Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telegram tem mais recursos, mas canais do WhatsApp têm trunfo imbatível

Por| 26 de Setembro de 2023 às 09h55

Link copiado!

Daniel Blasco/Unsplash
Daniel Blasco/Unsplash

Os canais chegaram ao WhatsApp e você talvez até já esteja em alguns deles. Talvez você já saiba que a função é idêntica a uma de mesmo nome no Telegram, então fica a dúvida: os canais do Zap podem superar a sua contraparte no mensageiro azul?

Canais do WhatsApp vs. Canais do Telegram

Logo de cara, é possível notar muitas vantagens a favor dos Canais do Telegram:

Continua após a publicidade

Canais são mais fáceis de achar

Há um sistema de buscas que facilita bastante a vida dos usuários, afinal é só jogar um termo qualquer ali e navegar pelas respostas. Na prática, a coisa funciona do jeito que você já conhece.

Na tela inicial (ou não)

Quando você entra em um canal do Telegram, começa a receber as atualizações na tela principal de chats, mas pode arquivar um canal e tornar a entrada do app menos poluída (e isso pode ser revertido a qualquer momento, o que também é mais uma vantagem para o app de Pavel Durov).

Continua após a publicidade

Link direto para uma publicação

Viu uma publicação em um canal do Telegram e quer compartilhar com alguém? É só acessar o menu de mensagem, copiar o link e espalhar por aí, simples assim. Também é possível incorporar uma publicação em seu site, outra vantagem até o momento exclusiva do app azul.

Respostas de participantes

Continua após a publicidade

Os canais são espaços de comunicação unilateral, ou seja, apenas administradores podem enviar mensagens, tanto no Zap quanto no Telegram.

No Telegram, porém, admins podem ativar uma função que transforma o canal num fórum e permite que usuários respondam a uma postagem num ambiente específico, mantendo tudo organizado e sem floodar a tela principal da conversa.

O Whatsapp até desenvolve uma função idêntica, mas ainda não há previsão de quando isso vai ser lançado.

Qualquer um pode criar um canal

Continua após a publicidade

Outra vantagem do Telegram é que qualquer pessoa pode criar um canal e começar a distribuir conteúdo. No momento em que este texto é publicado, o WhatsApp ainda não liberou essa mesma função para todos, então por enquanto só resta caçar canais para participar.

E qual o trunfo do WhatsApp?

É impossível negar que todos esses recursos do Telegram o tornam uma plataforma muito mais versátil para comunicação em massa. Mas, então, qual o trunfo dos canais do WhatsApp que pode “ferir” o rival nesta disputa? A resposta é bem simples: popularidade.

O Telegram cresceu muito no mundo (e no Brasil também) nos últimos anos, porém ainda está longe de ameaçar de fato o reinado do WhatsApp, que provavelmente está instalado em 99% dos smartphones brasileiros.

Continua após a publicidade

Assim, fica fácil imaginar que muitas pessoas que nunca usaram canais (pela razão que fosse) tenham o primeiro contato com esse tipo de ferramenta agora. E prova desse potencial é o grande número de marcas e veículos que, convidados pelo WhatsApp, lançaram canais oficiais no mensageiro da Meta.

Grandes empresas de entretenimento ou da comunicação, jornais e revistas consagrados e até clubes de futebol são algumas das figurinhas carimbadas com selo de verificado. Influenciadores, que são boa parte dos criadores de canais do Telegram, também abriram espaços no Zap.

É óbvio que isso por si só não vai fazer os canais vingarem no app verde, mas o efeito da sua capilaridade entre o público pode repetir algo semelhante à estreia dos Stories no Instagram: o recurso apresentou a função de postagens de vídeo e imagem efêmeras a uma grande quantidade de pessoas, parte das quais sequer conhecia o Snapchat, criador do formato, e “engoliu” a audiência do rival.

Continua após a publicidade

E, dado o histórico de “inspiração” que o WhatsApp tem com o Telegram (coisas como citar uma resposta, suporte a GIFs, mensagens autodestrutivas, figurinhas e mensagens de vídeo, para ficar em poucos exemplos, surgiram antes no app azul), é natural imaginar que algumas funções até agora exclusivas dos canais do Telegram também cheguem no app da Meta em algum momento.

Briga boa

Tudo isso, claro, não passa de especulação e projeção com base no que se viu no mercado nos últimos anos. De qualquer forma, para um aplicativo e seus recursos darem certo eles precisam de público, e isso o WhatsApp tem de sobra.

Vale destacar também que o Telegram já vem há algum tempo perdendo a sina de “mensageiro alternativo” — dados deste ano colocam o app como o segundo mais usado do mundo, com 31% do mercado de apps, atrás apenas do WhatsApp (44%). No fim, quem ganha com a disputa é o público.