SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Qual a diferença entre canal e comunidade no WhatsApp?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Junho de 2023 às 20h00

Link copiado!

Dima Solomin/Unsplash
Dima Solomin/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

Está em dúvida sobre qual a diferença entre canal e comunidade no WhatsApp? Pois saiba que, embora existam semelhanças entre as duas propostas, cada ferramenta conta com recursos e possibilidades diferentes — e o Canaltech explica tudo agora.

O que são os Canais do WhatsApp?

Os Canais do WhatsApp são espaços onde um usuário se comunica de forma unilateral com um grande número de pessoas por meio de mensagens disparadas em massa.

Continua após a publicidade

Nesses ambientes, somente os administradores têm permissão para enviar mensagens aos participantes, que ficam limitados a apenas consumir o conteúdo e interagir por meio de enquetes — mas não podem enviar mensagens.

Além disso, os Canais podem ser encontrados de forma organizada na aba "Atualizações", ou seja, não se juntam às conversas com pessoas, grupos e comunidades.

Nessa aba dedicada, é possível ver os Status, os canais que você segue e pesquisar por outros que você queira seguir. Além disso, ali também é possível encontrar planos para empresas destacarem seus conteúdos nas buscas. .

Ainda é possível entrar em um canal por links de convite enviados pelo administrador ou publicados na internet.

Continua após a publicidade

Qual a diferença entre canais e comunidades do WhatsApp?

As comunidades do WhatsApp visam reunir um grande número de pessoas e organizá-las em grupos relacionados, proporcionando um local centralizado para a comunicação. Isso permite uma interação mais eficiente entre os administradores e os membros participantes, focada em um tema específico, e possibilita que as pessoas se conectem entre si.

Uma das principais diferenças entre as comunidades e os canais está nas restrições de adição de participantes em cada ferramenta. Enquanto as comunidades podem ter até cinco mil participantes em até 50 grupos, os canais são únicos e não possuem limite de membros.

Continua após a publicidade

É importante também mencionar as questões de privacidade. Ao contrário das conversas com pessoas, grupos e comunidades, os canais do WhatsApp não contam com criptografia de ponta a ponta.

Além disso, nos canais do WhatsApp não é possível obter os números de telefone das pessoas participantes, garantindo mais proteção dos dados pessoais. Por outro lado, em comunidades é possível descobrir facilmente essa informação.

Outras diferenças incluem:

  • Nas comunidades, todos os participantes têm permissão para enviar mensagens uns aos outros, enquanto nos canais a interação é unidirecional — apenas o administrador pode enviar mensagens.
  • Os administradores dos canais podem bloquear capturas de tela e o encaminhamento de mensagens para reforçar a privacidade do ambiente.
Continua após a publicidade

Se você deseja organizar pessoas em supergrupos para aprimorar a comunicação, veja como criar uma comunidade no WhatsApp.