Publicidade

Lista de apps mais baixados do mundo em setembro tem um líder nada surpreendente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Outubro de 2021 às 13h20

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre TikTok

O TikTok teve um crescimento absurdo nos últimos dois anos a ponto de se tornar uma das principais redes sociais do planeta e ultrapassar rivais consagrados, como Facebook e Instagram, no ranking de aplicativos mais baixados. Agora, a rede social repete o desempenho do último trimestre e permanece no topo da lista elaborada pela Sensor Tower em setembro de 2021.

Os resultados positivos da plataforma chinesa começaram em março de 2020 e persistiram até o mês passado, com abril e novembro de 2020 e janeiro de 2021 sendo as únicas vezes em que a rede não esteve na ponta — um total de 18 meses de domínio completo. Os números abaixos levam em conta as aplicações que não são games com mais transferências nas lojas oficiais.

Continua após a publicidade

Os países com o maior número de instalações foram a China, com 16%, seguido pelos Estados Unidos com 12%. O único cenário em que o TikTok perde a liderança são os downloads exclusivos para o Google Play, no qual a dupla Facebook-Instagram ainda reinam.

Vale lembrar que aplicativos da Apple e os pré-instalados do Google são excluídos da pesquisa, que só considera as instalações exclusivas. As estimativas do Android não incluem lojas de terceiros, como a Amazon AppStore ou as lojas de sistemas personalizados, como a da MIUI e a Samsung Store.

Sucesso persistente

Este sucesso inesperado da rede social criou um paradigma no mundo digital: os vídeos curtos. Desde então, os concorrentes tentaram focar em soluções similares para abocanhar parte do público do TikTok, como o Reels no Instagram, o Shorts no YouTube ou o Spotlight no Snapchat.

Continua após a publicidade

Com a glória alcançada, o TikTok aumentou o tamanho máximo de vídeos para três minutos e passou a oferecer um recurso de transmissão ao vivo, o que colocou a plataforma entre as preferidas para lives sobre assuntos mais leves ou descontraídos. Além disso, foi da rede na qual surgiram grandes personalidades como Khaby Lame (@khaby.lame) e suas expressões faciais impagáveis e o comentarista espontâneo de comidas estranhas Edelson Ribeiro (@sobrevivente13).

Os downloads permanecem em alta e superam todos os demais aplicativos, com maior atração de pessoas, empresas e anunciantes. Pelo que tudo indica, o crescimento da plataforma é algo constante, sólido e sem previsão de fim.

Fonte: Sensor Tower