BMW i4 M50 x Porsche Taycan Turbo S: qual é o melhor elétrico?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
BMW e Porsche são duas das principais marcas de carros do mundo e, apesar da rivalidade histórica, elas têm muitos pontos em comum além, obviamente, da origem alemã.
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Ambas são consideradas do segmento premium, têm em seus portfólios modelos clássicos, esportivos, híbridos e 100% elétricos. E é sobre dois desses carros “verdes” que falaremos nesse comparativo.
Colocaremos lado a lado o BMW i4 M50, primeiro modelo desenvolvido pela divisão Motorsport da marca, e o Taycan Turbo S, variante topo de linha da família elétrica Porsche, para descobrir qual é o melhor esportivo elétrico.
O comparativo será dividido em 5 “rounds”: design, desempenho, dirigibilidade, eficiência e tecnologia. Para cada um deles, serão atribuídos pontos: 3 para o vencedor, 2 para o perdedor e 1 para cada competidor no caso de empate.
Ao final de todos os “rounds” da disputa, os pontos de cada item serão somados para decretar, sob a visão do Canaltech, qual o melhor esportivo elétrico.
Vamos lá?
5. Design
O primeiro quesito da disputa entre o BMW i4 M50 e o Porsche Taycan Turbo S para definir qual o melhor esportivo elétrico é o design. Afinal, em carros com preços acima de meio milhão de reais, beleza é fundamental. E ambos têm isso de sobra.
Tanto o Taycan quanto o i4, cada um ao seu estilo, chamam a atenção. Ambos carregam o DNA de suas respectivas marcas e não deixam dúvidas, já no primeiro olhar, a qual “família” pertencem. Como gosto não se discute, ainda mais nesse caso, o round terminará empatado: 1 ponto para cada competidor.
4. Desempenho
Desempenho é o ponto-chave no duelo entre BMW i4 M50 e Porsche Taycan Turbo S. Ambos entregam ao condutor uma experiência que é praticamente impossível descrever em poucas palavras, e só quem já sentiu a “alma sair do corpo” ao acelerar carros elétricos potentes sabe do que estou falando.
Para não ser injusto no comparativo, vamos deixar as sensações de lado e definir o vencedor do round puramente pelos números oficiais de cada montadora, ok? Pelo lado do Taycan Turbo S, a marca informa que os 2 motores elétricos entregam, somados, 761 cv e impressionantes 107,1 kgf/m de torque.
O BMW i4 M50, por sua vez, também tem dupla motorização, mas que gera “apenas” 544 cv e 81 kgf/m de torque. Contra os números, não há argumentos: vitória do Taycan Turbo S, que leva 3 pontos ante 2 do BMW.
3. Dirigibilidade
Agora sim, mais do que os números, “entra em campo” a sensação que tive, representando o Canaltech, ao volante do Porsche Taycan Turbo S e do BMW i4 M50 para definir qual dos dois é o melhor esportivo elétrico. E, confesso, é difícil definir qual apresenta a melhor dirigibilidade.
Por ser mais potente e ter mais torque, o Taycan Turbo S leva vantagem nas saídas e retomadas, mas, de uma maneira geral, a tocada de ambos é igualmente prazerosa. No caso do Porsche, a ferocidade é deixada em segundo plano quando o modo Range é selecionado, e a “fera” de quase 800 cv se torna um carro “comum”.
O i4 M50, por sua vez, também se mostrou seguro e confortável tanto para uso urbano quanto em rodovias, muito por conta de tudo o que é entregue pela suspensão adaptativa a ar, desenvolvida pela BMW para esse modelo. Por isso, o mais justo é decretar empate e dar um ponto para cada um.
2. Eficiência
O penúltimo entre os 5 quesitos para definir qual o melhor carro esportivo elétrico diz respeito à eficiência. Por isso, mais uma vez, os números oficiais entrarão no jogo, mas não “definirão o placar”, já que a experiência do piloto, nesse caso, a minha, tem papel fundamental na decisão.
Os números indicam que o Taycan roda 278 km por ciclo (PBEV), graças às baterias de 93,4 kWh. Na prática, porém, o consumo foi bem maior, principalmente após os testes com controle de largada. Já o BMW i4, apesar da menor capacidade da bateria (80,7 kWh), entrega números bem próximos aos 335 km oficiais. Portanto, tanto pela versão oficial quanto pela experiência, 3 pontos para o i4 e 2 para o Taycan nesse quesito.
1. Tecnologias
Chegamos ao round final — e decisivo — para definir quem é o melhor esportivo elétrico. E ele abordará um ponto que, em carros elétricos, é tão importante quanto desempenho e eficiência: a tecnologia embarcada. Novamente, tanto Porsche Taycan Turbo S quanto BMW i4 M50 deram um show.
O Taycan Turbo S tem no conjunto de telas (4, no total), e na infinidade de ajustes que podem ser feitos com mínimos toques na central (inclusive altura do chassi). O ronco "falso" do motor, uma das tecnologias que mais chamaram a atenção no BMW i4 M50, também faz parte do pacote oferecido no Taycan e, diante desse cenário, o Turbo S fecha o quesito na frente, com 3 pontos ante 2 do BMW.
BMW i4 M50 ou Taycan Turbo S: qual é o melhor?
Depois de 5 rounds bastante disputados, chegou a hora de somar os pontos e decretar, sob a ótica do Canaltech, qual esportivo elétrico é melhor: BMW i4 M50 ou Porsche Taycan Turbo S.
Apesar de ambos terem se mostrado excepcionais, o placar final apontou vitória para o Porsche Taycan Turbo S, que somou 10 pontos contra 9 do BMW i4 M50. A decisão final, porém, é sua, canaltecher e, para isso, nada melhor do que saber os preços, não é mesmo? Então, vamos lá.
Em maio de 2024, os preços dos esportivos elétricos utilizados para esse comparativo são os seguintes:
- BMW i4 M50: a partir de R$ 636.950,00
- Porsche Taycan Turbo S: a partir de R$ 1.155.000,00
Vale pontuar que, no caso do Porsche, há outras variantes mais em conta. A de entrada, com menos recursos e menos potência que a Turbo S, por exemplo, parte de R$ 660 mil, preço mais compatível com o modelo da BMW.