GWM desacelera plano para ter 1ª picape híbrida plug-in flex do Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Poer Sahar, picape média que a GWM pretendia utilizar para inaugurar a fábrica da montadora em Iracemápolis, interior de São Paulo, continua confirmada para o Brasil, mas os planos iniciais sofreram alterações importantes, especialmente em relação à utilização do motor híbrido plug-in flex.
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Durante o bate-papo do presidente da GWM para o Brasil e a América Latina, James Young, com jornalistas brasileiros em Pequim, que também contou com Márcio Alfonso, diretor de Engenharia, e Alexandre Oliveira, Head de Vendas, algumas dúvidas foram esclarecidas.
O propulsor foi o centro das atenções. Segundo os executivos, a Poer chegará ao Brasil já com o powertrain híbrido, mas, a princípio, ele não será dotado da tecnologia flex. O motivo? Segundo a GWM, "seria bom ser o primeiro" (do mercado a lançar uma picape assim no mundo), mas “o mais importante é ser o melhor, senão, em algum momento, acaba se perdendo".
“A ideia da picape é ser híbrida plug-in flex, mas, primeiro, ela usará somente gasolina. Muitas adaptações precisarão ser feitas ao uso brasileiro, e não dá para tirar uma picape como essa da China e levar para o Brasil de um dia para o outro”, sintetizou Oliveira.
Eficiência diferente do Haval
Uma das perguntas sobre a vindoura picape Poer foi se a GWM acredita que a caminhonete conseguirá apresentar eficiência energética e economia de combustível próximas aos números entregues pelo Haval H6, SUV que é destaque do segmento.
Segundo os executivos, embora ela venha para o Brasil com a nova tecnologia Hi-4, composta por dois motores elétricos e um a gasolina (enquanto o flex não é desenvolvido), os números serão diferentes.
“A eficiência não dá pra ser igual, pois é um carro de outra classe, com sistema de tração robusto. Nossa meta de autonomia está muito próxima do diesel. Emissões, eficiência e autonomia”, resumiu Márcio Alfonso.
O modelo terá um design um pouco diferente no exterior, mas, na cabine, oferecerá o mesmo nível de conforto e equipamentos que presenciamos no modelo testado nas pistas de prova da fábrica da GWM.
Presidente pôs a mão na massa
Para ter a certeza de que a Poher Sahar chegará ao Brasil pronta para encarar Hilux, Ranger e, principalmente, a vindoura híbrida da BYD, o próprio presidente da GWM Brasil, James Young, encarou mais de 500 quilômetros de estrada cortando o interior de Goiás.
“Ele utilizou picapes e SUVs de outras marcas, rodou muito e conversou com clientes para fazer report, entender a concorrência. E foi aí que mudou de ideia sobre ajustes na suspensão da picape”, concluiu Oliveira, indicando que a Poher, pelo jeito, chegará por aqui “do jeito que o brasileiro gosta”.