Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview Ford F-150 | A picape com coração de Mustang

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Abril de 2023 às 10h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Ford

Lançada no início de fevereiro no Brasil, a Ford F-150 já pode ser considerada um sucesso de vendas. Segundo a Ford, seu modelo mais vendido nos Estados Unidos e no mundo já teve seus dois lotes iniciais esgotados por aqui, e a tendência é de que esse bom desempenho siga à medida que a montadora avança com o trabalho de divulgação.

Disponível em duas versões, a picape grande, ou full size, representa tudo aquilo o que a Ford pensa em termos de picapes e, por que não, de carros, já que, mesmo sendo um monstro de veículo, consegue ser confortável, gostoso de dirigir e extremamente tecnológico.

Continua após a publicidade

E tudo isso tem como destaque — se é que há somente um destaque nessa picape — o seu coração: o motor 5.0 V8 Coyote de 405cv e 56,7 kgf/m (o mesmo motor do Mustang), além de todo um sistema que deixa a caminhonete afeita ao que você precisa no momento.

O Canaltech foi ao campo de provas da Ford, em Tatuí/SP, e experimentou a Ford F-150 na pista e no ambiente off-road para te contar como foi a experiência.

Ford F-150: Primeiras impressões

O que esperar de uma picape grande americana? Luxo, potência e tecnologia, certo? Sim. Mas dá para dizer que a Ford leva isso muito a sério. Não é para menos: a F-150 é o carro mais vendido da montadora nos EUA e também no mundo. Isso, aqui no Brasil, não será possível, mas trazê-la é um acerto retumbante e há demanda para esse tipo de produto em nosso mercado.

Continua após a publicidade

O breve convívio com a F-150 em suas duas versões disponíveis ajuda a justificar seu sucesso. Ao entrar na cabine, somos recepcionados por um acabamento extremamente luxuoso e bem pensado, além do espaço abundante e dos toques tecnológicos que te convidam a explorar todos os recursos.

A central multimídia Sync 4 é nova e tem tela de 12 polegadas, resolução excelente e interface muito bem feita. Quando testarmos o carro por mais dias, contaremos tudo o que ela pode oferecer. Por isso, vamos tentar focar na experiência ao volante e como a tecnologia age quando a dirigimos.

Obviamente, estamos falando de um carro potente. A Ford F-150 tem o mesmo motor do Ford Mustang, um 5.0 V8 de 405cv de potência e 56,7 kgf/m de torque, compartilhando, também, o câmbio automático de 10 marchas. Só que esse conjunto, diferente do que acontece no muscle car, tem outro tipo de ajuste e mais modos de condução, tornando a experiência ainda mais versátil.

Continua após a publicidade

Na pista de testes da Ford, debaixo de muita chuva, sentimos tudo o que a F-150 é capaz de fazer quando pisamos fundo. Mas, além de toda a força e agilidade (o 0 a 100km/h é feito em 7,1s), a presença dos sistemas eletrônicos é um ponto que chamou a atenção e sentida a todo momento, principalmente em curvas mais complicadas e em alta velocidade.

Quando selecionamos o modo escorregadio, um dos 10 disponíveis, a picape, quando tentava sair de traseira nas curvas, era corrigida de maneira muito clara pelo sistema, mas também deixando com que nós a segurássemos ao volante. No modo esportivo, por sua vez, ela ficou mais solta e com pedais mais sensíveis, proporcionando mais violência nas acelerações e frenagens.

Suspensão muito confortável

Continua após a publicidade

A Ford tem um DNA de dirigibilidade e conforto sentidos em praticamente todos os seus veículos. Um Ford é gostoso de guiar, com direção direta e confortável, suspensão macia e que não deixa você tão solto, apesar de absorver muito bem as irregularidades do solo.

Mesmo sendo uma picape grande, a F-150 tem suspensão forte para levar trailers (o reboque supera as 3 toneladas), carga, mas, ao mesmo tempo, tem acerto de carro de passeio. Nos testes em terrenos acidentados, com lama, cascalho e paralelepípedos, não nos sentimos desconfortáveis ou cansados em nenhum momento, nem mesmo nas situações mais críticas, com as curvas fechadas e em alta velocidade nos testes na lama.

De novo: vale destacar como a eletrônica te ajuda a segurar o carro quando você pensa que ele está saindo do seu controle.

Continua após a publicidade

Design vale ser mencionado

A briga da Ford F-150 vai ser boa tanto com a RAM 1500 quanto com a vindoura RAM Limited — e não será apenas no luxo e equipamentos. O design da picape chama atenção, principalmente na versão Platinum, que transmite aquele sentimento de picapona americana, recheada de cromados. Na variante Lariat, a pegada é mais esportiva, porém igualmente bonita.

Ford F-150: O que esperar da picape grande?

A Ford F-150 justifica seu sucesso a todo momento. Seja no acabamento bem feito ou no acerto do motor V8 de Mustang, a picape chega para ficar e pode explorar um mercado com demanda reprimida muito forte, ansioso por modelos de porte grande para dominar as estradas pelo interior do Brasil.

Continua após a publicidade

Na cidade, seu uso deve ser complicado, mas ainda testaremos a picape com mais tempo em breve.

Ford F-150: Preços e versões

  • F-150 Lariat: R$ 479.990
  • F-150 Platinum: R$ 509.990