Qual a diferença entre canal e comunidade no WhatsApp?
Por Thiago Furquim • Editado por Douglas Ciriaco |
Está em dúvida sobre a diferença entre canal e comunidade no WhatsApp? Embora existam semelhanças entre as duas propostas, cada ferramenta conta com recursos e possibilidades diferentes — e o Canaltech explica tudo agora.
O que são os Canais do WhatsApp?
Os Canais do WhatsApp são espaços onde as pessoas se comunicam de forma unilateral — administradores publicam para um grande número de pessoas por meio de mensagens disparadas em massa e os participantes do canal podem apenas reagir com emojis.
Além disso, os Canais podem ser encontrados de forma organizada na aba "Atualizações", ou seja, não se juntam às conversas com pessoas, grupos e comunidades. Nessa aba dedicada, é possível ver os Status, os canais que você segue e pesquisar por outros que você queira seguir. Além disso, ali também é possível encontrar planos para empresas destacarem seus conteúdos nas buscas. .
Ainda é possível entrar em um canal por links de convite enviados pelo administrador ou publicados na internet.
O que é uma comunidade no WhatsApp?
As comunidades do WhatsApp visam reunir um grande número de pessoas e organizá-las em grupos relacionados, proporcionando um local centralizado para a comunicação. Isso permite uma interação mais eficiente entre os administradores e os membros participantes, focada em um tema específico, e possibilita que as pessoas se conectem entre si.
Uma das principais diferenças entre as comunidades e os canais está nas restrições de adição de participantes em cada ferramenta. Enquanto as comunidades podem ter até cinco mil participantes em até 50 grupos, os canais são únicos e não possuem limite de membros.
É importante também mencionar as questões de privacidade. Ao contrário das conversas com pessoas, grupos e comunidades, os canais do WhatsApp não contam com criptografia de ponta a ponta.
Além disso, nos canais do WhatsApp não é possível obter os números de telefone das pessoas participantes, garantindo mais proteção dos dados pessoais. Por outro lado, em comunidades é possível descobrir facilmente essa informação.
Outras diferenças incluem:
- Nas comunidades, todos os participantes têm permissão para enviar mensagens uns aos outros, enquanto nos canais a interação é unidirecional — apenas o administrador pode enviar mensagens.
- Os administradores dos canais podem bloquear capturas de tela e o encaminhamento de mensagens para reforçar a privacidade do ambiente.
Se você deseja organizar pessoas em supergrupos para aprimorar a comunicação, veja como criar uma comunidade no WhatsApp.