Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 muscle cars mais icônicos da história

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Abril de 2023 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

Os muscle cars surgiram nos Estados Unidos, mas possuem fãs em todo o mundo e não é para menos. Aqui temos carros essencialmente brutos, potentes, com design musculoso, motores barulhentos e muita esportividade.

Nomes como Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Dodge Challenger são alguns dos mais famosos, mas, ao longo da história, outros tantos foram lançados e apaixonaram entusiastas pelo mundo.

Com isso em mente, o Canaltech separou uma lista especial com 10 muscle cars icônicos da história. Confira!

Continua após a publicidade

10. Pontiac GTO

Considerado por muitos o primeiro muscle car da história, o Pontiac GTO teve várias versões fábricadas entre os anos de 1963 e 1974, com um retorno triunfal entre 2003 e 2006. A marca da General Motors trabalhou bem esse bólido, tanto que ele é lembrado até hoje como um dos melhores modelos dessa categoria.

Um dos modelos mais emblemáticos do Pontiac GTO é o 1964. Ele era equipado com um motor 6.4 V8 de 329cv, capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. O mais curioso é que esse carro surgiu como um pacote opcional do então Pontiac LeMans.

9. Dodge Charger

Lançado em 1966, o Dodge Charger foi criado para competir com modelos icônicos da época, como o Ford Mustang e o Chevrolet Chevelle. Desde então, o muscle car teve várias versões e está prestes a ganhar uma variante 100% elétrica, que vimos in loco na CES 2023.

Falando especificamente dos modelos convencionais, em toda a sua história o Charger convencional foi equipado com um motor V8. Atualmente, existem versões com duas ou quatro portas. Em 2022, a Dodge lançou a versão mais potente até então, que entrega 808cv graças ao ótimo motor 6.2 V8 HEMI com assistência de compressão com o supercharger, mesma tecnologia presente no Jaguar F-Pace SVR.

Continua após a publicidade

8. Plymouth Barracuda

O Plymouth Barracuda teve uma história curta, mas bem vivida. O modelo foi fabricado pela Plymouth entre 1964 e 1974, uma divisão esportiva da Chrysler. Sua versão mais icônica é a 1971, equipada com motor 7.0 V8 de 430cv, capaz de rivalizar com os modelos mais potentes da época.

7. Chevrolet Camaro

Continua após a publicidade

Maior rival do Ford Mustang atualmente, o Chevrolet Camaro está no mercado desde 1966, com um hiato de produção entre 2002 e 2009. Sempre corpulento e com motor V8 marcante, o Camaro está no imaginário de muitos entusiastas, principalmente por tentar dar seguimento à tradição do Corvette, lançado anos antes e que tem apelo ainda mais esportivo.

O Chevrolet Camaro, aliás, teve sua aposentadoria decretada. Seu futuro não deverá ser mais de motores V8 barulhentos, e sim com propulsores 100% elétricos. O modelo mais recente do Camaro, que faz muito sucesso no Brasil, inclusive, é equipado com um 6.2 V8 de 461cv. Seu 0 a 100 km/h é feito em 4,2s.

6. Dodge Challenger

Continua após a publicidade

O irmão do Charger também merece aparecer nesta lista, já que se trata, até hoje, de um dos muscles cars mais vendidos dos EUA. Lançado em 1970, o bólido sempre teve características parecidas com o Charger, embora tivesse a mesma plataforma e base do Plymouth Barracuda, porém com muito mais versões do mesmo motor V8.

Na atual geração, sua variante topo de gama, a SRT, vem com o mesmo motor do Charger, porém com um pouco mais de potência, despejando 818cv.

5. Ford Fairlane Thunderbolt

Continua após a publicidade

Mesmo tendo sido um modelo experimental, o Ford Fairlane Thunderbolt quebrou paradigmas quando foi mostrado ao público em 1964. O bólido tinha um motor 7.0 V8 de 430cv, ajustado para dar mais força em arrancadas, já que esse modelo foi usado muito em drag races.

Foram produzidas apenas 100 unidades do Ford Fairlane Thunderbolt.

4. Pontiac Firebird Trans AM

Continua após a publicidade

Aposentado desde 2002, o Pontiac Firebird foi um dos projetos mais legais da General Motors dentro do segmento de muscle cars. Ao longo dos anos, o bólido fez muito sucesso e esteve em cena em alguns produtos da cultura pop, justamente por sua aparência diferenciada. Ele foi o principal "personagem" da série Knight Rider.

Seus números, porém, decepcionam. Esse modelo que serviu de base para a série tinha um motor V8 5.0 que rendia apenas 147cv.

3. Dodge Coronet

Continua após a publicidade

Sem o mesmo apelo dos irmãos Charger e Challenger, o Dodge Coronet é um carro que passou por muitas transformações até chegar em sua versão mais famosa, a de 1970, em que era, de fato, um muscle car. Essa geração tinha um motor 7.2 V8 da famosa família HEMI, que despejava 380cv.

2. Chevrolet Chevelle

Um dos modelos mais interessantes desta lista, o Chevroler Chevelle ficou muito famoso por ter sido um dos carros da Nascar, a mais popular categoria do automobilismo norte-americano. Entretanto, o bólido também desfilou pelas ruas dos EUA em várias versões, sendo a mais icônica chamada de SS, de 1970.

Continua após a publicidade

Ele tinha um motor 7.5 V8 de 450cv, capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos.

1. Ford Mustang

O muscle car mais icônico de todos os tempos não poderia ser outro senão o Ford Mustang. Atualmente na sétima geração, esse bólido domina sua categoria desde 1964, quando foi apresentado. Sempre equipado com motores V8 (além de algumas variantes turbo), ele é sinônimo de poder e esportividade.

Continua após a publicidade

Um dos modelos mais famosos é o Mach 1, equipado com o motor 5.0 V8 Coyote, que entrega 483cv. Sua versão original, de 1969, também era V8, e despejava ótimos 339cv, capazes de fazê-lo ir de 0 a 100 km/h em apenas 6s.

Atualmente, o Ford Mustang também tem uma versão SUV elétrica, chamada de Mach-E, que é equipada com um propulsor zero emissão muito eficientee potente, com 487cv, 87,6 kgf/m. Seu 0 a 100km/h é de deixar qualquer dono de um Mustang V8 com inveja: 3,5s.