Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Mensagens adota nome RCS para reforçar evolução do SMS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Fevereiro de 2023 às 10h53

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google começou a focar esforços em apresentar o formato RCS, padrão mais moderno de mensagens estilo SMS, para o usuário. A companhia decidiu usar a nomenclatura oficial Rich Communication Services (RCS) em vários locais do aplicativo Mensagens no Android.

Antes, os desenvolvedores tinham adotado um termo mais genérico para o usuário: "Chat". O problema é a amplitude desse uso, que pode causar confusão (inclusive com o falecido Google Chat), além de não fazer menção ao formato moderno.

Agora, o Google decidiu usar a sigla para diferenciar uma conversa tradicional do formato de mensagens substituto do SMS/MMS. Na página de configurações do app Mensagens, por exemplo, passou-se a usar o "RCS chats" em vez de apenas o termo "Chat".

Continua após a publicidade

A nomenclatura também está sendo mostrada em alertas nas mensagens, como ocorre no WhatsApp e seu aviso sobre a criptografia de ponta a ponta. Quando alguém vai mandar um "torpedo" (se você tem mais de 30 anos vai entender o termo), a mensagem no topo da tela aparece como "RCS Chat com [NomeDaPessoa] — antes era apenas "Chat com [NomeDaPessoa].

RCS com criptografia de ponta a ponta

Aliás, o Google também reforça a importância da criptografia de ponta a ponta com o RCS. A funcionalidade é vendida como um dos diferenciais do formato, algo que a Apple não parece preocupada em implementar no iMessage.

Continua após a publicidade

Para os que ainda usam o velho SMS, o Google Mensagens vai sugerir a troca de tecnologia no momento da escrita. Uma opção indicará a mudança do padrão antigo pelas mensagens RCS, cabendo ao usuário decidir o que fazer.

Segundo o site 9to5Google, testadores da versão Beta do Google Mensagens começarão a receber a atualização a partir de hoje (22). A expansão será global e gradual, portanto é possível que mais pessoas tentem descobrir o que é RCS agora, afinal nem todos estão familiarizados com o conceito.

RCS para a Apple

Há algum tempo que a Gigante das Buscas tenta convencer outras empresas do mercado a adotar o formato RCS, considerado muito superior ao modelo de SMS e de textos. Embora a maioria tenha comprado a ideia, a companhia ainda enfrenta resistência da Apple, que usa um formato proprietário que seus usuários isolados no seu ecossistema.

Continua após a publicidade

No começo de janeiro, a empresa contratou um outdoor com um anúncio temático de Ano Novo do RCS no Harmon Corner, um dos principais shoppings de Las Vegas, nos Estados Unidos. A propaganda brinca com a "modernidade" do RCS, colocando o robozinho verde para enviar uma mensagem à Maçã pedindo ajuda com as falhas do protocolo antigo.

Para o Google, levar o RCS para o iOS e macOS seria uma forma de criar um serviço de comunicação integrado ao Android. Isso permitiria, por exemplo, o uso do iMessage para comunicação com o Mensagens, como ocorre com o WhatsApp e o Telegram. Hoje, até é possível enviar uma mensagem de um aplicativo para o outro, mas eles são remetidos como um SMS, portanto tem um custo operacional cobrado pelas empresas de telefonia e restrições de utilização.

Após anos de batalha para fortalecer o "novo SMS", o Google finalmente parece estar disposto a mudar a estratégia. Adicionar a marca RCS ao Google Mensagens é o primeiro passo para esclarecer seu usuário sobre a troca. O problema é que isso pode ter ocorrido tarde demais, quando o WhatsApp, o Telegram e o Facebook Messenger já fazem as mesmas funcionalidades — e com muito mais versatilidade.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google