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Subcompacto elétrico "baratinho" segue líder de vendas na China

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Outubro de 2021 às 13h30

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Divulgação/GMWulling
Divulgação/GMWulling

O mercado automotivo chinês é o maior do mundo e certamente dita algumas regras que, possivelmente, veremos em outras praças pelos próximos meses e anos. Segundo levantamento do mês de setembro, a China bateu recorde de vendas de carros elétricos ou que possuem bateria como forma de abastecimento, como os híbridos plug-in e leves. Ao todo, foram 355 mil emplacamentos, 24% a mais do que no mês de agosto e 170% a mais quando comparado com o mesmo período em 2020.

Em números brutos, os carros eletrificados chineses já somam 2 milhões de unidades em 2021, o que significa uma participação de 13,3% do mercado. Desta porcentagem, 10,8% são de carros essencialmente plug-in, ou seja, os 100% elétricos, enquanto o restante se divide entre os já mencionados híbridos plug-in, como o Volvo XC60 e o VW Golf GTE; ou híbridos leves, como o Toyota Corolla.

Entre os modelos mais vendidos estão o subcompacto Wuling Hong Guang MINI EV, que somou 35.169 emplacamentos em setembro, mais de 2 mil com relação ao segundo colocado, o SUV Tesla Model Y, com 33.033. O Tesla Model 3, que durante um bom tempo foi o carro elétrico mais vendido da China, aparece em terceiro lugar, com 19.120. Já entre as marcas, mesmo sem colocar nenhum modelo no top 3, a BYD, que vai vender carros elétricos no Brasil, foi a marca com maior participação no segmento, com 17%.

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O subcompacto MINI EV é fruto de uma joint-venture formada pela General Motors e a Wullin. O modelo ostenta 1,49m de largura, 1,62m de altura e distância entre-eixos de 1,94m, além de ter um motor de 27cv e 8,6 kgf/m de torque com duas variações de autonomia: 120 quilômetros e 6,5 horas para recarga total; e 170 quilômetros no mesmo sistema de abastecimento, mas com 9 horas para reabastecimento. Toda essa pujança sai por aproximadamente R$ 26 mil, podendo chegar a R$ 35 mil com opcionais.

Segundo o pessoal do InsideEVs, se o ritmo de vendas na China for mantido, os carros eletrificados serão mais de 3 milhões até o final do ano. 

Veja o ranking de carros elétricos mais vendidos na China em setembro:

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  • Wuling Hong Guang MINI EV: 35.169
  • Tesla Model Y: 33.033
  • Tesla Model 3: 19.120
  • BYD Qin Plus PHEV: 15.164
  • BYD Song Pro / Plus PHEV: 10.278
  • BYD Qin Plus EV: 8.396
  • Changan Benni EV: 7.968
  • BYD Han (BEV): 7.796
  • GAC Aion S: 7.679
  • XPeng P7: 7.512

Fonte: InsideEVs