App ultrapassa a marca de 10 bilhões de downloads na Play Store pela 1ª vez

Por Rubens Eishima | 31 de Julho de 2020 às 07h20
Reprodução

Pergunta, qual o aplicativo mais baixado do Android? Se você respondeu que é o WhatsApp, se enganou. Nem todos sabem, mas o app mais popular da Google Play Store é um utilitário da própria desenvolvedora do Android e ele foi o primeiro a ultrapassar a marca de 10 bilhões de downloads nesta quinta-feira (30).

O feito foi alcançado pelo Google Play Services, um componente do sistema Android que inclui recursos e componentes para integração por outros aplicativos. O pacote é oferecido na loja de app do Google para permitir a atualização e inclusão de novidades sem depender das versões anuais do Android, já que muitas delas não são disponibilizadas para os aparelhos.

É claro que o número de “instalações” não se refere à quantidade de aparelhos que possuem o pacote instalado, e sim o número de vezes em que foi baixado nos dispositivos. Pouco mais de um ano atrás, o Google divulgou que o Android equipava mais de 2,5 bilhões de aparelhos em uso ao redor do mundo.

Marca foi alcançada nesta quinta-feira (30) (imagem: Reprodução/PlayStore)

Além de permitir a integração da conta do Google, o uso de mapas e outros recursos, o Google Play Services é responsável também por alguns recursos de segurança do sistema. Segundo a empresa, a ferramenta integrada de proteção nos aparelhos bloqueou em 2019 mais de 1,9 bilhão de malwares.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.