Carros eletrificados serão maioria no Brasil até 2030
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Apesar de alguns ainda torcerem o nariz, a eletrificação dos carros é, como previu o presidente da JAC Motors há algum tempo, um caminho sem volta no Brasil. Pelo menos foi isso o que mostrou um estudo recente da Bright Consulting, consultoria especializada nesse nicho de mercado.
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De acordo com os números compilados pela empresa, a produção de carros 0km eletrificados — híbridos ou elétricos puros — no país seguirá galgando degraus até o fim da década, quando chegará ao topo e se tornará maioria no mercado.
A Bright Consulting previu que os carros eletrificados novos representarão 58% dos modelos à venda no Brasil em 2030, com a maior oferta de marcas e modelos voltada para os híbridos leves: 32,5%.
Os carros elétricos puros, por sua vez, terão uma fatia de 10% do total dos carros novos à venda no Brasil. Um crescimento muito interessante, tendo em vista que hoje eles representam cerca de 2% do que é oferecido ao consumidor no mercado nacional.
“Invasão chinesa” será chave para crescimento
A previsão da Bright Consulting sobre os carros eletrificados se tornarem maioria entre os novos no Brasil a partir de 2030 foi baseada em uma série de números e informações sobre investimentos futuros das montadoras no Brasil.
Entre os muitos números analisados estão os de marcas chinesas como BYD e GWM, que devem dar início à produção nacional de seus carros ainda em 2024, provavelmente com preços ainda mais competitivos e maior oferta de peças de reposição.
Estão previstos investimentos na casa de R$ 100 bilhões no segmento de carros eletrificados no Brasil até o fim da década e, além das chinesas já citadas, gigantes como Volkswagen, Renault e Stellantis também colocarão novas cartas na mesa.