Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Missão Impossível | Qual a ordem para assistir aos filmes?

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Julho de 2023 às 18h15

Link copiado!

Paramount Pictures
Paramount Pictures

Acompanhar a franquia Missão Impossível não é tão fácil quanto parece. Embora a história do agente especial Ethan Hunt (Tom Cruise) seja bastante linear e sem grandes bagunças cronológicas, os filmes abandonaram a numeração clássica no meio do caminho, o que faz com que muita gente se perca na ordem de assistir aos filmes.

Além disso, como é uma série que acaba de chegar ao seu sétimo capítulo, há também aquela velha dúvida sobre a necessidade de ver todos os longas para acompanhar a mais recente aventura. Afinal, é preciso se engajar em uma longa maratona para entender a trama ou cada filme é isolado, ao melhor estilo 007?

Continua após a publicidade

Assim, antes de você comprar seu ingresso para o novo Missão: Impossível - Acerto de Contas: Parte 1, confira tudo o que você precisa saber sobre a missão definitiva do herói de Tom Cruise.

Qual a cronologia da série Missão Impossível?

Quem vê os primeiros filmes da série pode achar que essa pergunta é desnecessário, já que eles são numerados em ordem e não deixam dúvida de qual a sequência correta para acompanhar a trama. O ponto é que, a partir de Protocolo Fantasma, as coisas mudam bastante de figura.

Foi a partir do quarto longa que a franquia deixou os numerais de lado e seguiu apenas com esses títulos mais mirabolantes, quase ao estilo Harry Potter de ser. É uma alternativa mais elegante em termos criativos, mas que gera confusões para quem está chegando a esse universo agora. Isso sem falar da anomalia que vira o nome Missão: Impossível - Acerto de Contas: Parte 1.

Assim, se você quer se preparar para o novo filme, a cronologia correta da saga é a seguinte:

  1. Missão: Impossível (1996)
  2. Missão: Impossível 2 (2000)
  3. Missão: Impossível 3 (2006)
  4. Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011)
  5. Missão: Impossível - Nação Secreta (2015)
  6. Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018)
  7. Missão: Impossível - Acerto de Contas: Parte 1 (2023)
Continua após a publicidade

A boa notícia é que, para entender a história, você não precisa ter assistido a todos os filmes da saga. Os dois primeiros capítulos são bem isolados e, com exceção da apresentação do próprio Ethan Hunt e do hacker Luther (Ving Rhames), você pode seguir sem eles.

É somente a partir de Missão: Impossível 3 é que a narrativa ganha esse sequencial em que os eventos de uma aventura têm consequências na outra. O ponto principal é que o terceiro longa introduz novos personagens que vão ser essenciais para a trama, como Benji (Simon Pegg) e a própria noção de que Hunt é casado. Essa trama é algo que vai impactar nos capítulos seguintes em maior ou menor medida, principalmente nas motivações do herói — o que faz dele uma porta de entrada perfeita para a série.