Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tim Cook descarta RCS no iMessage e sugere compra de iPhones

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Setembro de 2022 às 17h34

Link copiado!

Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)

Novamente, a Apple negou interesse em adotar o protocolo RCS para o iMessage. O CEO da empresa, Tim Cook, diz que não vê demanda de usuários pela implementação da tecnologia para a troca de mensagens e que a solução para resolver o problema do “balão verde” seria dar, ao usuário de Android, um iPhone.

“Não ouço nossos usuários pedindo para dedicarmos energia nisso [na implementação do RCS] neste momento”, comentou Tim Cook durante o evento Code 2022 da Vox Media. Ao ter o argumento questionado por um dos ouvintes, que dizia que a própria mãe não conseguia ver seus vídeos por causa do padrão fechado do iMessage, o CEO reforçou que a solução para o problema seria “comprar um iPhone para ela”.

Continua após a publicidade

Sem o padrão RCS, a Apple alimenta uma divisão entre ecossistemas. Embora o iMessage seja um eficiente e popular mensageiro em certas regiões, o aplicativo separa usuários entre usuários de iPhone, identificados com balões azuis, e de Android, identificados com balões verdes. Essa diferença, embora pareça simples, gerou uma enorme polêmica no ano passado.

Ao enviar mensagens para usuários Android, donos de iPhones usam o tradicional SMS/MMS, um padrão limitado em várias frentes, com menor segurança, impossibilidade de enviar fotos e vídeos em alta resolução, falta de informações de visualização — características implementadas no protocolo RCS.

Sendo assim, é “desagradável” enviar mensagens de um iPhone para um celular Android — e isso causa problemas onde o iMessage tem grande popularidade. Nessas regiões, usuários relatam sofrer preconceito, não conseguir obter informações com agilidade e outros problemas — como uma “pressão social” para comprar um iPhone.

Apple aproveita o problema

Continua após a publicidade

Ao dizer que a solução para se livrar das restrições é comprar um iPhone, Tim Cook sugere que a Apple se aproveita do problema para vender mais celulares — postura esta que, conforme revelaram documentos, não é uma novidade. A discriminação entre usuários favorece a companhia e dá mais um motivo para que usuários sejam mantidos no seu ecossistema.

Cook pode até dizer que não ouve usuários pedindo pela adoção do RCS, mas a demanda existe. As várias restrições impostas pela comunicação entre diferentes sistemas operacionais certamente incomoda os consumidores, principalmente aqueles que participam de grupos com celulares de diferentes fabricantes.

Além disso, existe uma forte campanha para que a Apple implemente o protocolo mais recente no iMessage. São recorrentes as cutucadas do Google na concorrente e os comentários a favor da tecnologia.

Fonte: The Verge