Qual a diferença entre grupo e canal no Telegram?

Qual a diferença entre grupo e canal no Telegram?

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 20 de Maio de 2022 às 23h00
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Grupos e canais do Telegram podem parecer a mesma coisa à primeira vista, mas na verdade são dois recursos distintos. Então, qual a diferença entre grupo e canal no Telegram?

Ambos funcionam como ferramentas de comunicação dentro do aplicativo de mensagens, e por este motivo pode acontecer uma confusão no entendimento das duas funções. Conheça a seguir as principais características de um grupo e de um canal no Telegram, e suas diferenças.

Telegram: grupos e canais

Basicamente, grupos e canais do Telegram servem para que os usuários se comuniquem entre si. O que muda é a forma como essa comunicação acontece na plataforma e, portanto, também possui diferenças na maneira como os usuários interagem.

Qual a diferença entre grupo e canal?

Os grupos são uma ferramenta para juntar pessoas em uma única conversa, permitindo que elas enviem mensagens de texto, fotos e outros arquivos de mídia. O chat é livre, o que significa que qualquer usuário que ingressar em um grupo pode conversar sem restrições. O Canaltech, inclusive, tem um grupo de ofertas no Telegram.

Segundo o próprio Telegram, grupos são ideais para compartilhar coisas com amigos e familiares, ou na colaboração em pequenas equipes. Cada grupo pode ter até 200 mil membros. Só para efeito de comparação, o WhatsApp tem um número bastante limitado de participantes por grupo, de 256 pessoas.

Grupos no Telegram podem ter até 200 mil membros e permite interação dos usuários (Captura de tela: Caio Carvalho)

Os canais, por sua vez, são usados para transmitir informações para públicos bem maiores, já que podem ter um número ilimitado de usuários inscritos. Ao fazer um post em um canal, como no canal de notícias do Canaltech, a mensagem é assinada com o nome e a foto de perfil da página. Tem ainda um contador de visualizações para cada mensagem transmitida.

Somente os administradores do canal podem fazer publicações, enquanto que os demais participantes apenas acompanham o que é divulgado. O máximo de interação que acontece é a possibilidade dos usuários reagirem às mensagens publicadas por quem gerencia o canal. Ou se o administrador habilitar comentários em posts usando o recurso “Respostas”.

Canais no Telegram não possuem limite de inscritos e serve para transmitir informações (Captura de tela: Caio Carvalho)

Telegram: canais públicos e privados

Os canais do Telegram ainda contam com outra particularidade: eles podem ser classificados com públicos ou privados. As duas categorias mantêm as mesmas funções descritas no tópico anterior, incluindo o recurso “Respostas”, habilitado nas configurações do canal no Telegram.

A principal diferença é que, enquanto os canais públicos podem ser encontrados na busca do Telegram e ingressar nessas comunidades, os canais privados só permitem novos participantes por meio de um link de convite. O criador do canal também pode adicionar manualmente novos usuários.

Como criar um grupo ou canal no Telegram

Você pode criar um grupo no Telegram usando o aplicativo de mensagens em celulares Android ou iPhone (iOS). Também dá para iniciar um novo grupo pelo Telegram Web ou Telegram Desktop. A dica também vale se você quiser criar um canal no Telegram.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.