Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você sabia que a Toyota tem uma fábrica secreta?

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Abril de 2024 às 09h15

Link copiado!

Reprodução/Mark Riccioni, Top Gear
Reprodução/Mark Riccioni, Top Gear
Tudo sobre Toyota

A fábrica da Toyota em Sorocaba, no interior de São Paulo, não é segredo para ninguém. Vocês, inclusive, já conheceram o local graças a um convite da montadora à reportagem do Canaltech. O que poucos sabem, porém, é que a marca tem uma “fábrica secreta” — ou quase isso.

A Toyota Gibraltar Stockholdings (TGS) é uma planta localizada no estreito de Gibraltar, território que separa a Europa da África e fica localizado na Espanha, mas que pertence à Grã-Bretanha.

A fábrica secreta da Toyota é, na verdade, uma unidade de conversão/distribuição. E ela tem uma série de peculiaridades que a diferenciam das demais instalações da montadora japonesa. A começar pela cor dos carros que são produzidos por lá: todos, sem exceção, são brancos.

Continua após a publicidade

O motivo para essa particularidade é bem simples (e nobre). É lá que carros clássicos da Toyota, como o Land Cruiser 70, ou uma caminhonete Hilux, totalmente “pelada” de equipamentos, são modificados para atender a uma série de ações, especialmente as humanitárias.

Como é a fábrica secreta da Toyota?

A TGS é uma instalação subterrânea ao melhor estilo bunker, com capacidade para armazenar 1.000 carros da Toyota por vez. Eles não são efetivamente fabricados lá, mas é no “esconderijo” da marca que os carros são preparados para suas missões. E o termo adequado para isso é, sim, “missão”.

Os carros brancos preparados na fábrica secreta da Toyota servem tanto à Organização das Nações Unidas (ONU) quanto às ONGs e instituições espalhadas pelo mundo. O objetivo comum é auxiliar no combate à fome, preservação ambiental e animal, retirada de minas terrestres e erradicação de doenças.

Em entrevista para o site Top Gear, Jonathan Gourlay, presidente da fábrica secreta da Toyota, explicou brevemente o porquê a TGS é tão importante, mesmo se especializando em tornar os carros “menos modernos”, ou seja, caminhando na contramão do que o cliente normal busca.

“Na verdade, não pensamos neles como carros. Você pode pensar, como eu, que o Land Cruiser Série 70 é totalmente legal e quer muito um, mas o legal não desempenha nenhum papel aqui”, explicou.

Continua após a publicidade

Segundo Gourlay, mais importante do que o carro ser “legal” é ele ser funcional. E é isso o que a TGS entrega aos órgãos que solicitam seus serviços. “Oferecemos aos nossos clientes uma ferramenta que faz um trabalho, seja alimentando crianças ou entregando medicamentos”.

Por que a fábrica é em Gibraltar?

A escolha de Gibraltar como sede da fábrica secreta da Toyota não foi ao acaso. A localização geográfica do território é perfeita para quem precisa de um ponto central de distribuição com fácil acesso a várias rotas.

Continua após a publicidade

Apesar de não ser uma empresa offshore, a TGS libera os carros da Toyota com documentos de trânsito tipo T1. Isso permite que os veículos rodem entre as áreas alfandegárias livremente, até o pagamento do devido imposto apenas no destino.

Segundo o presidente da fábrica secreta da Toyota, essas facilidades fazem com que instituições como Médico sem Fronteiras e outras focadas em atendimento à população carente ou em meio às guerras, como a travada entre Rússia e Ucrânia, possam pagar preços menores pelos carros e, assim, cumprir bem suas missões.