Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Não consegue entrar em uma comunidade do WhatsApp? Entenda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Janeiro de 2023 às 08h00

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

A função de comunidades do WhatsApp foi um dos principais lançamentos do mensageiro em 2022. Esse recurso permite criar supergrupos com até cinco mil participantes e 50 grupos internos. No entanto, muitos brasileiros ainda não podem acessar esse espaço no app — mas há um motivo para isso.

O lançamento global das comunidades no WhatsApp ocorreu em novembro de 2022, mas o Brasil não estava presente na lista de países que receberam a função. A previsão de chegada é no ano de 2023, ainda sem dia ou mês definidos, mas é provável que o próprio WhatsApp divulgue essas informações.

Portanto, até ocorrer o lançamento nacional, somente contas de outros países podem acessar uma comunidade. Brasileiros que moram no exterior com número de telefone de nações compatíveis podem criar, entrar ou gerenciar esse espaço, mas ainda não é possível convidar contas criadas por aqui.

Continua após a publicidade

Por que não consigo entrar em uma comunidade do WhatsApp?

O lançamento das comunidades do WhatsApp no Brasil foi adiado para 2023, em informação veiculada pela Folha de S. Paulo em agosto de 2022. O processo eleitoral foi um dos principais fatores: após a divulgação do recurso, o Ministério Público Federal solicitou o adiamento para controlar a disseminação de notícias falsas.

Dessa forma, os números com o código de área do Brasil (+55) ainda não podem entrar em comunidades. Em teste feito com uma conta internacional, o destinatário com número brasileiro não recebe nenhuma notificação e o WhatsApp informa ao administrador que não pode adicionar esse participante.

Continua após a publicidade

Não existe uma previsão oficial do lançamento do recurso no Brasil. Quando a função for liberada, atualize o aplicativo do WhatsApp para a versão mais recente e comece a usá-la. As comunidades funcionam como um “guarda-chuva” de grupos: podem comportar até 50 grupos internos, além de uma conversa geral para avisos.