Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BYD King l Sedan híbrido rival do Toyota Corolla já está no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Maio de 2024 às 16h29

Link copiado!

Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

O BYD King, sedan hibrido que vem sendo apontado como futuro "pesadelo" para o Toyota Corolla, já está no Brasil. Os amigos do Motor1 flagraram as primeiras unidades do modelo chinês desembarcando do navio da montadora no Porto de Suape, em Pernambuco, em um indício claro de que o lançamento do modelo em nosso mercado está mais perto do que imaginávamos.

O BYD King foi um dos modelos que a reportagem do Canaltech viu de perto durante a cobertura do Salão do Automóvel de Pequim 2024 e o colocou em uma relação de carros que poderão lançados por aqui em um futuro próximo.

A ideia de utilizar o Porto de Suape para trazer o King ao Brasil surgiu depois que o Ibama implementou no país a chamada Operação Tartaruga, que tem aumentado o prazo de liberação da licença ambiental para carros importados novos que chegam ao país de 8 para 20 dias.

Continua após a publicidade

Os primeiros comentários sobre a possível vinda do BYD King ao Brasil surgiram já em 2022, ano em que o Destroyer 05, sedan que originou o modelo, recebeu registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

BYD King pode assustar o Corolla?

Agora que chegou ao Brasil e está próximo do lançamento, a pergunta que não quer calar é simples: o BYD King tem mesmo especificações suficientes para destronar o Toyota Corolla, há tempos o sedan médio mais vendido do Brasil? A resposta, pelo menos com base nos números, é péssima para o representante japonês.

De acordo com a BYD, o King, que é 15 centímetros mais comprido que o rival (4,78 m x 4,63 m), mas tem apenas 1 centímetro a mais de entre-eixos (2,71 m x 2,70 m), terá em seu sistema híbrido a grande arma para ganhar os fiéis consumidores do Corolla. Ele é o mesmo que equipa o Song Plus DM-i, SUV que briga com o GWM Haval H6 pelo posto de mais vendido em seu segmento no Brasil.

O powertrain do BYD King é composto por um motor 1.5 a combustão e um elétrico, que entregam, juntos, 204 cv de potência ao motorista, e trabalham em companhia de uma bateria de 8,3 kWh, capaz de dar ao sedan autonomia elétrica de até 50 quilômetros.

O Toyota Corolla, por sua vez, mantém-se no topo do mercado com um sistema híbrido convencional, formado por um motor 1.8 a combustão e uma bateria de 1,3 kWh que é recarregada durante as frenagens. A potência máxima é de 122 cv e não há autonomia para andar exclusivamente no modo elétrico.

Continua após a publicidade

Fonte: Motor1