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Hyundai aposenta dois SUVs icônicos no Brasil de uma só vez; veja quais

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Fevereiro de 2022 às 18h10

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Divulgação/Hyundai
Divulgação/Hyundai

A Hyundai confirmou que os SUVs médios ix35 e New Tucson serão descontinuados no Brasil. Produzidos na planta de Anápolis (GO), esses automóveis foram mais duas "vítimas" do Proconve L7, que determina as novas normas de emissões e ruídos em carros no país.

O Hyundai ix35 nada mais é do que a segunda geração do Tucson, SUV de muito sucesso no Brasil na primeira década dos anos 2000. A montadora coreana manteve ambas as versões à venda por aqui durante um bom tempo, algo que acontece desde 2013, no caso do ix35.

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Já o New Tucson, famoso no exterior, é a terceira geração desse SUV, ou seja, uma continuação natural do iX35, mas que foi, digamos, apagada por seu irmão de montadora. De porte parecido, mas bem mais requintado e ágil, esse foi um dos SUVs mais injustiçados o mercado nacional.

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Tanto ix35 quanto New Tucson já estavam com sua idade escancarada diante de rivais de porte semelhante, casos de Volkswagen Taos, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Até o fim de sua vida, o ix35 era equipado com o motor 2.0 aspirado de 167cv e 20,4 kgf/m de torque, o mesmo presente na antiga geração do Hyundai Creta. Mesmo sem muitas tecnologias embarcadas, era extremamente confiável e tinha ótimo espaço interno, sendo muito visado por famílias grandes.

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Já o New Tucson, que chegou ao Brasil em 2016, traz mais requinte à linha do SUV e um novo motor, o 1.6 turbo com os mesmos 167cv, mas ótimos 27 kgf/m de torque a 1.500rpm, o suficiente para fazer o carro ir de 0 a 100 km/h em apenas 9,1 segundos.

Tucson híbrido a caminho

O ix35 não terá substituto oficial, tendo sua parcela de clientes atendida pela versão topo de gama da nova geração do Hyundai Creta, equipada com uma versão melhorada do motor 2.0 aspirado da marca. Já o New Tucson deve voltar ao mercado brasileiro ainda em 2022, mas com uma versão híbrida, já presente na Argentina, por exemplo.

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Caso seja confirmado, o Tucson híbrido terá o mesmo motor 1.6 turbo, mas aliado a um propulsor elétrico que lhe garantirá potência de 230cv e 35,7 kgf/m de torque, trabalhando com um câmbio automático de seis marchas. O consumo, sempre na gasolina, será de 17,5 km/l.

Fonte: Motor1