Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativo "desconhecido" do Google supera 10 bilhões de downloads na Play Store

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Novembro de 2021 às 11h59

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Quando se fala em aplicativos do Google, as pessoas logo lembram do Gmail, do Drive e do Meet, mas há outros softwares da companhia igualmente populares, ainda que você nem saiba. Isso ocorre porque vários serviços do Android exigem esses programas instalados para funcionar, por isso o seu telefone os baixa da loja virtual sem nenhum alarde. Um desses casos é o do Speech Service (Serviços de voz do Google, em português), que hoje ultrapassou a incrível marca de 10 bilhões de downloads na Play Store.

Embora não seja um app no sentido tradicional do termo, é um componente fundamental do sistema que transforma voz em texto, tanto que era conhecido como Google Text-to-speech até antes da sua recente atualização, em 23 de setembro de 2021. Na renovação, além do nome, ele teve o ícone alterado para ficar alinhado à nova identidade visual da empresa e ganhou algumas novas funcionalidades.

Continua após a publicidade

O que é Serviços de voz do Google?

O "Serviços de voz do Google" oferece suporte a 67 idiomas, o que inclui até dialetos regionais, bem como integração aos serviços de fala do Google. Ele não apenas converte texto em voz, mas também ajuda aplicativos com a função inversa para transformar voz em texto — você pode encontrar suas funcionalidades dentro da área de acessibilidade do dispositivo ao localizar a opção TalkBack.

Como vem empacotado no Google Mobile Services, isso confere o status de "app" com muitos downloads, afinal toda vez que alguém instala o Android precisa baixá-lo obrigatoriamente. Quando o serviço de TalkBack está ativado, é possível realizar diversas configurações para ajustar suas funções conforme a necessidade do usuário, o que inclui o download de dados de fala e uso offline.

Presente na Play Store desde 2013 e integrado ao sistema, é impossível desinstalar o software totalmente do seu celular. Embora não seja um recurso usado por todos, diferentemente do popular Google Maps, que atingiu marca similar recentemente, o Serviço de voz do Google é parte fundamental para a construção de um sistema operacional mais abrangente e inclusivo, mesmo para pessoas com problemas visuais, analfabetas ou com qualquer outro tipo de dificuldade na leitura.

Continua após a publicidade

Fonte: Google Play Store