10 carros mais icônicos da BMW
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Bayerische Motoren Werke, ou BMW para os mais “íntimos”, nasceu em Munique, na Alemanha, em 7 de março de 1916, mas, à época, não fabricava os carros que hoje, pouco mais de um século depois, estão entre os superesportivos do sonho de muita gente.
Inicialmente especializada em desenvolver motores para aviões militares, a BMW passou posteriormente a fabricar motocicletas e apenas em 1928 veio a estampar sua icônica logomarca no primeiro carro produzido pela empresa.
Desde então, a montadora de origem bávara se tornou referência no segmento automotivo e tem em seu portfólio uma infinidade de modelos que marcaram época.
Se você também é fã da marca, viaje conosco pelo túnel do tempo para conhecer os 10 carros mais icônicos da BMW.
10. BMW Dixi 3/15
Vamos abrir a lista de 10 carros mais icônicos da BMW com o modelo que deu início à gloriosa história da fabricante alemã: o Dixi 3/15, que a princípio saía das linhas de montagem da Dixi, comprada pela BMW em 1928.
Esse simpático modelo era ao mesmo tempo simples e eficaz. Dotado de um motor 4 cilindros, o Dixi 3/15 foi o primeiro carro do mundo a apresentar para-brisas com vidro temperado, acessório que evita a fragmentação em caso de quebra.
Ele ficou em linha entre 1929 e 1932.
9. BMW 507
Produzido entre 1956 e 1959, o BMW 507 faz por merecer um lugar na relação dos 10 carros mais icônicos da marca por uma série de razões. Uma delas é o fato de ter sido projetado para rivalizar, em pé de igualdade, com o Mercedes 300 SL, lançado em 1954.
O BMW 507 chegou ao mercado um ano depois, no Salão de Frankfurt, e chamou a atenção pelo seu conjunto mecânico, formado por um motor V8 de 3.2 litros e 150 cv de potência.
O conversível conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, e era capaz de alcançar 217 km/h de velocidade máxima.
Os números do BMW 507 são bastante impressionantes para a época em que foi desenvolvido.
8. BMW 1500
O BMW 1500 foi o primeiro carro da marca construído na plataforma Neue Klasse e, por conta disso, é considerado o modelo do qual todos, ou quase todos os carros da marca derivam, direta ou indiretamente.
Apresentado ao mundo no Salão de Frankfurt de 1961, o BMW 1500 nasceu das mãos dos projetistas Giovanni Michelotti e Wilhelm Hofmeister, e tinha nas linhas suaves e elegantes seu maior trunfo.
O BMW 1500 tinha sob o capô um motor 1.5 de 4 cilindros, que rendia ao motorista 75 cv de potência e velocidade máxima de 150 km/h. Números modestos se comparados aos dos modelos atuais, mas suficientes para a proposta de mercado do momento.
7. BMW 2002
O BMW 2002, ao contrário do que o nome indica, não foi lançado em 2002. O número faz referência à presença de um motor 4 cilindros de 2.0 litros em um carro de 2 portas.
Ele foi produzido entre 1973, também no Salão do Automóvel de Frankfurt, e se destacou por ser o primeiro entre os muitos icônicos carros da BMW a ostentar um motor turboalimentado sob o capô.
O BMW 2002 oferecia ao motorista 170 cv de potência e 24,8 kgf/m de torque. Segundo conta a história, o modelo alemão serviu de inspiração para diversos outros carros que, na década de 1970, venceram a tradicional prova 24 Horas de Nurburgring.
6. BMW 3.0 CSL
Se você é fã da BMW, certamente sabe da importância que a divisão Motorsport tem para a marca, mas talvez não tenha conhecimento de que o responsável pelo nascimento dos esportivos foi o 3.0 CSL.
Produzido entre 1971 e 1975, o BMW 3.0 CSL era um coupé de 4 lugares baseado na carroceria E9, e tinha como principal destaque o motor 3.0 de 6 cilindros.
Além disso, o BMW CSL ficou marcado por ter conseguido implementar uma sensível redução de peso aos modelos da linha, graças ao uso de um novo material.
A marca alemã adotou o alumínio como matéria-prima para confeccionar portas, capô e tampa do porta-malas. Com isso, reduziu o peso do modelo em quase 200 quilos.
5. BMW Isetta
Vamos abrir o top 5 de 10 carros mais icônicos da BMW com um modelo que provavelmente muita gente nem sabia que já foi produzido pela marca alemã.
Estamos falando do BMW Isetta (não confundir com o Romi Isetta), microcarro que ficou nas linhas de produção entre 1956 e 1962, ostentando um propulsor de 247 cc herdado de motocicletas, com apenas 1 cilindro e 13 cv de potência.
4. BMW M1
O BMW M1 também tem um lugar especial na relação por ter sido o primeiro carro da montadora alemã a ser produzido em série com um motor central.
A similaridade com modelos italianos, como os da Lamborghini, não é por acaso, já que o projeto, inicialmente, contaria com a colaboração entre as marcas. O esportivo M1 foi construído entre 1978 e 1981, e tinha motor 6 cilindros de 266 cv.
3. BMW Z8
Chegamos ao pódio com um dos carros que, sem dúvida, tem no adjetivo icônico sua melhor definição: o BMW Z8.
Imortalizado pelo personagem James Bond no filme 007: O Mundo não é o Bastante, o BMW Z8 conquistou o coração de famosos como Steve Jobs e Matthew Perry, o Chandler, de Friends, que foi dono de uma coleção de carrões.
2. BMW E30 M3
O BMW E30 M3 é, sem sombra de dúvidas, um dos carros mais icônicos não apenas da BMW, mas de toda a indústria automotiva. Não à toa, carrega consigo uma legião de fãs incondicionais desde que a 1ª geração foi lançada, há quase quatro décadas, no Salão de Frankfurt de 1985.
O E30, primeiro M3, tem em seu currículo o fato de ter sido o carro que mais vezes superou o Porsche 911 nas pistas de corrida. A 1ª geração contava com motor 2.3 16V de 4 cilindros, que produzia 195 cv de potência, e fazia dele um carro “ágil, divertido e com comportamento nobre”.
1. BMW i8
Deixamos o BMW i8 para fechar a lista de 10 mais icônicos da montadora alemã por uma razão simples: ele protagonizou um dos filmes da franquia Missão Impossível e mostrou, com o perdão do trocadilho, que não é impossível para um gearhead se apaixonar por um carro com propulsor eletrificado.
Lançado na Europa e nos Estados Unidos em 2014, o BMW i8 é um coupé estilo 2 + 2, que oferecia autonomia no modo elétrico de 24 quilômetros apenas, mas alcance combinado de até 520 km por carga.
O BMW i8 se mostrou tão empolgante que teve sua dirigibilidade comparada com a de esportivos da divisão M. A mídia especializada afirmou, há uma década, que o carro “abriu as portas para o futuro da empresa”.