GWM Haval H6 | Qual versão vale mais a pena?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O GWM Haval H6 tem em sua linha Premium uma versão híbrido leve (HEV) do SUV, que não precisa ser recarregada na tomada, e uma híbrido plugin (PHEV), que faz uso de estações de recarga para alimentar a bateria de 34 kWh do sistema.
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A variante GT, esportiva da família, também se encaixa no segmento PHEV e, vez ou outra, precisa de uma “tomadinha amiga” para, literalmente, recarregar as baterias.
A mais simples e, portanto, mais barata, é a HEV. E ela mostrou, durante o tempo que passou nas mãos do Canaltech, que a GWM entendeu o mercado brasileiro e projetou o SUV para realmente se posicionar como um digno líder de mercado.
Além de ter um pacote de equipamentos com itens de alta tecnologia, como os radares frontais que identificam com precisão qual o tipo de veículo que está à frente (carros, motos ou caminhões), o Haval H6 HEV também tem uma condução digna de elogios.
Ele alia a eficiência do powertrain composto por um motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico, que rendem 243cv e 54 kgf/m de torque, com a agilidade dos modelos puramente elétricos.
Vale lembrar também que a bateria do sistema, de 1,6 kWh, não dá ao carro autonomia para rodar apenas no modo elétrico. Ela serve somente para auxiliar o motor a combustão em situações específicas.
Consumo da versão GT impressiona
As versões PHEV, ou pelo menos a GT, com a qual passamos mais tempo, por sua vez, foram melhor nos testes com o Canaltech. Não foi possível mensurar o consumo exato da Premium, já que o contato com ela foi rápido, no evento de lançamento realizado no Rio de Janeiro.
A GT, que compartilha do powertrain formado por um motor turbo 1.5 a combustão e dois elétricos, montados um em cada eixo, por sua vez, apresentou números bem próximos dos oficiais divulgados pelo Inmetro, na casa dos 23,8 km/l em percursos mistos.
O número é impressionante, principalmente se levarmos em conta que o GWM Haval H6 GT mede 4.727 mm de comprimento e pesa mais de duas toneladas — 2.050 quilos, para ser bem exato.
A variante HEV, que não utiliza tomada para recarregar, por sua vez, ficou aquém do esperado no quesito consumo. Nos testes com a reportagem do Canaltech, essa versão do SUV híbrido apresentou médias de 9 km/h e 12,4 km/l na cidade e na estrada, respectivamente.
Ótimo desempenho em toda linha
O desempenho das três versões do GWM Haval H6 se mostrou excelente, independentemente da configuração escolhida. Tanto a variante mais simples quanto as mais potentes têm atributos suficientes para agradar ao consumidor que preza por design e economia, mas não abre mão de potência, agilidade e boa dirigibilidade.
As versões PHEV, mais potentes e com mais torque (393cv e 77,7 kgf/m), obviamente, levam vantagem no “mano a mano” contra a variante de entrada, que oferece 243cv e 54 kgf/m, respectivamente. A diferença em potência, porém, também é sentida no preço, que é bem superior nos dois últimos modelos.
Qual Haval H6 vale mais a pena?
O intuito dessa reportagem é mostrar a você, que está interessado em comprar um Haval H6, qual das versões do SUV híbrido da GWM vale mais a pena. E a resposta vai muito de acordo com o que você quer do carro e, claro, quanto quer pagar por isso.
A versão de entrada, HEV, tem a praticidade de não precisar utilizar a tomada para recarregar o sistema, algo que agrada a muita gente. Outro ponto positivo é o preço, o mais baixo do trio: R$ 214 mil sem teto solar, ou R$ 224 mil com o acessório.
A variante Premium PHEV parte de R$ 269 mil, e custa R$ 10 mil a mais se o cliente optar pelo modelo com teto solar. Por R$ 55 mil (ou R$ 65 mil) extras, ele leva para casa um SUV muito mais potente e eficiente, além de poder rodar até 170 quilômetros apenas no modo elétrico, algo que o HEV não faz.
O design de ambas, porém, é o mesmo, então o alto investimento extra talvez precise ser repensado, principalmente se você não precisa de tanta potência para dar conta das tarefas do dia-a-dia.
No caso da versão GT, no entanto, a coisa muda de figura. O preço é bem mais alto (R$ 315 mil), mas o modelo já vem com teto solar de fábrica, tem visual diferenciado e um 0 a 100 km/h de tirar o fôlego (4,9 segundos). Ele custa R$ 46 mil a mais que a Premium PHEV, mas o cliente que olha para o GT sabe que o procura, e vai encontrar nessa versão.
Em resumo, todas as variantes do GWM Haval H6 têm seus méritos, e o público brasileiro já percebeu isso. Não à toa, na somatória das três versões, o SUV chinês deixou para trás concorrentes de peso do segmento, e tomou a liderança do badalado Toyota Corolla Cross.