Novo Toyota Prius faz média de consumo absurda em teste no Japão
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
O Toyota Prius segue impressionando após o lançamento da 5ª geração. O híbrido mais famoso da montadora japonesa agora é plug-in, ou seja, pode ter sua bateria recarregada na tomada. Com essa tecnologia, o sedan tem feito números de consumo absurdamente bons, beirando os 200 km/l.
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Quando testamos o Prius pela primeira vez aqui no Canaltech, ele ainda estava em sua quarta geração, sem a opção híbrida plug-in que já existia em outros mercados. Nesse período de avaliação, chegamos a fazer médias de 20 km/l, o que já é muito bom em se tratando de um híbrido convencional.
O novo Prius, porém, supera muito esse número. Segundo a Toyota, a 5ª geração do sedan conseguiu chegar em médias de 200 km/l, ou 0,5l a cada 100km. E tudo isso sendo muito mais potente e tecnológico quando comparamos com os modelos anteriores.
Essas médias, claro, foram obtidas em situações muito específicas e quase nunca serão a realidade no uso diário, que deve se aproximar da casa dos 35 km/l, segundo a própria montadora revelou no lançamento do carro há algumas semanas. Com sua bateria de 13,6 kWh, o Prius pode rodar até 95km no modo puramente elétrico e ultrapassar os 1.000km quando somado o alcance com o tanque de gasolina.
O conjunto mecânico que equipa a nova geração do Toyota Prius, aliás, é o mais potente e rápido de sua história. Agora ele é munido de um motor 2.0 aspirado a gasolina no eixo dianteiro que rende 148cv e um elétrico no eixo traseiro que dispõe de 160cv. A potência combinada é de 223cv, capaz de fazer o sedan ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos, ou seja, mais rápido que o novo Honda Civic e:HEV, que faz o percurso em 7,8s.
O novo Toyota Prius vem ao Brasil?
Segundo nosso colega Vágner Aquino, do Jornal do Carro, a Toyota já registrou o novo Prius no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), justamente na versão híbrida e na quinta geração.
Mas, em apresentação à imprensa que aconteceu em 2022 e que teve cobertura do Canaltech, a empresa disse que era improvável trazer esse modelo para cá porque não considera viável, por enquanto, um carro que precisa ser carregado na tomada.