Publicidade

Google provoca Apple por falta de suporte às "novas mensagens de texto" no iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Junho de 2022 às 12h45

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google decidiu usar o perfil oficial do Android para dar uma cutucada na rival Apple pela falta de suporte ao padrão recente de mensagens de texto. Em um vídeo de tela preta, um texto bem-humorado aparece na tela sobre o ritmo da nova música de Drake Texts Go Green.

O perfil no Twitter colocou na legenda que a canção teria sido "recebida de maneira diferente", por isso a necessidade de um "vídeo explicativo com a letra não oficial". O material de 40 segundos diz que a música de Drake seria sobre o usuário do iPhone que tenta enviar uma mensagem de texto para quem não possui um aparelho igual.

Continua após a publicidade

A referência é uma brincadeira com o iMessage, que permite a troca de mensagens sem cobrança de taxa entre dispositivos da Apple apenas. Quando é feito o envio de mensagens entre um celular da Maçã e outro do sistema do Google, a mensagem muda da cor azul para a verde, um indicativo de que ali se usa a tecnologia de SMS/MMS.

Por essa diferença de cores foi criado o termo Green Bubbles (bolhas verdes, em português), o que é visto de modo pejorativo por fazer uma distinção entre usuários. Como a música de Drake fala de "textos verdes", o Google fez essa associação em tom jocoso, embora o conteúdo não tenha nada a ver com a rixa.

O Android brinca que a rival poderia colocar apenas uma "equipe de engenharia super talentosa" para resolver isso. Na verdade, o problema a ser corrigido pela Apple seria adotar o RCS como linguagem oficial, o que tornaria as mensagens compatíveis com várias plataformas.

Continua após a publicidade

Substituto do SMS

Não é de hoje que o Google pede que a Apple adote o RCS para integrar mensagens entre iOS e Android. A Maçã não parece interessada nisto, porque perderia a exclusividade do seu serviço de mensagens — apontado por analistas como uma das artimanhas para manter as pessoas "presas" no ecossistema da companhia.

Esse não é um problema tão evidente no Brasil, porque a proporção de usuários Android é muito maior que donos de iPhone. Prova disto é que o mensageiro mais usado por essas bandas é o WhatsApp, diferentemente dos Estados Unidos, em que as pessoas utilizam as mensagens do próprio celular.

Continua após a publicidade

Apontado como o sucessor das mensagens de SMS, o protocolo RCS se destaca por oferecer muito mais opções do que o mero envio de textos — e já conta com 500 milhões de usuários do aplicativo Mensagens. O padrão permite enviar mensagens com mais de 160 caracteres, documentos, áudios, vídeos, imagens, ver status de digitação e criação de grupos, de modo similar ao que os mensageiros populares fazem.

Por outro lado, o RCS é criticado por não ter criptografia de ponta a ponta nem suporte para troca de mensagens entre plataformas diferentes, como desktops ou notebooks. Essa falta de integração talvez seja um dos fatores que mais pese para a adoção integral do RCS como linguagem oficial dos "torpedos".

Fonte: Android Team