Lista de apps mais baixados do mundo em setembro tem um líder nada surpreendente

Lista de apps mais baixados do mundo em setembro tem um líder nada surpreendente

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Outubro de 2021 às 13h20
Igor Almenara/Canaltech

O TikTok teve um crescimento absurdo nos últimos dois anos a ponto de se tornar uma das principais redes sociais do planeta e ultrapassar rivais consagrados, como Facebook e Instagram, no ranking de aplicativos mais baixados. Agora, a rede social repete o desempenho do último trimestre e permanece no topo da lista elaborada pela Sensor Tower em setembro de 2021.

Os resultados positivos da plataforma chinesa começaram em março de 2020 e persistiram até o mês passado, com abril e novembro de 2020 e janeiro de 2021 sendo as únicas vezes em que a rede não esteve na ponta — um total de 18 meses de domínio completo. Os números abaixos levam em conta as aplicações que não são games com mais transferências nas lojas oficiais.

O TikTok ganha dos concorrentes no total de downloads há meses(Imagem: Reprodução/Sensor Tower)

Os países com o maior número de instalações foram a China, com 16%, seguido pelos Estados Unidos com 12%. O único cenário em que o TikTok perde a liderança são os downloads exclusivos para o Google Play, no qual a dupla Facebook-Instagram ainda reinam.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Vale lembrar que aplicativos da Apple e os pré-instalados do Google são excluídos da pesquisa, que só considera as instalações exclusivas. As estimativas do Android não incluem lojas de terceiros, como a Amazon AppStore ou as lojas de sistemas personalizados, como a da MIUI e a Samsung Store.

Sucesso persistente

Este sucesso inesperado da rede social criou um paradigma no mundo digital: os vídeos curtos. Desde então, os concorrentes tentaram focar em soluções similares para abocanhar parte do público do TikTok, como o Reels no Instagram, o Shorts no YouTube ou o Spotlight no Snapchat.

Com a glória alcançada, o TikTok aumentou o tamanho máximo de vídeos para três minutos e passou a oferecer um recurso de transmissão ao vivo, o que colocou a plataforma entre as preferidas para lives sobre assuntos mais leves ou descontraídos. Além disso, foi da rede na qual surgiram grandes personalidades como Khaby Lame (@khaby.lame) e suas expressões faciais impagáveis e o comentarista espontâneo de comidas estranhas Edelson Ribeiro (@sobrevivente13).

Os downloads permanecem em alta e superam todos os demais aplicativos, com maior atração de pessoas, empresas e anunciantes. Pelo que tudo indica, o crescimento da plataforma é algo constante, sólido e sem previsão de fim.

Fonte: Sensor Tower  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.