Preview Ford F-150 | A picape com coração de Mustang
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Lançada no início de fevereiro no Brasil, a Ford F-150 já pode ser considerada um sucesso de vendas. Segundo a Ford, seu modelo mais vendido nos Estados Unidos e no mundo já teve seus dois lotes iniciais esgotados por aqui, e a tendência é de que esse bom desempenho siga à medida que a montadora avança com o trabalho de divulgação.
Disponível em duas versões, a picape grande, ou full size, representa tudo aquilo o que a Ford pensa em termos de picapes e, por que não, de carros, já que, mesmo sendo um monstro de veículo, consegue ser confortável, gostoso de dirigir e extremamente tecnológico.
E tudo isso tem como destaque — se é que há somente um destaque nessa picape — o seu coração: o motor 5.0 V8 Coyote de 405cv e 56,7 kgf/m (o mesmo motor do Mustang), além de todo um sistema que deixa a caminhonete afeita ao que você precisa no momento.
O Canaltech foi ao campo de provas da Ford, em Tatuí/SP, e experimentou a Ford F-150 na pista e no ambiente off-road para te contar como foi a experiência.
Ford F-150: Primeiras impressões
O que esperar de uma picape grande americana? Luxo, potência e tecnologia, certo? Sim. Mas dá para dizer que a Ford leva isso muito a sério. Não é para menos: a F-150 é o carro mais vendido da montadora nos EUA e também no mundo. Isso, aqui no Brasil, não será possível, mas trazê-la é um acerto retumbante e há demanda para esse tipo de produto em nosso mercado.
O breve convívio com a F-150 em suas duas versões disponíveis ajuda a justificar seu sucesso. Ao entrar na cabine, somos recepcionados por um acabamento extremamente luxuoso e bem pensado, além do espaço abundante e dos toques tecnológicos que te convidam a explorar todos os recursos.
A central multimídia Sync 4 é nova e tem tela de 12 polegadas, resolução excelente e interface muito bem feita. Quando testarmos o carro por mais dias, contaremos tudo o que ela pode oferecer. Por isso, vamos tentar focar na experiência ao volante e como a tecnologia age quando a dirigimos.
Obviamente, estamos falando de um carro potente. A Ford F-150 tem o mesmo motor do Ford Mustang, um 5.0 V8 de 405cv de potência e 56,7 kgf/m de torque, compartilhando, também, o câmbio automático de 10 marchas. Só que esse conjunto, diferente do que acontece no muscle car, tem outro tipo de ajuste e mais modos de condução, tornando a experiência ainda mais versátil.
Na pista de testes da Ford, debaixo de muita chuva, sentimos tudo o que a F-150 é capaz de fazer quando pisamos fundo. Mas, além de toda a força e agilidade (o 0 a 100km/h é feito em 7,1s), a presença dos sistemas eletrônicos é um ponto que chamou a atenção e sentida a todo momento, principalmente em curvas mais complicadas e em alta velocidade.
Quando selecionamos o modo escorregadio, um dos 10 disponíveis, a picape, quando tentava sair de traseira nas curvas, era corrigida de maneira muito clara pelo sistema, mas também deixando com que nós a segurássemos ao volante. No modo esportivo, por sua vez, ela ficou mais solta e com pedais mais sensíveis, proporcionando mais violência nas acelerações e frenagens.
Suspensão muito confortável
A Ford tem um DNA de dirigibilidade e conforto sentidos em praticamente todos os seus veículos. Um Ford é gostoso de guiar, com direção direta e confortável, suspensão macia e que não deixa você tão solto, apesar de absorver muito bem as irregularidades do solo.
Mesmo sendo uma picape grande, a F-150 tem suspensão forte para levar trailers (o reboque supera as 3 toneladas), carga, mas, ao mesmo tempo, tem acerto de carro de passeio. Nos testes em terrenos acidentados, com lama, cascalho e paralelepípedos, não nos sentimos desconfortáveis ou cansados em nenhum momento, nem mesmo nas situações mais críticas, com as curvas fechadas e em alta velocidade nos testes na lama.
De novo: vale destacar como a eletrônica te ajuda a segurar o carro quando você pensa que ele está saindo do seu controle.
Design vale ser mencionado
A briga da Ford F-150 vai ser boa tanto com a RAM 1500 quanto com a vindoura RAM Limited — e não será apenas no luxo e equipamentos. O design da picape chama atenção, principalmente na versão Platinum, que transmite aquele sentimento de picapona americana, recheada de cromados. Na variante Lariat, a pegada é mais esportiva, porém igualmente bonita.
Ford F-150: O que esperar da picape grande?
A Ford F-150 justifica seu sucesso a todo momento. Seja no acabamento bem feito ou no acerto do motor V8 de Mustang, a picape chega para ficar e pode explorar um mercado com demanda reprimida muito forte, ansioso por modelos de porte grande para dominar as estradas pelo interior do Brasil.
Na cidade, seu uso deve ser complicado, mas ainda testaremos a picape com mais tempo em breve.
Ford F-150: Preços e versões
- F-150 Lariat: R$ 479.990
- F-150 Platinum: R$ 509.990