Quais são os apps com mais de 10 bilhões de downloads na Play Store?

Quais são os apps com mais de 10 bilhões de downloads na Play Store?

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Novembro de 2021 às 14h00
Mika Baumeister/Unsplash

A Google Play Store pode até acumular mais de 3,5 milhões de aplicativos disponíveis para download, mas são pouquíssimos aqueles que conquistam o sucesso na loja do Android. Em quantidade de instalações, o “clube do bilhão” cresce constantemente, mas somente cinco apps conseguem esbanjar a primeira dezena bilionária nesse quesito — e, curiosamente, são todos do Google.

A lista começou pequena em 2020, mas pouco a pouco foi recebendo títulos importantes para o ecossistema Google — alguns bem previsíveis, outros nem tanto. Para deixar você sempre em dia sobre quais são os aplicativos mais baixados da Play Store, o Canaltech os reúne neste artigo.

Quais são os aplicativos mais baixados da Play Store?

Google Play Services

Estreando a lista no ano passado, o Google Play Services desbancou todos os outros aplicativos da loja ao ser o primeiro a bater os 10 bilhões de downloads. O serviço do Google não é utilizado diretamente pelo usuário — na verdade, são os programas e plataformas do celular que precisam dele.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Google Play Services é parte da estrutura do sistema Android (Imagem: Reprodução/Google)

É por meio do Google Play Services que há integração entre aplicativos, em que acessam funções de localização do usuário, autenticação de acesso, sincronização de contatos e muito mais. Basicamente, sem o Google Play Services, o Android quase não é o Android — e este é o caso de celulares mais recentes da Huawei.

YouTube

O segundo a alcançar a marca de 10 bilhões de instalações foi nada mais, nada menos que o YouTube. A marca é só mais um lembrete de que a plataforma de vídeos do Google é, sem dúvidas, a mais popular do mundo.

O YouTube é uma das plataformas de maior sucesso no ecossistema Google (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

A plataforma é lar de milhões de criadores de conteúdo do mundo inteiro, que colaboram com o catálogo praticamente infinito de criações com tutoriais, vlogs, programas inteiros, gameplays, documentários e muito mais — e provavelmente você já deve saber de cabeça vários outros exemplos. Não é atoa que ele figura como um dos apps mais populares, afinal, sem ele restaria apenas a experiência do navegador que, apesar de aceitável, deixa a desejar em funcionalidades.

Google Maps

Em novembro deste ano, o Google Maps chegou para complementar a lista de sucesso. O aplicativo de geolocalização da gigante é instalado “direto da caixa” assim como os programas anteriores, mas isso nem de longe tira o mérito dele: o programa é recheado de funcionalidades úteis para se localizar, programar viagens, traçar rotas e estabelecer rotinas usando a internet.

O Google Maps é uma das ferramentas nativas mais úteis do Android (Imagem: Divulgação/Google)

Google Text-to-speech

Outro aplicativo fundamental do Android que bateu os 10 bilhões de downloads, mas não é muito conhecido, foi o Google Text-to-speech. A ferramenta é um componente indispensável do sistema que transforma voz em texto e vice-versa.

Indispensável para outros aplicativos do sistema, o Google Text-to-speech é pouco conhecido pelos usuários finais (Imagem: Reprodução/Google)

Google Search

O aplicativo mais tradicional da companhia, o app Google, alcançou o valor bilionário também em novembro de 2021. O que ele faz praticamente todo mundo já sabe: o programa serve para fazer pesquisas, tem presença integrada aos launchers Android mais “puros”, dá acesso às configurações de conta e muito mais.

O app Google está presente na vida de praticamente todo usuário Android, mesmo que eles não percebam (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

Gmail

O app Gmail alcançou as 10 bilhões de instalações mais tarde do que o esperado, afinal, ele é um dos aplicativos mais importantes do ecossistema Google. Inicialmente pensado para enviar e receber e-mails, a plataforma cresceu, agregou outras ferramentas de comunicação e, com a evolução dos smartphones, passou a ser tão completo quanto a sua contraparte para navegador.

O Gmail evoluiu absurdamente desde a estreia do app e, hoje, é mais do que um simples gerenciador de e-mails (Imagem: Matheus Bigogno/Canaltech)

A lista deve continuar crescendo

Embora o grupo de aplicativos com tamanha quantidade de downloads ainda seja pequeno, isso deve mudar com o tempo. Quanto mais o tempo passa, mais smartphones Android são vendidos e, consequentemente, mais instalações desses programas são registradas.

Já existem candidatos em potencial para complementar essa seleção de peso, incluindo programas conhecidos como o Gmail, o Google Fotos e o Drive. Contudo, qual seria o primeiro app "não Google" a compor a lista? Só o tempo dirá — e o Facebook e o WhatsApp já estão de olho neste posto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.