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10 carros ótimos que não são vendidos no Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Hyundai
Divulgação/Hyundai

O mercado de carros no Brasil está cheio de excelentes opções, desde as mais simples, os chamados carros de entrada, até as mais luxuosas, que fazem parte do segmento denominado premium.

Marcas alemãs, britânicas, francesas, japonesas, italianas e, ultimamente, chinesas, têm em seus line-ups amplos leques de modelos e versões à disposição do consumidor apaixonado pelo mundo sobre 4 rodas.

Mesmo assim, há em outros países uma incontável seleção de ótimos carros que não são vendidos no Brasil, algumas vezes por decisão exclusiva da montadora, outros pelo fato de o mercado já estar saturado de opções para tal segmento.

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Independentemente dos motivos pelos quais não foram lançados por aqui, há pelo menos 10 carros que merecem destaque e, por isso, foram separados em uma lista pelo Canaltech. Confira a seguir.

10. Chevrolet Monza

Produzido por aqui de 1982 até 1996, o Chevrolet Monza é um dos mais icônicos carros da história da General Motors. Ele permanece vivo na Ásia, onde ganhou sua última reestilização em 2022, para se tornar mais moderno e tecnológico, predicados que lhe asseguram um lugar na lista de 10 ótimos carros que não são vendidos no Brasil.

O Monza certamente faria sucesso se fosse lançado novamente no Brasil com as configurações atuais: ele conta com motorização híbrida, formada por um propulsor 1.3 turbo eletrificado e um sistema híbrido leve de 48 volts, no qual o alternador é substituído por um pequeno motor elétrico. Tal composição entrega ao condutor 163 cv de potência e 23,4 kgfm de torque.

Há também uma variante tradicional, a combustão, formada por um motor 1.5 aspirado e um câmbio automatizado de 6 marchas. Nesta mais simples, o carro oferece potência de 114cv e torque de 14,3 kgf/m.

9. Opel Corsa

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Não se deixe enganar pelo nome: o Opel Corsa já fez, sim, parte da linha GM, mas deixou de ser “irmão” do Monza e agora faz parte da família Stellantis. Assim como o sedan, o Corsa foi produzido no Brasil por um longo período (1994 a 2012), mas saiu da linha da montadora por ter se tornado ultrapassado.

No exterior, porém, ele segue como um dos ótimos carros à venda, e é oferecido em quatro versões diferentes. O Opel Corsa é construído na mesma plataforma do Peugeot 208, um dos melhores hatches à venda no Brasil (e, talvez por isso, não tenha vindo pra cá), e tem três configurações diferentes de motor: 1.2 aspirado, a gasolina, de 75 cavalos, 1.2 turbo, também a gasolina, que oferece 100cv de potência, e 1.5 turbodiesel.


8. Dodge Challenger

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O terceiro entre os ótimos carros que não são vendidos no Brasil é também um modelo que faz parte da família Stellantis: o Dodge Challenger. Houve boatos de que a montadora estaria pensando em trazer o muscle car para cá, mas o aumento da pressão por modelos eletrificados, com motores mais eficientes, enterrou a ideia.

O Challenger seria um sucesso no Brasil por aliar três características que todo gearhead ama: beleza, potência e desempenho (além do ronco do motor V8, claro). O esportivo é vendido lá fora em duas versões — Scat Pack e SRT Hellcat.

A mais “simples” tem sob o capô motor V8 6.4, com 491 cv de potência e torque de 65,6 kgfm. Equipado com tração traseira, pode chegar de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos. A variante mais nervosa carrega um motor V8 6.2 Supercharged com impressionantes 717 cv de potência e torque de 89,8 kgfm.

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7. Ford Puma

O Ford Puma tem sobrenome de carro que já foi símbolo de ostentação no Brasil, mas nenhuma relação com modelos como a Puma GTB, esportivo que encantou multidões nas décadas de 1970 e 1980, graças ao motor Chevrolet de 4.1 litros que tinha sob o capô .

O “novo Puma” é um verdadeiro sucesso fora do Brasil e também poderia brilhar por aqui. O Ford Puma 2023 tem uma nova versão, a ST, que está estreando o motor 1.0 EcoBoost com um sistema híbrido leve, capaz de gerar 170cv e 25 kgf/m de torque.

O Ford Puma não foi lançado no Brasil muito por conta do nome já ter sido registrado por outra montadora, como dissemos. Apesar disso, serviu de inspiração para um SUV que fez história por aqui: o Ford EcoSport, que saiu de linha em 2021.

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6. Nissan Qashqai

O SUV de nome estranho da Nissan não foi lançado no Brasil por um motivo muito simples. A montadora japonesa preferiu apostar em uma nova geração do Kicks, que caiu no gosto popular e vem galgando posições na lista dos mais vendidos do Brasil.

O Qashqai, porém, segue como um dos ótimos carros fora do Brasil, e seus pontos positivos estão no acabamento interno, nos acessórios e no motor e-power, híbrido que pode estar presente na próxima geração do Kicks.

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5. Hyundai Santa Cruz

A Hyundai, que recentemente confirmou a chegada do Palisade ao Brasil (ainda na geração antiga), bem que poderia acrescentar ao pacote de novidades previsto para os próximos anos a picape Santa Cruz.

Em um reino dominado pela Fiat Toro, essa picape intermediária chegaria para fazer barulho, tanto por seu porte imponente quanto por suas especificações. Os destaques ficam por conta do motor 2.5 com 4 cilindros em linha, que gera 191cv de potência, e para o visual inspirado na nova geração da Tucson.

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4. Kia Seltos

Todos sabem que a Kia e a Hyundai são empresas “irmãs”, certo? Talvez por isso o grupo que comanda as marcas sul-coreanas não tenha pensado em trazer para o Brasil o ótimo Kia Seltos.

O SUV é um “parente distante” do Hyundai Creta, mas com um visual bem mais agradável aos olhos do que o do modelo que é (bem) vendido por aqui. O Kia Seltos tem uma versão dotada de motor 1.6 turbo de 198cv que certamente daria trabalho aos líderes do segmento se viesse ao Brasil.

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3. Corsa Electric

Vamos encerrar a lista de 10 ótimos carros que não são vendidos no Brasil exclusivamente com modelos elétricos. E o primeiro deles é o Corsa Electric, que tem nome parecido com o modelo já citado da Opel, mas é um carro diferente e recém-reestilizado.

Antes chamado de Corsa-e, o hatch agora tem duas opções de motorização, ambas com propulsores elétricos. A atual, com 136cv de potência, permanece, mas com uma autonomia estendida para até 357 km no ciclo WLTP. A novidade é a versão com 156cv de potência e 26,5 kgf/m de torque, que poderá fazer o hatch rodar até 402 km por carga.

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2. Tata Tiago

Um outro excelente — e barato — carro elétrico vendido fora do Brasil e que faria sucesso por aqui é o Tata Tiago. O modelo indiano da Tata Motors tem bateria de 24 kWh, que oferece alcance de até 315 quilômetros por carga.

Em termos de tecnologia, o simpático elétrico conta com tecnologia de ponta, com direito a um aplicativo que dá controle total sobre o carro, tanto por smartphone quanto por smartwatch. Lá fora, o Tata Tiago custa o equivalente a R$ 53 mil.

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1. GM-Wuling MINI EV

Fechando a lista de 10 ótimos carros que não são vendidos no Brasil está um dos elétricos mais emplacados da China: o Wuling Hongguang MINIEV, ou GM-Wullin MINIEV, produzido pela subsidiária da General Motors na China.

Apesar das dimensões modestas (1,49m de largura, 1,62m de altura e distância entre-eixos de 1,94m) e do motor nada potente, de apenas 27 cavalos e 8,6 kgfm de torque, o preço seria o grande atrativo: R$ 24,5 mil na conversão direta. A autonomia oferecida é de apenas 120 quilômetros, o que o tornaria exclusivamente voltado para o uso urbano.