Fiat Strada vai ganhar motor 1.0 turbo e novo design em 2023
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil e seu sucesso é justo. A Fiat acertou no design, equipamentos, aumentou seu porte e seguiu oferecendo a conhecida robustez para a picape compacta. Mas, de olho na chegada de novas concorrentes, como a Chevrolet Montana, a montadora italiana prepara novidades, como o motor 1.0 turbo e uma leve reestilização.
Lançada em 2020, a atual geração da Fiat Strada encantou o mercado e possui várias versões, que atendem a diferentes públicos. O diferencial, porém, são as variantes mais caras, com apelo voltado ao passeio e lazer, já que contam com motor mais forte, câmbio automático do tipo CVT e equipamentos de conforto e segurança interessantes.
Segundo o pessoal do Motor1 Argentina, os executivos da Stellantis por lá praticamente garantiram que a Strada vai receber o motor 1.0 do Fiat Pulse e do Fiat Fastback, que rende 130cv e 20,4 kgf/m de torque. A ideia é oferecer essa motorização nas variantes mais caras da picape, como a Volcano e a Ranch, atualmente equipadas com o 1.3 aspirado de 107cv.
Além disso, há a expectativa de que os modelos turbo da Strada também fiquem mais seguros, com a inclusão do pacote ADAS, presente, por exemplo, na irmã maior, a Fiat Toro. Esse movimento acrescentaria recursos como alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de saída e correção em faixa e comutação automática do farol alto.
A Fiat também deve efetuar o primeiro facelift da Fiat Strada, já que se passaram três anos desde seu lançamento na atual geração. Com a devida permissão para especular, podemos esperar uma aproximação no design da picape dos SUVs Fastback e Pulse, com retoques no pára-choque e conjunto óptico.
A expectativa é de que a nova Fiat Strada Turbo 200 chegue no segundo semestre de 2023.
Ofensiva em picapes
O grupo Stellantis deve ter mais lançamentos em picapes em 2023. Além da Fiat Strada Turbo 200, a empresa deve lançar a primeira picape média da Fiat em solo brasileiro, além de um modelo de porte semelhante com a marca RAM, esta mais voltada para o mercado de luxo.