Publicidade

WhatsApp Status | Como usar textos, fotos, vídeos e GIFs

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

Os status de WhatsApp são publicações temporárias que podem ser compostas por texto, imagens, vídeos ou GIFs. Assim que postado, o conteúdo fica disponível por 24 horas, visível de acordo com as configurações de privacidade escolhidas pelo usuário.

Todas as publicações de status do WhatsApp são protegidas de ponta a ponta, ou seja, são mais difíceis de serem interceptadas por criminosos e a Meta não tem acesso ao conteúdo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Você também pode ver status publicados pelos seus contatos, se estiver enquadrado pelas configurações de privacidade deles. Quando disponíveis, as publicações aparecerão na aba “Status” do WhatsApp e, em breve, poderão ser visualizados a partir da tela de Chat, ao tocar na foto de perfil do usuário demarcada por um círculo verde, similar ao que acontece nas Mensagens Diretas do Instagram.

Como criar um post de Status no WhatsApp?

A criação de novos posts de Status no WhatsApp deve ser feita a partir da aba “Status”, num botão no canto inferior direito. Se for uma publicação temporária somente com texto, você pode tocar no atalho com ícone de lápis, mas, se for uma imagem, vídeo ou GIF, você deve tocar na câmera.

Qual o limite de caracteres no Status do WhatsApp?

As publicações temporárias do WhatsApp podem ter no máximo 700 caracteres ou 10 linhas. Ao tentar ultrapassar esse limite, o aplicativo impedirá o usuário. Já em publicações de fotos, vídeos ou GIFs, a quantidade máxima de entradas é maior (ao menos, na quantidade de linhas), mas a legibilidade do conteúdo não é tão boa em textos muito grandes.

Assim como no Instagram, o texto inserido no Status pode ser manipulado a vontade. Assim, usuários podem aumentar/reduzir o tamanho, mudar a posição e orientação do texto e brincar com essas possibilidades. Há cinco opções de fontes disponíveis no WhatsApp e a cor pode ser escolhida a vontade a partir da paleta exibida no app.

Continua após a publicidade

Em publicações de fotos ou vídeos, o usuário também pode adicionar uma legenda. O texto será exibido na parte de baixo da tela, sem ocupar espaço sobre a mídia.

A privacidade do Status do WhatsApp

A partir do menu de configurações, o usuário pode definir quem pode ver suas atualizações de Status. A visibilidade pode ser definida em:

  • Meus contatos: somente os contatos salvos pelo usuário podem ver;
  • Meus contatos, exceto: somente os contatos salvos pelo usuário, exceto alguns deles (que devem ser escolhidos manualmente);
  • Compartilhar somente com…: somente os contatos selecionados podem ver.
Continua após a publicidade

Assim que aplicada, as mudanças passam a valer para as próximas publicações — isto é, se algum post foi feito antes, ele ainda estará sob as preferências anteriores. Além disso, se a “Confirmação de leitura” (o tique azul) estiver desativado, não dá para ver quem viu o post de Status.

Stories do Instagram e o Status do WhatsApp

De várias formas, o Status do WhatsApp se assemelha ao Stories do Instagram. A primeira das diferenças, obviamente, é o aplicativo: enquanto as publicações do WhatsApp são feitas pelo mensageiro e podem ser vistas por contatos, os posts do Instagram devem ser construídos pela rede social e poderão ser visualizados por seguidores ou por quem passar pelo perfil.

Continua após a publicidade

Há várias semelhanças entre as ferramentas: as publicações de Status e Stories duram 24 horas, são exibidas em tela cheia e podem ser compostas por texto, imagens, vídeos ou GIFs. Em ambos, há suporte para figurinhas e stickers (embora no Instagram essa função seja mais bem desenvolvida).

No geral, o recurso de Stories do Instagram é mais robusto do que a alternativa do mensageiro. A solução da rede social oferece suporte para boomerangs, filtros em imagens e vídeos, layout de imagens, gravação com “Mãos livres” e mais.