Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
E-mail
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Lançado em setembro de 2021, o Volvo XC40 Pure Electric foi o primeiro carro da Volvo com motor 100% elétrico, responsável por inaugurar uma nova era na montadora sueca e dar início à promessa de acabar com os automóveis a combustão até 2030. Hoje, o SUV já lidera o mercado nacional no seu segmento.
E a estratégia da marca se mostrou acertada quando, de fato, o produto foi materializado. O XC40 Pure Electric traz tudo o que o seu irmão híbrido plug-in possui, mas melhora em quase todos os aspectos, sobretudo quando pensamos em desempenho e conectividade.
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
A experiência com o XC40 Pure Electric é, talvez, a melhor que já tivemos com um carro elétrico e traz à luz um pensamento: esse pode, sem dúvidas, ser o seu único carro na garagem. Sem medo.
Prós
Desempenho de esportivo
Autonomia de mais de 400km
Pacote de segurança
Google nativo
Acabamento luxuoso
Contras
Design não passa exclusividade
Infraestrutura para carros elétricos no Brasil
Conectividade e Segurança
A grande novidade em conectividade apresentada pelo Volvo XC40 Pure Electric é algo que mudou completamente a nossa relação com um automóvel. O SUV 100% elétrico da marca estreou o sistema operacional Android Automotive, que leva os benefícios do Google para o carro de forma nativa.
Com ele, podemos executar comandos com o uso da voz por meio do Google Assistente, além de utilizar aplicativos de maneira nativa, como o Google Maps e o Spotify. Segundo a Volvo, a lista de apps será ampliada com regularidade e sempre via over the air, graças à conexão 4G ilimitada e nativa fornecida pela Claro.
Durante os testes do Canaltech, o sistema trouxe muita comodidade e praticamente aboliu o uso do celular nos trajetos, seja para o espelhamento, seja para ouvir música. Além disso, a conexão com o Google Assistente abre um enorme leque de possibilidades, como por exemplo o pareamento com outros dispositivos como lâmpadas e ar-condicionado doméstico.
A única bola fora, porém, é que usuários da Apple não terão o CarPlay neste momento, mas a Volvo já prometeu que vai instalar o recurso em breve.
Continua após a publicidade
Já em termos de segurança, o XC40 Pure Electric dá show. Ele vem equipado com tudo o que a empresa oferece em termos de assistência ao motorista e segurança ativa.
De série, o carro vem equipado com o piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, seis airbags, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de mudança e permanência em faixa, cintos de segurança com pré-tensão, alerta de colisão traseiro, câmera de manobras 360º e o Pilot Assist.
Durante o uso, sentimos que os sistemas se comportam como os demais modelos da marca avaliados pelo Canaltech, com a diferença primordial da câmera 360º, muito útil em manobras e situações apertadas no trânsito.
Continua após a publicidade
O XC40 Pure Electric também tem os controles de estabilidade e tração, seletor de tracionamento, serviço de concierge Volvo on Call, sistema ISOFIX e vetorização de torque.
Conforto e Experiência de uso
Mesmo com esse ótimo conjunto de conectividade e tecnologia, a maior diferença do XC40 Pure Electric para o Hybrid é seu motor, claro. O propulsor elétrico T8 de 408cv e 67,3 kgf/m de torque dá ao SUV um comportamento de esportivo, já que a potência e o torque aparecem de modo imediato.
O 0 a 100 km/h é feito em apenas 4,9 segundos, pouca coisa mais lento do que o Volvo S60 Polestar, que tem a mesma potência do que o SUV. O acerto de suspensão, embora privilegie o conforto, não deixa o carro molenga em curvas.
Continua após a publicidade
Seu conjunto de baterias está no assoalho e garante que o centro de gravidade seja baixo, ajudando nessa sensação de dirigibilidade mais segura. A tração é sempre integral, já que há um motor em cada eixo.
Mas a experiência de uso com o Volvo XC40 Pure Electric é elevada a níveis ainda maiores justamente pelo fato de ele ser um carro elétrico com autonomia excelente. São 420km de alcance, algo que o coloca como um dos melhores no segmento e que proporciona um uso sem maiores dores de cabeça.
Claro que a infraestrutura de carregamento ainda é complicada, mesmo em São Paulo, mas já é possível tornar o XC40 Pure Electric como seu único carro na garagem, já que a autonomia é idêntica a de um carro a combustão abastecido com etanol, por exemplo.
Continua após a publicidade
Além disso, com o sistema operacional do Google integrado, é possível achar os carregadores pela cidade de modo rápido e conveniente. Ou seja: não será tão complicado traçar um “plano de voo” com o XC40 Pure Electric.
Já com relação ao espaço interno do SUV, por mais que a Volvo o considere um C-SUV, ou seja, um utilitário compacto, ele tem medidas parecidas com a de SUVs médios convencionais, casos de Jeep Compass e VW Taos. Sendo assim, há muito conforto na cabine, seja para os ocupantes da frente ou de trás.
O porta-malas de 414 litros dá conta do recado e também dispõe de compartimentos que, se bem usados, podem ser de grande utilidade às famílias.
Continua após a publicidade
Os itens de conforto do Volvo XC40 Pure Electric incluem o ar-condicionado digital e de duas zonas, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, ajustes elétricos dos bancos dianteiros, abertura e fechamento elétrico do porta-malas e com sensor de presença, rebatimento elétrico dos retrovisores, carregamento de celular por indução e luz do farol direcionada com o esterçamento.
A autonomia do XC40 Pure Electric permite que ele seja seu único carro na garagem. Sem medo.
— Felipe Ribeiro
Design e Acabamento
Continua após a publicidade
O visual do Volvo XC40 Pure Electric mudou muito pouco em relação ao irmão híbrido e isso pode incomodar alguns clientes — mas está longe de ser um defeito. O carro segue sendo lindo e imponente, como o restante da linha Volvo.
Já em termos de acabamento, tudo segue o padrão da montadora sueca, com materiais de excelente qualidade espalhados por toda a cabine e um estilo que mescla sobriedade com imponência. Tudo é muito bem pensado dentro do Volvo XC40 Pure Electric.
Concorrentes
Continua após a publicidade
Os concorrentes mais próximos do Volvo XC40 Pure Electric são os SUVs Audi e-Tron e Jaguar i-Pace, que custam na faixa dos R$ 600 mil a R$ 700 mil. Entretanto, clientes que miram no Nissan Leaf ou no Chevrolet Bolt podem fazer um esforcinho e olharem com carinho para o carro sueco.
1 / 26
Volvo XC40 Pure Electric
Volvo XC40 Pure Electric: vale a Pena?
Se há um carro elétrico que vale a pena, esse carro é o Volvo XC40 Pure Electric. Com excelente motor e autonomia generosa, ele tem tudo para ser o único carro da sua garagem.
Continua após a publicidade
Com ótimo pacote de tecnologia e segurança, o SUV 100% elétrico também se coloca como um dos carros mais bem pensados do mercado brasileiro, além de ser extremamente agradável de guiar.
O Volvo XC40 Pure Electric pode ser encontrado em todo o Brasil por cerca de R$ 400 mil.
No Canaltech, o Volvo XC40 Pure Electric foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Volvo Cars Brasil.