BYD vai começar a fabricar carros na Bahia ainda em 2024
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A BYD resolveu antecipar para 2024 a inauguração da fábrica em Camaçari, na Bahia. Os excelentes resultados de seus carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro fizeram a marca aumentar o aporte no país para R$ 5,5 bilhões e, com o novo plano, dar início à produção na antiga planta da Ford ainda neste ano.
- Como o BYD Dolphin mexeu com o mercado de carros elétricos no Brasil?
- 5 carros que a BYD lançará no Brasil até 2025
Antes de "ligar a chavinha" e colocar as esteiras para rodar, porém, a montadora chinesa dará início à construção de cinco prédios residenciais dentro do complexo industrial. A ideia da BYD é abrigar os cerca de 4.500 funcionários que trabalharão na fábrica no local e, assim, melhorar a qualidade de vida de todos.
A fábrica em Camaçari será a maior planta da BYD fora da China e estará situada em um complexo de 4,6 milhões de metros quadrados. O parque industrial terá, além da própria planta e dos prédios residenciais, pistas de testes, galpões e muito mais, em um total de 26 novas instalações.
Quais carros serão produzidos pela BYD no Brasil?
Apesar de não haver confirmação oficial por parte da marca, os dois primeiros carros a entrar nas esteiras da fábrica da BYD do Brasil deverão ser os mais populares da montadora no Brasil: o Dolphin e o Dolphin Mini.
O Dolphin é o líder disparado em vendas do segmento de carros elétricos, enquanto o Dolphin Mini, recém-chegado por aqui, também deve acumular recorde de emplacamentos, apesar de ter sido anunciado por um valor acima do esperado.
Além da dupla, a BYD já havia confirmado também que vai nacionalizar a produção do Song Plus DM-i, híbrido que briga mês a mês com o Haval H6, da GWM, pelo posto de mais vendido do segmento.