Telegram é o 2º mensageiro mais usado no mundo, aponta site
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O Telegram se tornou o segundo maior aplicativo de mensagens do mundo, reportou o site de análises Apptopia. O anúncio foi feito pelo dono da plataforma, Pavel Durov, no seu canal público do mensageiro. Atualmente, o aplicativo só está atrás do WhatsApp.
- Telegram Desktop ganha suporte para emojis no perfil
- Chefe do WhatsApp ataca segurança e falta de transparência do Telegram
A conquista do segundo lugar aconteceu ao longo de 2022, quando o Telegram superou o Facebook Messenger. Em dezembro daquele ano, o app de Durov registrou 31% de fatia do mercado, enquanto o mensageiro da Meta somava 21% do segmento.
“Nos últimos cinco anos, o Telegram ultrapassou o Facebook Messenger para se tornar o aplicativo de mensagens baseado em nuvem mais popular. O Telegram agora perde apenas para o WhatsApp e está fechando a lacuna ano a ano. Não é de se admirar que nossos concorrentes estejam preocupados”, pontuou Durov na mensagem.
O principal mensageiro do mundo continua sendo o WhatsApp, com 44% do mercado — o app também é o mais usado no Brasil.
WeChat fora da lista
Chama a atenção, porém, a ausência do WeChat na lista do Apptopia. O mensageiro da Tencent aparece no ranking entre as principais plataformas há anos segundo outra análises do setor.
De acordo com dados de janeiro de 2022 do site Statista, por exemplo, o WeChat aparece no segundo lugar como aplicativo de mensagens mais popular no celular. Os dados estão significativamente desatualizados, mas seria difícil a plataforma ter deixado de figurar no pódio repentinamente.
É possível, porém, que o Apptopia não tenha considerado o WeChat como aplicativo de mensagens. Dependendo da perspectiva, o app da Tencent já deixou de ser unicamente uma plataforma para bate-papo para ser um "superapp" em que estão reunidas funções de pagamentos, compras, recursos sociais e, lógico, conversas em tempo real.