Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zoom vai usar GPT-4 para resumir reunião a quem chegar atrasado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Março de 2023 às 10h25

Link copiado!

Reprodução/Zoom
Reprodução/Zoom

O Zoom vai adicionar à plataforma a inteligência artificial GPT-4 para tornar as reuniões mais produtivas. A empresa fechou uma parceria com a OpenAI para oferecer resumos de videochamadas, rascunhos de mensagens e outras tarefas produzidas pelo ChatGPT.

A gigante das videoconferências chama o assistente de Zoom IQ AI, pois sua utilidade será voltada para a execução de atividades inteligentes. Hoje, o Zoom IQ já consegue criar capítulos e destaques para as reuniões, mas nada muito além disso. Com o toque da IA, entretanto, passará a otimizar funcionalidades e fazer coisas que antes eram manuais.

Continua após a publicidade

Segundo a companhia, uma das vantagens apresentadas é a criação de resumo dos assuntos falados nas reuniões em que a pessoa chegou atrasada. O Zoom IQ AI fará um apanhado com as principais abordagens e até responderá a dúvidas do usuário sobre o que foi falado, caso algo não tenha ficado claro.

O que o Zoom IQ AI pode fazer?

A IA do Zoom poderá gerar quadros brancos com desenhos ou esboços a partir de entradas de texto. Também deve gerar resumos para debates feitos pelo Zoom Team Chat, se você não tiver acompanhado uma discussão relevante.

Quem precisar redigir uma mensagem muito grande, como um aviso ou um posicionamento, a tecnologia poderá gerar rascunhos de mensagens. É só dar as diretrizes, dizer quais dados precisam estar presentes e o chatbot escreverá tudo de maneira organizada — inclusive com o tom e o tamanho desejado.

Continua após a publicidade

Esse recurso de rascunho de mensagens também poderia ser expandido para e-mails e outras plataformas. O Zoom planeja liberar inicialmente a novidade para convidados a partir de abril, com uma expansão gradual para mais pessoas.

Novos aplicativos de calendário e e-mail do Zoom, por exemplo, permitirão que a pessoa acesse agenda e caixa de entrada diretamente das videochamadas, por intermédio da barra lateral. Aliás, o cliente de correio eletrônico poderá ser vinculado a Gmail ou Outlook, em uma tentativa de atrair quem já utiliza serviços dos rivais.

Por fim, o Zoom adicionou outro recurso chamado Huddles, uma espécie de “coworking virtual para vídeo”. A ideia é otimizar a realização de chamadas de vídeo mais rápidas apenas para tirar dúvidas ou conversar brevemente com um colega de trabalho.

Continua após a publicidade

Zoom com ChatGPT

Antes, a companhia tinha interesse em criar seus próprios recursos de IA, que resultaram nas prévias do Zoom IQ. Como as tecnologias dos rivais estavam muito à frente, a empresa adotou o caminho mais seguro de importar a tecnologia do ChatGPT-4 para seu sistema, o que exigirá um investimento pesado, mas pode trazer lucros mais rapidamente que algo desenvolvido internamente.

O objetivo é rivalizar com seus dois principais concorrentes: Google e Microsoft. O primeiro ainda está em fase de testes fechados com o Bard, então é impossível saber todas as possibilidades de uso. Já o segundo emprega a tecnologia da OpenAI, que impressionou o mundo pela versatilidade.

Ontem (29), o Teams apresentou uma imensa revolução visual e funcional do aplicativo. O “novo Teams” promete ser duas vezes mais rápido, consumir menos recursos das máquinas e ainda oferecer recursos de produtividade, como os apresentados na suíte Microsoft 365.

Continua após a publicidade

Todas as novidades do Zoom chegarão progressivamente nos próximos dois meses. Resta saber se a tentativa de apressar as coisas pode dar uma vantagem competitiva na briga com o Meet e o Teams.