10 carros mais famosos da Porsche
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Porsche é uma das marcas mais respeitadas e cobiçadas da indústria automotiva mundial. Desde seu nascimento real, em junho de 1948, com o roadster 356, muitos carros icônicos carregaram o lendário emblema por suas diferentes linhas e modelos.
A marca alemã é, desde sempre, sinônimo de luxo, esportividade, desejo e desempenho, e a história continua sendo escrita décadas depois de Ferdinand Porsche dar origem ao seu imortal legado.
Se você também é apaixonado pelos carros da Porsche, ajuste o assento em posição confortável e prepare-se. O Canaltech foi buscar, diretamente com os responsáveis pelo Museu da Porsche, na Alemanha, a seleção com os 10 carros mais famosos da marca.
10. Porsche Egger-Lohner C2 Phaeton
O 1º entre os carros mais famosos separados pelos integrantes do Porsche Museum nasceu antes mesmo da marca estampar seu logotipo em um carro de produção. Estamos falando do Egger-Lohner C2 Phaeton, considerado topo de linha em Eletromobilidade no Século 19.
O carro construído em 1898 por Ferdinand Porsche apresenta eixo de direção nas rodas dianteiras e um motor elétrico octógono. O nome deriva da carcaça fechada do motor de oito lados, que pesa apenas 130 kg, possui amortecedores e é suspensa e oscila em torno do eixo traseiro. A velocidade do carro é regulada por um controlador de doze velocidades com seis marchas à frente, duas marchas à ré e quatro níveis de frenagem.
“Quatro veículos baseados neste chassi são fabricados com diferentes construções de carroceria pelo fabricante vienense de carruagens Ludwig Lohner. Um deles ganhou o primeiro prémio numa corrida de 40 quilómetros no contexto do primeiro Salão Internacional do Automóvel de Berlim em 1899. O Egger-Lohner C2 Phaeton é a construção mais antiga de Ferdinand Porsche ainda existente”.
9. Porsche 356 Nº1
A lista de carros mais icônicos da Porsche não poderia ficar sem o 356 nº1, modelo que marcou o início da montadora como símbolo de carros esportivos em todo o planeta. A curiosidade é que o primeiro 356 da história não foi fabricado na Alemanha, e sim em Gmünd, na Áustria.
O 1º Porsche 356 fabricado tinha um motor de apenas 40 cavalos, herdado do Volkswagen Beetle, ligeiramente turbinado e montado na traseira, mas, mesmo assim, deixou impressões positivas por seu comportamento na pista, ágil, confortável e confiável nas curvas. Em meados da década de 1950, a marca passou a produzir seus próprios motores e, então, deu ao 356 versões mais potentes.
A produção passou de 52 para 369 unidades ao ano com o aluguel de um espaço na fábrica de carrocerias Reutter em Zuffenhausen, um subúrbio de Stuttgart. Foi neste ano também que a primeira unidade foi exportada para os Estados Unidos, a pedido de Max Hoffman.
8. Porsche 911
O Porsche 911 é um ícone da marca e, assim como os demais modelos nomeados com números de 3 dígitos, sinônimo de esportividade da montadora alemã. O “batismo” dele, porém, tem uma história curiosa.
A ideia inicial da marca ao lançar o modelo em 1964 era o de chamá-lo de “Type 901”. Foi assim, inclusive, que ele foi apresentado à época no Salão do Automóvel de Paris, um dos mais importantes do mundo.
Durante o evento, porém, a Peugeot reivindicou os direitos sobre o número e a Porsche, para não perder todo o projeto construído em cima do “1”, fez uma decisão estratégica de renomear o carro como 911, dando início ao nascimento de uma lenda.
A linha 911 do Porsche é uma das mais cobiçadas e badaladas entre os carros esportivos de todas as marcas, premium ou não. E não é por menos, já que é uma verdadeira obra-prima sobre rodas.
7. Porsche 917
O pessoal do Porsche Museum elencou entre os 10 mais famosos carros da montadora um modelo que é considerado pela marca como “uma lenda viva”, e já foi apelidado de “carro de corrida mais famoso de todos os tempos”.
O Porsche 917 foi apresentado ao mundo no Salão do Automóvel de Genebra, em março de 1969, e tem no currículo um histórico invejável.
A "lenda viva" construiu sua história por meio de incontáveis "bandeiras quadriculadas" na primeira posição, e elevou o nome da Porsche com vitórias em provas históricas do automobilismo, como os 1.000 km em Zeltweg, na Áustria, e as 24 Horas de Le Mans.
6. Porsche 956
O Porsche 956 finaliza a primeira metade da lista de 10 carros icônicos da marca elaborada pelos amigos do Porsche Museum por, de acordo com a visão dos responsáveis pelo espaço, “ser um carro esporte superlativo até os dias de hoje”.
O Porsche 956, assim como o 917, fez história nas pistas, e não nas ruas. Ele foi o primeiro carro da linha a usar a transmissão PDK de 5 velocidades, aliada a um sistema de injeção progressiva e a um motor de 2.6 litros, que dava ao bólido 620 cv de potência.
Segundo a marca, o Porsche 956 deu à marca todos os títulos do Campeonato Mundial de Carros Esportivos da FIA entre 1982 e 1984, além dos campeonatos de pilotos e de fabricantes em cada ocasião.
5. Porsche 959
Vamos abrir a segunda metade da relação de 10 carros mais famosos da Porsche com o 959, um “supercarro que é um ícone em tecnologia”, de acordo com os responsáveis pelo museu da marca alemã.
“O super Porsche 959 é a plataforma tecnológica por excelência, a engenharia automotiva de última geração e uma saudação móvel para o futuro. É também um enorme impulso para a imagem da Porsche”, diz a fabricante de luxo.
O Porsche 959 teve somente 292 unidades produzidas (e rapidamente vendidas) em 1985. O esportivo contava com motor biturbo de 6 cilindros e 450 cv, capaz de chegar do 0 absoluto aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Um show.
"O potente motor combinado com uma carroceria aerodinamicamente otimizada impulsiona o superesportivo a uma incrível velocidade máxima de 317 km/h — um recorde mundial para carros esportivos de produção na época", explica a marca.
4. Porsche 924/944/928/968
Os responsáveis pelo Porsche Museum pediram licença para juntar, em um único posto, quatro modelos de carros, pois, segundo eles, “sem o 924, o 944, o 928 e o 968 a Porsche não existiria hoje”.
Os modelos fazem parte do que a marca batizou de “Transaxle Era”, ou Era da Transmissão, na tradução livre. Tudo começou com o 924, carro esportivo sem precedentes, que apresentava motor na frente, transmissão na traseira e muito espaço.
Depois dele vieram mais três ícones na sequência, o 928, um Gran Turismo que encantou o mundo, o 944 e o 968. Segundo a Porsche, a era do transaxle contou com mais de 400.000 unidades produzidas, e teve direito até a uma exposição especial.
3. Porsche Tractor
Vamos abrir o top 3 de carros mais famosos da Porsche também com uma espécie de “licença poética” concedida aos amigos do museu da marca.
Afinal, foram eles, atendendo gentilmente a um pedido da reportagem do Canaltech, que selecionaram os modelos que, na visão da montadora, colaboraram para a Porsche se tornar referência mundial.
O modelo selecionado não é um carro, e sim um trator da marca Porsche, que na década de 1950 deu o ar da graça em uma feira agrícola em Frankfurt. Os tratores Porsche, como o Ap17, tinham motores com 1, 2, 3 ou 4 cilindros refrigerados, e hoje são considerados itens de colecionador.
2. Porsche Cayenne e Porsche Macan
O segundo lugar entre os 10 carros mais icônicos da Porsche também está dividido entre dois modelos, mas a explicação é bastante válida: ambos são representantes do segmento dos SUVs e ajudaram a marca alemã a se reinventar em meio à concorrência.
Lançado em 2002, o Cayenne, nome que tem origem na pimenta mexicana, chegou ao mercado para, segundo muitos historiadores, “salvar”, ou melhor, “apimentar” as contas da empresa, ao se tornar um dos modelos mais vendidos da marca até hoje.
O Macan, por sua vez, vem da palavra de origem indonésia que significa “tigre”, e é um modelo que reúne ferocidade e elegância e, por isso, hoje é considerado um dos SUVs compactos mais esportivos do mundo.
Vale lembrar que tanto o Porsche Cayenne quanto o Macan já contam com versões eletrificadas em seu portfólio. O segundo, inclusive, deixará de vender versões a combustão na Europa, por exigência da União Europeia.
1. Porsche 911 Turbo
Vamos fechar a lista de 10 carros mais famosos da Porsche com o modelo que é considerado pela própria marca como o número 1: o 911 Turbo, que em 2024 completa 50 anos de vida.
O modelo chegou a ser vendido nos Estados Unidos como Porsche 930, e tem várias curiosidades históricas, como o fato de ter sido o carro mais caro da montadora no planeta e, também, o mais rápido de rua entre todos os esportivos à venda na Alemanha.
A Linha 911 é a principal da Porsche em todo o mundo e reúne seus principais carros esportivos. Por aqui, temos modelos com várias motorizações e estilos de carroceria, que podem ir desde o modelo Carrera, que são os mais potentes, até a Targa, caracterizadas pelo teto diferente das demais.