Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Play Store testa esconder data de atualização dos apps

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Novembro de 2021 às 12h36

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Além de esconder o número de dislikes do YouTube, o Google parece interessado em ocultar também a data de lançamento da última atualização de apps catalogados na Play Store. Usuários relatam no Reddit que a informação jnão está mais listada em alguns aplicativos na loja de programas nativas do celular.

Normalmente, a informação “atualizado em” está disponível na descrição do aplicativo, na seção “Dados do app”. Segundo as publicações de usuários, a informação simplesmente deixou de aparecer, sem rastros ou substitutos igualmente importantes para destacar informações online.

Continua após a publicidade

Por que a data é importante?

Embora pareça ser um detalhe desimportante, o registro da última atualização é valioso em vários aspectos — desde colaborar na decisão de compra até a apuração de notícias aqui do Canaltech, por exemplo. Saber exatamente quando um aplicativo foi atualizado ajuda a entender o fluxo de updates de um desenvolvedor e se um programa ainda tem suporte constante.

Além disso, para saber exatamente se uma novidade está disponível para download ou não, essa data também é crucial. Só assim dá para definir se uma compilação é distribuída gradativamente entre usuários, além de dar pistas de quando algo pode ter mudado de lugar.

A mudança aparentemente está em período experimental, algo que o Google faz para obter feedback de usuários. A reação do público no Reddit e a repercussão na mídia ajudam a empresa a entender se a mudança é positiva ou negativa para o consumidor. Até agora, a dona do Android não se manifestou sobre o assunto, mas é provável que dê maiores explicações se a mudança se tornar definitiva.

Continua após a publicidade

Se você foi uma das cobaias selecionadas aleatoriamente pelo Google, não há formas de reverter a retirada da informação por enquanto. Por enquanto, resta esperar até que a empresa confirme a execução dos testes e torcer para que a decisão não seja definitiva, principalmente se a data de atualização for importante para seu cotidiano.

Fonte: Reddit