14,6 km/l. Esses números são o que justificariam uma pessoa a trocar a Maverick FX4 pela Hybrid, porque os demais méritos e falhas são bem parecidos.

A dirigibilidade segue como um dos pontos fortes da Maverick, mesmo na versão híbrida. O balanço lembra um pouco o de um sedan e há o DNA da Ford bem sentido por ali, da mesma forma que observamos na F-150. A estabilidade também impressiona positivamente, apesar da ausência da tração integral. Curvas são bem seguras com a Maverick Hybrid.

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Penalidades graves

Assim como ocorreu com a Maverick FX4, a Hybrid traz o mesmo pacote de equipamentos. Em termos de conectividade, o Ford Pass Connect proporciona uma série de serviços e deixa a picape quase no mesmo patamar da Fiat Toro. A central multimídia Sync 3 é muito boa, mas não tem espelhamento sem fio.

Na segurança ativa e passiva, há algumas penalidades. Não há sensores de estacionamento, alertas de ponto cego e nem piloto automático adaptativo. Além disso, os retrovisores laterais são aproximados e incomodam nas manobras. São coisas que um cliente que pagar mais de R$ 240 mil em um carro certamente vai reclamar.

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Ford Maverick Hybrid: O que esperar da primeira picape híbrida do mercado?

A Ford Maverick Hybrid oferece um outro tipo de experiência se compararmos com a variante FX4. Mesmo sendo robusta, a ideia é de ser um carro realmente urbano, dando mais economia de combustível e autonomia. Há falhas em termos tecnológicos, mas o estilo e o desempenho podem compensar.

Ainda vamos passar mais tempo com a picape para trazer mais detalhes. Chegar com o mesmo preço do modelo turbo pode gerar dúvidas, deixando a decisão de compra muito atrelada à necessidade do cliente. O mérito inegável é: consumo muito baixo.

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Ford Maverick: Preços e versões

  • Ford Maverick Lariat FX4: R$ 244.890
  • Ford Maverick Lariat Hybrid: R$ 244.890