Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple aprisiona usuários através de bullying com o iMessage, acusa Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Janeiro de 2022 às 16h12

Link copiado!

Imagem: cottonbro/Pexels
Imagem: cottonbro/Pexels
Tudo sobre Google

O Google acusou a Apple de discriminar usuários Android através do iMessage. Uma recente notícia veiculada pelo Wall Street Journal gerou uma polêmica: a diferença de cores de notificação para envios do Android e iOS no mensageiro da Apple estaria alimentando comportamentos negativos, como bullying, entre jovens e adolescentes.

A polêmica nasceu de reportagem recente que destaca a dominância do iMessage entre jovens nos Estados Unidos. Segundo o artigo, há certo receio sobre migrar para o Android temendo a reação negativa de amigos e medo de exclusão devido às funcionalidades de comunicação exclusivas dos iPhones, como o FaceTime (embora o serviço esteja disponível para Android via web atualmente).

A cor verde no iMessage

Continua após a publicidade

Embora a comunicação via internet no iMessage seja exclusiva do iPhone, usuários Apple podem conversar com donos de celulares Android via SMS ou MMS no mesmo app. Entretanto, toda conversa com alguém que usa o SO do Google é representada em balões verdes, enquanto papos entre iGadgets ficam em balões azuis.

A princípio, a diferença de cores serve para indicar que nem todos os recursos serão enviados de forma apropriada ao celular Android (e vice-versa).

Ao diferenciar mensagens de usuários Android no iMessage, a Apple não pretendia discriminar esse público, afirmou um ex-engenheiro da Apple Justin Santamaria — supostamente, isso nem fazia parte da pauta na época da implementação do recurso. Um dos envolvidos no desenvolvimento do recurso, Santamaria disse que a ideia era só facilitar a identificação de diferentes formatos de texto.

Continua após a publicidade

Problema é mais grave entre jovens

Entretanto, para os mais jovens, essa diferença de cores tomou outros contornos e passou a ser motivo de piada. Usuários Android não conseguem se comunicar direito com donos de iPhone devido à exclusividade das ferramentas de chat e, quando batem papo por SMS, por vezes são questionados sobre o uso da cor verde.

“No meu círculo na faculdade e no fim do ensino médio, a maioria das pessoas tem iPhone e utiliza majoritariamente os recursos exclusivos da Apple”, comentou a estudante Lowitz, entrevistada pelo WSJ. Ela, que largou o iPhone para experimentar o Android por um tempo, disse que uma das primeiras mensagens que recebeu depois da troca de celular foi “quem é o [balão] verde?”

Continua após a publicidade

A estudante chegou à conclusão de que a Apple teve sucesso ao criar um ambiente social que retém usuários, incluindo ela mesma. “Definitivamente havia algum tipo de pressão para voltar [para o ecossistema Apple]”, disse Lowitz.

O artigo do WSJ vai longe em relatos de usuários de diferentes idades sobre a experiência sobre ser ou interagir com “balões verdes” (apelido “carinhoso” dado aos usuários Android). A jovem de 24 anos Jocelyn Maher disse que sua irmã mais nova chegou a dizer que um pretendente era “nojento” porque enviava mensagens na cor verde.

Durante a pandemia, a interação entre balões verdes e azuis também virou meme nos Estados Unidos, e frase “Nunca namore um ‘balão verde’” até se tornou um jargão nas redes sociais por um certo período.

Continua após a publicidade

Pressão social favorece Apple, diz Google

“O aprisionamento do iMessage da Apple é uma estratégia conhecida. Usar a pressão de colegas e o bullying como forma de vender produtos é incoerente para uma empresa que tem humanidade e equidade como parte central de marketing. Os padrões [de mensagens e serviços] existem hoje para corrigir isso”, disse o vice-presidente sênior do Google, Hiroshi Lockheimer.

Reforçando a postura, o perfil oficial do Android no Twitter disse que “o iMessage não deveria ser beneficiar de bullying” e que já há uma solução para “unir as pessoas”: a adoção de padrões multiplataforma — no caso, seria o protocolo de comunicação RCS.

Continua após a publicidade

A adoção do novo padrão não só facilitaria a comunicação entre usuários Android e iOS como também possibilitaria a integração de funcionalidades. O protocolo RCS é compatível com indicadores de digitação, compartilhamento de mídia em alta qualidade, chamadas e videochamadas e, mais importante ainda, criptografia de ponta a ponta (no caso do Google).

iMessage é importante para a Apple

Apesar de não ser tão importante no Brasil — aqui o app de mensagens favorito é o WhatsApp — o iMessage é uma peça valiosa para a Apple nos Estados Unidos, onde é o mensageiro da Maçã é o terceiro app mais usado para chat, apontam dados do site Statista. A plataforma só perde para o Messenger e o Instagram.

Continua após a publicidade

Permitir que o iMessage seja disponibilizado de forma ampla para o Android significaria “remover um obstáculo para as famílias que têm iPhone darem a seus filhos telefones com Android”, disse o vice-presidente sênior de Software e Serviços de Internet da Apple, Craig Federigh, segundo uma peça judicial revelada na disputa com a Epic Games.

Portanto, dificilmente a Apple estaria aberta para negociar a exclusividade da infraestrutura do iMessage, restando apenas esperança para a adoção do RCS. A polêmica do mensageiro da Maçã é antiga e, aparentemente, está bem longe de acabar.

Fonte: Android Authority, WSJ