O que é RCS? | A evolução do torpedo SMS
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O Rich Communication Services (ou simplesmente “RCS”) é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia que veio para substituir o SMS. A tecnologia começou a crescer a partir de 2007, mas só em 2008 foi reconhecida pela GSM Association (GSMA), organização que representa os interesses de gigantes da telecomunicação móvel do mundo inteiro.
Diferente do SMS, o RCS é uma especificação bem mais robusta para a troca de informações entre aparelhos, mas funciona praticamente da mesma maneira. O padrão suporta:
- Envio de mensagens de áudio, vídeo em alta resolução, imagens, stickers, arquivos e GIFs;
- Suporte para mensagens com mais de 160 caracteres;
- Possibilita a criação de grupos;
- Comunicação usando internet Wi-Fi;
- Indicador de digitação, status de visualização e envio;
- Segurança por criptografia.
Tais vantagens tornam a experiência de comunicação por mensagem telefônica bem parecida com a de mensageiros modernos, como WhatsApp e Telegram. A diferença, porém, é que os envios podem acontecer mesmo quando o usuário não tiver conexão com a internet, usando os dados do celular ou vantagens do plano contratado.
Quais celulares suportam RCS?
Atualmente, praticamente todo celular Android suporta RCS para envio de mensagens — às vezes, porém, é necessário habilitar o recurso e ativá-lo remotamente com a operadora. No Sistema Operacional do Robô, o protocolo é guiado no padrão Jibe RCS, integrado ao app Mensagens (baixado de fábrica ou pela Play Store).
Em junho de 2024, a Apple anunciou o iOS 18 com suporte para o protocolo RCS, ou seja, agora tanto celulares com o sistema da Maçã quanto aqueles que usam o sistema do Google podem trocar mensagens sob esta tecnologia sem problema de compatibilidade.
Não é necessário que duas operadoras adotem a mesma tecnologia RCS para que a comunicação aconteça — e essa é uma das principais vantagens do protocolo. A troca de mensagens entre dispositivos é garantida, mas certas operadoras e aplicativos podem ter recursos que outros não têm.
O RCS já chegou ao Brasil?
Sim, o protocolo RCS já está em funcionamento no Brasil há anos. Operadoras como Vivo e Claro já aderiram ao padrão e permitem que seus consumidores se comuniquem por ele.